PROPEQ – Como o planejamento estratégico ajudou a empresa a traçar suas metas

Tempo de leitura: 3 minutos

Sobre a empresa


 Localizada na Unicamp, a Propeq é uma empresa júnior e consultoria que fornece soluções em engenharia química, cujo seu propósito é catalisar mudanças na indústria hoje e no futuro.

Com mais de 25 anos de experiência no mercado, a empresa júnior oferece variadas soluções, como análise de processos químicos, pesquisa e desenvolvimento, desenvolvimento de processos para a produção de produtos e análise de viabilidade de melhoria em um processo. Além de, possuir grandes parcerias com, por exemplo, a Empower, Tigre e Abiquim.

O desafio – planejamento estratégico

Com o desejo de atingir resultados ainda maiores, a empresa júnior sentiu a necessidade de organizar e antecipar seus passos para o futuro. Portanto, era necessário elaborar uma estratégia para alcançar os resultados que almejam, de uma maneira clara e eficaz.

Com isso, a Lider Jr. se comprometeu, nesse sentido, a facilitar e auxiliar a empresa a se organizar através do Planejamento Estratégico. Consequentemente, o desafio foi renovar o seu MVV(Missão, Visão e Valores)  e elaborar planos de ação, para todos os movimentos que a empresa deveria fazer durante o próximo ano. E também, planejar com objetivos a curto e a longo prazo, de uma maneira em que após um trimestre, por exemplo, consiga-se perceber se está ou não no caminho certo.

Desse modo, após dois dias de construção presencial, na qual foi planejado o caminho da Propeq. A Lider Jr. entregou um relatório visual contendo os resultados do Planejamento Estratégico. Nesse relatório consta tudo o que foi construído presencialmente, para que a empresa não perca nenhuma informação e consiga mostrar aos futuros novos colaboradores.

Conhecimentos utilizados nesse projeto de planejamento estratégico:

  • Metodologia Must Win Battles – Se concentra em vencer batalhas, uma de cada vez. Para no fim poder vencer a guerra final, que é conseguir chegar a onde a empresa almeja. Todas as batalhas são baseadas em indicadores estratégicos e os indicadores em metas, para saber quando cada indicador será alcançado.
  • Indicadores Estratégicos – Métrica que acompanha os objetivos da empresa, seja de forma quantitativa ou qualitativa. Funciona como um termômetro, indicando o grau de sucesso que determina a ação da empresa, das equipes ou dos funcionários.
  • Metas SMART – Criação de metas realizáveis, atingíveis, mensuráveis, específicas e que contém prazos.

Impactos e resultados

Com a facilitação na construção e o material elaborado pela Líder Jr., a Propeq conseguiu definir a onde a empresa quer chegar e como será feito isso. Além de aumentar a motivação e a confiança de seus colaboradores, que entenderam como chegar onde desejam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.