Importância do Plano de Marketing para Indústria

É fato que, muitas indústrias possuem um potencial muito grande de produção e de vendas. Porém, acabam encontrando uma grande dificuldade no desempenho desse potencial por não conseguir atingir seu público alvo ideal. Ou também, tendo até grande dificuldade em entender os pontos fortes de seu empreendimento. Como explorar as oportunidades existentes dentro do segmento? Assim, é essencial aprender sobre o Plano de Marketing para uma Indústria.

A imagem mostra uma pessoa mexendo em um tablet pesquisando imagens. Sendo assim, é algo figurativo para a matéria sobre Plano de Marketing Industrial

O que é um Plano de Marketing?

O Plano de Marketing é um serviço que busca ajudar um empreendimento a se conectar com os clientes corretos. Através de análises e pesquisas de mercado, o marketing é adaptado para se comunicar da melhor forma com seus futuros clientes. Assim como, estudar a concorrência. E também, o mercado para que o empreendimento consiga se destacar em meio aos concorrentes.

O Plano de Marketing da Líder Jr. gira em torno de três etapas principais:

  1. Aplicação de questionários para concorrentes e público-alvo.
  2. Análise SWOT da empresa.
  3. Mix de Marketing que levará ao desenvolvimento das estratégias de marketing.

Por isso, se torna uma grande oportunidade para o desenvolvimento dos mais diversos empreendimentos. Para saber mais é só agendar um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores

Mas como o marketing para a indústria pode garantir melhores resultados?

1. Matriz SWOT

A princípio, a Matriz SWOT é uma ferramenta amplamente utilizada na gestão organizacional de indústrias. Ela visa organizar, de maneira estratégica as:

  • Forças.
  • Fraquezas.
  • Oportunidades.
  • Ameaças.

Essas existentes dentro e fora do ambiente de trabalho. 

Muitas indústrias aproveitam dessa ferramenta para os mais diversos propósitos. Por exemplo, o cruzamento de dados permite saber quais forças serão utilizadas para explorar as oportunidades do setor. E também, até quais ameaças podem ser combatidas pelas forças.

Assim, é imprescritível que todos os estabelecimentos tenham uma matriz SWOT bem organizada para qualquer tomada de decisão. Ela demonstra um autoconhecimento muito grande daqueles que possuem cargos superiores. Porque eles já adquiriram um amplo conhecimento do cenário em que está sendo vivido enquanto montavam essa matriz. 

2. Pesquisa de Mercado

Dentro do Plano de Marketing para indústria, existe a etapa de Pesquisa de Mercado. A princípio, ela consiste em um mapeamento dos principais concorrentes e público-alvo da sua indústria. Essa etapa permite a compreensão das estratégias utilizadas pelos seus concorrentes. Em seguida, sua indústria consegue se beneficiar das melhores estratégias no mercado. E também, entenda exatamente o público alvo que deve atingir.

Após entender qual o público-alvo ideal da sua indústria, é necessário entender o comportamento desse público. Além disso, entender quais as principais plataformas utilizadas por eles. Em seguida, serão elaborados uma série de planos de ação. Esses irão atingir o grupo de pessoas desejado. Os planos podem ser: começar a utilizar redes sociais como: LinkedIn, Instagram, Facebook etc. Ou também, criar um site para divulgar mais o serviço prestado.

3. Mix de Marketing

Essa etapa representa os principais pilares básicos que envolvem estratégias de Marketing. Assim, o equilíbrio entre os “4Ps” tende a influenciar e conquistar o público-alvo.

– Produto:

Define-se quais os atributos e características do produto ou serviço oferecido. Tal descrição tem como intenção entender as vantagens e desvantagens do que a indústria vende. Em seguida, trabalhar em cima das mesmas identificadas. Ademais, é também observado aqui o ciclo de vida do produto/serviço. Quando identificando o comportamento do mesmo no mercado fica mais fácil entender qual o seu momento. Sendo assim, quais a melhores estratégias para o futuro.

– Preço:

É estudado a comparação entre o preço atual da empresa com o dos concorrentes. Juntamente com a disposição a pagar do público alvo.  Ainda mais, é observado se o preço está altamente ligado apenas ao produto. Ou também a percepção da marca pelo seu respectivo público.

– Praça:

Nesta etapa, acontece um estudo de como o cliente chega até seu estabelecimento, aos seus produtos e serviços. Refere-se aos pontos de contato do público alvo. Depois, avaliam-se quais os melhores e mais efetivos canais de distribuição. Toda esta tarefa tem como objetivo definir onde e como a sua empresa deve estar acessível para os consumidores.

– Promoção:

Nesta etapa, serão compilados todos os resultados das análises anteriores para identificar qual a melhor estratégia de marketing para apresentar, informar e convencer os clientes a adquirir o produto/serviço da sua empresa. O intuito é promover a marca, transformar sua empresa em uma possível solução para necessidades e desejos de um cliente

Diversas indústrias já utilizaram desse serviço de Marketing Estratégico para se promover e se solidificar perante aos concorrentes. Assim, elas conseguem desenvolver um autoconhecimento considerável por meio da Matriz SWOT. Além disso, permitiu a eles entender totalmente quais são os seus principais concorrentes em suas respectivas regiões. Somando a suas estratégias utilizadas por meio da Pesquisa de Mercado. 

Ainda mais, aqueles que se beneficiaram do marketing para a indústria também conseguiram traçar o seu público-alvo ideal. Nesse sentido, eles entendem como se comportam, quais suas percepções sobre a marca, quais os meios de comunicação mais utilizados por eles. Além disso, entendem como é possível se beneficiar desses dados traçados com a criação de planos de ação capazes de maximizar seus resultados.

Portanto, essas são apenas algumas das muitas vantagens oferecidas pelo Plano de Marketing para indústria oferecido pela Líder Jr. Nossos consultores estão sempre muito abertos a ajudar o setor industrial a se desenvolver cada vez mais e se destacar no meio de muitos outros. Por isso, se você tem uma indústria, agende já seu diagnóstico gratuito conosco e se beneficie dessas vantagens que podemos oferecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.