Layout Industrial: tudo o que você precisa saber

Descubra mais sobre o que é um layout industrial, o porquê você precisa dele na sua empresa, seus tipos, e quais as melhorias que ele traz para seu negócio.

Tempo de leitura: 7 minutos

Se você está em dúvida sobre o que é um layout industrial, quais são os seus tipos e o porquê você precisa investir nesse serviço para seu negócio, essa matéria certamente irá te guiar até o resultado que você busca.

homem utilizando um notebook
O que é layout industrial?

Acredito que você já tenha ouvido falar muitas vezes sobre layout industrial, mas você sabe de fato o que esse termo significa?

O layout industrial nada mais é do que o arranjo físico dos maquinários, mão de obra e equipamentos necessários dentro um local de trabalho, fazendo com que a demanda final da indústria seja atendida com mais eficiência.

A organização e disposição dessas máquinas necessitam de cuidados no planejamento para que os materiais se desloquem em fluxo contínuo.

A distribuição dos equipamentos necessita obedecer uma sequência lógica de produção, tendo como intuito a redução do transporte dos materiais dentro da fábrica e evitando o cruzamento do fluxo de materiais e possíveis obstáculos no trajeto.

O desenvolvimento de um arranjo de layout para sua indústria irá garantir a diminuição do tempo de seus processos, que suas operações tenham um maior controle e que os trabalhadores correm menos riscos no ambiente de trabalho.

Se você quer saber um pouco mais sobre nosso serviço de rearranjo de layout basta acessar esse link: https://liderjr.com/solucoes-rearranjo-de-layout/

Por que você precisa de um layout industrial?

Assim como citado anteriormente, o layout, quando aplicado de forma correta e eficiente, resulta em um aumento da produtividade e do rendimento do seu negócio, acarretando na redução dos custos sem refletir no valor do produto, levando a um aumento na lucratividade do negócio e maior competitividade no mercado.

Isso se deve ao olhar estratégico e analítico que se é feito para os homens e as máquinas dentro de um local de trabalho, fazendo com que seu posicionamento na indústria minimize ao máximo os seus deslocamentos, o manuseio de materiais e a distâncias entre eles.

Tipos de layout industrial

Como dito anteriormente, para alcançar os resultados e a eficiência esperada, é preciso que a estruturação do layout seja muito bem planejada e implementada, o que demanda um bom conhecimento sobre a área e sobre as principais situações e dinâmicas profissionais em que ele deverá ser aplicado.

Sendo assim, logo abaixo abordaremos os principais tipos de layout industrial e em quais área e realidades eles encaixam .

Layout linear

Este modelo de layout recomenda-se para sistemas produtivos em massa, ou seja, sistemas produtivos que trabalham com uma larga escala e com uma baixa variedade de em uma linha de produção.

Ele é caracterizado por uma produção linear onde os maquinários são dispostos lado a lado, formando assim uma cadeia produtiva por etapa até que se chegue ao produto final. Um grande exemplo de aplicação desse layout é nas fábricas de carros, onde o produto vai sendo transportado em uma esteira, passando por várias etapas e maquinários, até que o veículo seja montado por completo.

A desvantagem que esse modelo de layout apresenta é a dificuldade de realizar adaptações e manutenções sem interrupção da produção, pois é um sistema fixo, ou seja, uma etapa depende da outra. Um ponto com a produção cessada, prejudica todas as demais etapas.

Já as suas vantagens são baixos custos unitários, uma vez que são altos volumes de produção, uma pequena quantidade de estoques de produtos em processamento, por conta da alta produção e despacho e uma movimentação mais adequada de materiais, já que seguem linearmente através da fábrica.

Layout funcional

Este modelo de layout recomenda-se para sistemas produtivos que trabalham com produção de lotes, ou seja, sistemas produtivos com um método de fabricação em que os produtos são fabricados por grupos ou quantidades específicas dentro de um período de tempo.

Sua principal característica é a separação dos produtos ou maquinários por setores ou funções específicas, por exemplo, se um produto necessita passar por um processo de aparafusamento, encaminha-o para um setor exclusivo onde todo o maquinário para esse fim está alocado. Outro exemplo muito conhecido também desse layout são os mercados, onde os produtos ficam alocados em setores específicos.

Suas vantagens podem ser alta flexibilidade de mix e produto, serviços bem definidos, visto que há menor quantidade de funções e uma fácil supervisão de equipamentos e instalações, uma vez que setores com funções similares se encontram próximos uns dos outros.

Layout celular

Este modelo de layout recomenda-se para sistemas produtivos híbridos entre linear e funcional, ou seja, que ao mesmo tempo que há divisão por setores, também segue uma lógica de produção com o objetivo de diminuir o tempo de atravessamento de um produto na linha de produção ou montagem.

Ele apresenta como vantagens o equilíbrio entre custo e flexibilidade para operações com alta variedade, o trabalho em grupo, otimizando o tempo de processamento, uma vez que os funcionários juntos se auxiliam, uma pequena movimentação do produto e uma maior facilidade no planejamento e controle da produção, já que os recursos de transformação estarão próximos uns dos outros.

Layout posicional

Este modelo de layout, também conhecido como layout fixo, recomenda-se o para sistemas produtivos por projeto, ou seja, sistemas produtivos que trabalham com um produto grande, de difícil movimentação, como por exemplo um avião ou um navio.

Como o próprio nome já sugere, esse sistema é caracterizado por manter os materiais em posição fixa e os trabalhadores se movimentando ao longo da fábrica.

Suas principais vantagens apresentadas são uma pouca movimentação do produto, já que há sua fixação, uma maior facilidade no planejamento e controle da produção e uma melhor supervisão de equipamentos e instalações facilitada, uma vez que os processos estarão sendo feitos ao redor da peça.

Se quiser saber mais sobre um case de sucesso de arranjo de layout realizado pela Líder Jr é só acessar esse link: https://liderjr.com/blog/leal-dutra/

Fique por dentro também dos nossos outros serviços que oferecemos aqui na Líder: https://liderjr.com/solucoes/

mulher analisando layout no computador
Melhorias que o layout industrial traz para seu negócio

Então, acredito que com as informações que você acabou de ler nos parágrafos acima, agora você já entende melhor sobre o que é um layout industrial e quais são os seus tipos. Mas e então? Quais são realmente as vantagens que a implementação de um layout vai gerar para seu negócio?

Bom, já demos alguns adiantamentos sobre essas questões nos tópicos acimas, mas a seguir vamos trazer mais objetivamente quais são os principais motivos pelos quais você deve implementar esse serviço na sua empresa.

Como forma resumida e direta, temos então os cinco principais benefícios que você terá, sendo eles: uma melhor disposição dos utensílios e recursos aos usuários, um aumento na segurança no trabalho dos funcionários, a otimização do fluxo de matérias e pessoas, os produtos posicionados de forma mais visual e atrativa aos clientes e, por fim, ter um modelo de fábrica menos custoso, e, portanto, mais replicável.

Se quiser ler mais sobre os benefícios do layout industrial para sua empresa, acesse o link a seguir: https://liderjr.com/blog/rearranjo-de-layout/

E se você gostou desse artigo e quiser acessar todas as nossas matérias e conhecer melhor sobre a Empresa Júnior e nossos serviços de consultoria acesse nosso site e fique por dentro de todas as informações: https://liderjr.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *