Estilo de Liderança: qual o estilo para você?

estilo de liderança
Tempo de leitura: 3 minutos

O que é liderança?

A liderança é a arte de comandar as pessoas, a forma como você vai influenciar no comportamento, no pensamento e ainda direcionar essas pessoas para um objetivo. Ela pode surgir de modo natural, ou seja, uma pessoa que já tem competências e habilidades para ser um líder ou de modo formal, quando a pessoa é eleita pela organização para ser um líder. Qual o seu estilo de liderança?

Independente como surge, um bom líder faz com que um grupo de pessoas se torne uma equipe e alcance um objetivo. Alguns teóricos defendem que a liderança é um comportamento ou seja, você pode tanto exercitar quanto aperfeiçoar a sua liderança. Mas você sabia que existem diversos estilos de liderar? Antes de mais nada, que fique claro: NÃO EXISTE O MELHOR ESTILO. E sim, o melhor momento para você utilizar determinado estilo. Portanto, separamos para vocês 6 modos de liderar que fazem a diferença dentro de contextos distintos.

Quais os estilos de liderança?

Direcionador

Funciona quando a equipe já está motivada, e o líder precisa de resultados rápidos, que exijam alta performance e expertise. É um estilo que cobra bastante, que exige o máximo de desempenho. No entanto, este tipo de líder nem sempre consegue uma boa comunicação com a sua equipe, correndo o risco de cansá-los.

Autoritário

Funciona melhor quando a equipe precisa de uma nova visão porque as circunstâncias mudaram ou quando existe necessidade de orientação. Esse estilo é o famoso “Vem comigo”, “Faça dessa forma”. Essa conduta pode facilmente levar ao surgimento de conflitos dentro das equipes, bem como à desmotivação dos liderados. Entretanto, este estilo de liderança pode até vir a ser útil, sobretudo em momentos de crise extrema, quando atitudes firmes, diretas e rápidas precisam ser tomadas.

Afiliado

Esse estilo funciona melhor quando a equipe sofre um trauma e precisa reconstruir a confiança ou em momentos de estresse. Você coloca as pessoas em primeiro lugar! Este estilo de liderança também tem um impacto positivo quando aplicado constantemente, pois impacta em uma melhor comunicação e ambiente de segurança psicológica.

Treinador

Funciona melhor quando o líder quer desenvolver as forças individuais da equipe para sucesso no longo prazo. É a pessoa que vai ofertar novas experiências. Entretanto, quando você coloca muito foco em treinamentos, possa ser que sua equipe não tenha tanto tempo para isso. Além disso,  quando deparado com funcionários resistentes a esta abordagem, não funciona muito bem.

Coersivo

É utilizado quando existe uma crise ou aquisição/fusão na empresa. Você sente que sua equipe está perdida e precisa lidar com uma quantidade muito grande de informações diferentes. Esse é o estilo “Faça o que eu digo”. Cuidado! Por não ter critérios muito claros, tende a criticar sem avaliar, utiliza tom de voz alto em frente a todos, fazendo com que os colaboradores se sintam desrespeitados, criando um clima de medo.

Democrático

Funciona quando o líder precisa que a equipe tome posse de decisões ou quando os membros são qualificados. Esse estilo faz com que sua equipe tenha influência e é melhor aplicado quando o líder está inseguro e precisa da orientação de funcionários capazes. Contudo, este estilo não faz sentido quando os funcionários não são capacitados e informados e nem em tempos de crise, onde o consenso é um equívoco.

Carismático

Funciona quando o líder não  possui os melhores requisitos técnicos.Esse estilo acaba exercendo grande influência sob os colaboradores uma vez que o carisma costuma gerar um grande senso de fidelidade por parte dos liderados. É o tipo de liderança comum em governos de cunho populista, em que a figura do líder tem um peso maior que todo o resto.

Situacional

Saber administrar mudanças, crises, conflitos e situações adversas de uma forma geral não é uma habilidade fácil de se desenvolver. O líder com essa capacidade utiliza-se de diversas formas de liderar, adaptando-se de acordo com o perfil de cada profissional, avaliando aspectos como condições técnicas e inteligência emocional. Trata-se de um estilo de liderança verdadeiramente bem-vindo nas empresas uma vez que ensina seus colaboradores a desenvolverem a mesma postura, para que assim saibam lidar cada vez melhor com os desafios que surgem em suas carreiras.

Saiba como aumentar a produtividade do ambiente de trabalho com a Líder: COMO MELHORAR O AMBIENTE DE TRABALHO DA MINHA EMPRESA?

Qual estilo de liderança devo escolher?

Qual o melhor deles? Todos! Depende de cada momento e como as situações são apresentadas. Como líder, você tem que possuir a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados mas para um resultado positivo, esteja presente em sua empresa, seu negócio e dependendo de cada situação se pergunte qual estilo de liderança você deve assumir. Vale lembrar, que de início pode parecer difícil saber qual personalidade assumir mas é apenas uma questão de treino!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.