Cronoanálise Industrial

Você conhece os tempos de produção da sua indústria? Se a resposta foi não, você precisa conhecer um pouco mais sobre a Cronoanálise Industrial. Além disso, aprender a importância da cronometragem dos processos da sua indústria!

A imagem contem vários relógios, esses representando o conceito da Cronoanálise
A Cronoanálise é o estudo dos tempos e movimentos em um processo produtivo

Para começar, o que é a Cronoanálise Industrial?

A princípio, a Cronoanálise é a cronometragem do tempo dos processos e operações da sua indústria. De forma a determinar o tempo padrão para cada processo. Bem como, auxiliar no planejamento e controle da produção.

Qual a importância da Cronoanálise?

A Cronoanálise Industrial serve como base para o aumento da produtividade em uma indústria. Ela fornece dados concretos e numéricos sobre os tempos de produção. Assim, realizar um planejamento operacional muito mais efetivo.
Venha conhecer alguns benefícios da Cronoanálise!

Conhecimento da capacidade produtiva

Sem a determinação de um tempo padrão de produção, não é possível determinar a capacidade produtiva da sua indústria. Ou seja, não é possível estimar a quantidade máxima de produtos que sua indústria consegue fabricar em um determinado período de tempo.

Com a Cronoanálise Industrial, será possível ter uma visão geral da produção. Bem como, a capacidade máxima que pode ser produzida pela sua empresa. Assim, planejar a produção com muito mais clareza e assertividade.

Identificação de gargalos

Da mesma forma, os processos que atrasam a produção serão facilmente reconhecidos. Já que apresentarão um tempo padrão acima da média esperada. 

Logo, será possível trabalhar em cima de processos que estão causando gargalos na produção. E assim, trabalhar para otimizar o tempo desses processos e acelerar a linha de produção como um todo. 

Dados para o planejamento da produção

Com os tempos de todos os processos e produtos, você terá dados para planejar. Assim também, controlar a produção da sua indústria. A partir do tempo de fabricação de cada produto.

Isso lhe permitirá uma visão e um controle muito melhor sobre a sua produção. Construindo uma base para o planejamento da sua produção.

A imagem contém uma mesa com um notebook, calculadora, papeis e caneta com uma pessoa apoiada nela, representando não literalmente o planejamento da Cronoanálise
Com a Cronoanálise, o planejamento da produção tem um embasamento muito melhor

Determinação do ritmo padrão de produção

Com a definição de um tempo padrão de produção. Será possível avaliar a produtividade da indústria como um todo. Averiguar se os tempos reais de produção estão condizendo com o tempo padrão definido na Cronoanálise.

Além disso, ainda é possível definir metas e métricas para os colaboradores. E assim analisar se a produtividade de cada funcionário está de acordo com o tempo padrão.

Previsibilidade de entrega ao cliente

Com a definição de todos os tempos relacionados à produção, você conseguirá dar uma previsão de entrega muito mais assertiva ao seu cliente. Já que terá controle total sobre todos os tempos dos processos. E assim, saberá com clareza em quanto tempo conseguirá entregar o pedido final ao cliente.

Aumento do lucro

A partir de otimizações visando reduzir o tempo de cada operação. Será possível aumentar a capacidade produtiva da sua indústria. Ou seja, produzir mais em menos tempo. O que consequentemente colabora para o aumento na produção e no seu lucro.

Como fazer uma Cronoanálise Industrial?

Venha conhecer também o passo a passo para realizar uma cronoanálise para a sua indústria!

Mapeamento de Processos

Antes que comece cronometragem, temos que definir e mapear todos os processos produtivos da sua indústria. Sendo assim, possível definir com clareza cada processo que será analisado na cronoanálise. E ainda obter uma visão geral de todo o processo produtivo. 

Esta imagem contém duas pessoas de pé dialogando à frente de uma lousa com um fluxograma. O que representa o Mapeamento de Processos, uma etapa da Cronoanálise.
O Mapeamento de Processos padroniza e define todo o fluxo da produção

Cronometragem da Produção

Após o mapeamento de processos, vamos iniciar a cronometragem da produção, de fato. Para cronometrar adequadamente, também é preciso definir a amostra necessária. Ela é determinada estatísticamente de acordo com a variância nos resultados obtidos.

Balanceamento da Produção

A próxima etapa da cronoanálise é a realização do balanceamento da produção. Para isso, vamos definir os tempos padrão para os processos e produtos analisados na cronoanálise. Esses com base na cronometragem anterior. 

Nessa etapa também vamos definir o takt time, que é o ritmo de produção necessário para atender a sua demanda. 

Com isso, será possível ter o conhecimento sobre o tempo ideal em que uma atividade deve ser realizada. Portanto, controlar a produção e o desempenho de cada funcionário de uma maneira mais eficiente.

Sugestões de Melhorias

Com todas as etapas executadas, será possível ter uma visão geral da produção. Além disso, do conhecimento estatístico sobre quais processos estão atrasando a produção.

Logo depois, é possível elaborar melhorias para a produção da fábrica. Como diminuir o tempo dos processos. Otimizar a produção. Por fim, aumentar o lucro da sua indústria!

Quer otimizar a produção da sua indústria? Não perca tempo. Marque uma conversa com os nossos especialistas. Venha entender como a cronoanálise pode te ajudar a reduzir tempos de produção. E também, aumentar o lucro da sua indústria. Ficamos felizes em poder te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.