Magalu

Sumário

Qual o diferencial da Magalu e sua assistente virtual?

A princípio, sabemos que atualmente a presença das redes sociais é indispensável na vida de todas as pessoas. Ciente e se aproveitando desse fator, por meio do Marketing Virtual, Magalu foi a empresa que trouxe uma forma inovadora de apresentação para o público. Assim, se tornou uma das 5 maiores varejistas do país.

Em pouco tempo, a empresa conquistou lojas em 17 estados do país, cerca de 18 milhões de clientes colaborativos e mais de 25 mil colaboradores, elegendo-se a melhor empresa da bolsa. Porém, como isso aconteceu e qual o diferencial que virou essa chave?

Primordialmente, surgem muitas dúvidas sobre como o Plano de Marketing virtual da Magalu lhe proporcionou ser a primeira varejista brasileira a atingir mais de 1 milhão de seguidores no YouTube. Do mesmo modo, a Magalu conta com mais de 5 milhões de seguidores no Instagram e impressionantes 14 milhões no Facebook.

Seja como for, primeiramente precisamos entender um pouco por trás do passado da pioneira do varejo no Brasil:

Qual a história da Magalu?

A história da Magazine Luiza se iniciou em 1957, com a empresária Luiza Trajano, fundadora da empresa. Porém, somente em 2018 a empresa entrou de cabeça no mundo digital. Rafael Montalvão, gerente de marketing de e-commerce do Magazine Luiza, explica mais acerca da grande virada de chave. Assim, ele menciona que ela ocorreu quando a Magalu passou de “empresa tradicional com canal digital” para uma “plataforma virtual com pontos físicos e calor humano”.

Sabendo disso, o fator que mais alavancou o crescimento da marca foi a criação da Lu, assistente virtual da empresa.

Através dela, várias estratégias foram adotadas para o maior engajamento do público para com a empresa, sempre visando um alcance direcionado e certeiro. Portanto, para entender melhor a utilização dessas estratégias e se inspirar no marketing virtual da Magalu, acompanhe-as em tópicos:

Storytelling: conte uma história que envolva seus seguidores!

A princípio, em suas propagandas e divulgações, a assistente virtual da empresa sempre vivencia uma situação prévia. Essa situação serve para dar contexto ao produto que deseja vender ou atenção que deseja buscar. Dessa forma, o público se sente mais à vontade e mais próximo da empresa por haver uma relação mais humanizada, mesmo que seja com um personagem virtual, entre ele e a Magalu.

Assim, há a criação de uma certa empatia entre os leads e a empresa e, consequentemente, aumentando a taxa de vendas e de sucesso na captação de novos públicos. 

Abuse de ferramentas do seu segmento:  

Adiante, uma das principais ferramentas utilizadas atualmente nas plataformas digitais é a presença de influencers para divulgar conteúdos e vender produtos. Sabendo disso, a grande sacada da Magalu foi a criação de sua própria influencer virtual para atingir seus principais objetivos.

Em adição a esse fato, a presença da Lu se dá em diversas redes sociais, aumentando a chance de atingir públicos das mais variadas idades e nichos. Da mesma forma, essa facilidade para se divulgar materiais e a amplitude das redes se torna uma ferramenta muito importante, versátil e poderosa através de um planejamento de qualidade. Aprenda mais sobre Planejamento Estratégico clicando aqui ou lendo mais a respeito em nosso destaque de Serviços no Instagram

Vulnerabilidade e posicionamento da marca são essenciais:

Pedro Alvim é gerente de Marketing da empresa Magalu, não somente o virtual. Segundo ele, “durante uma história, as pessoas admiram o personagem mais pelas tentativas do que pelo sucesso. Se envolvem com a história e se espelham nela”.

Sabendo disso, no caso da Lu, várias situações nos colocam no lugar do personagem para que possamos nos aprofundar numa relação empática. Assim, sentimos o que ela está sentindo, criando assim um vínculo quase de afeto entre você e o influencer.

Quais exemplos de vulnerabilidade da Lu podemos citar?

Para exemplificar, primeiramente, há a situação da Copa do Mundo. Nela, quando o Brasil foi eliminado da competição, apresentou-se a figura virtual da Lu chorando e se emocionando. Isso gerou uma imensa quantidade de comentários de apoio e identificação com o sentimento dela em relação ao acontecimento. 

 Em adição a isso, temos outro exemplo, dessa vez a respeito do posicionamento da marca. A Magalu, de forma virtual, divulgou a imagem da personagem feminina apoiando a Copa do Mundo. Isso mostrar-a apoiadora na causa da igualdade de gênero. Isso foi importante, visto que, no mundo digital e contemporâneo, não há espaço para dúvidas ou falta de posicionamento sobre inclusão. Assim, o público cobra tais opiniões para saber se as marcas compactuam ou não com seus pensamentos, e é promovido, não diretamente, Marketing.

Entenda seu público e suas necessidades:

Não é segredo para nenhuma empresa que conhecer seu público alvo se faz extremamente necessário para uma maior captação de clientes e número de vendas. Para aprender mais sobre número de vendas e previsões de demanda, leia mais em: Previsão de Demanda. Sabendo disso, a Magalu direciona seu marketing específico para cada nicho de público em cada rede social, de forma virtual.

 Um exemplo disso se faz presente nas suas propagandas no YouTube. Após análises foi percebido que a maior parte do público que consumia conteúdo na plataforma era composta em sua maioria por jovens que apreciavam o mundo dos videogames.  

 Dessa maneira, os anúncios da marca na rede passaram a focar na influencer e assistente jogando jogos online e consumindo produtos do nicho da computação. Apresentou, também dicas de jogos, como o Fortnite. Assim, incentivou a compra de novos e melhores equipamentos para uma melhor performance e qualidade durante as experiências.

Interaja sempre com assuntos atuais:

Como já citado, durante a Copa do Mundo, foi divulgada uma imagem da Lu em prantos pela eliminação do Brasil na competição. A atualização dos assuntos mais falados se mostra extremamente importante para o constante vínculo entre empresa e cliente.

Sabendo disso, a Magazine Luiza sempre está por dentro dos trending topics e assuntos do momento mostrados no Twitter. Um exemplo dessa constante atualização se deu quando uma imagem da Lu sentada no trono de ferro, símbolo emblemático da série “Game of Thrones”. Isso ocorreu durante os anúncios de novos episódios de sua série spin-off, “House of the Dragon”.

A presença de memes e conteúdos desse tipo, mais relacionados ao ambiente virtual e sobre os assuntos mais comentados, impulsiona a marca. Consequentemente, faz com que ela sempre esteja em alta por conta dos assuntos estarem em destaque naquele momento.

Foque no marketing de conteúdo:

Por fim, a criação de conteúdo se mostra extremamente crucial para um engajamento do público destinado. Como citado anteriormente, a estratégia da Magazine Luíza de produção de conteúdos na área de videogames, como suas dicas, são a principal forma de captação de clientes nesse nicho. 

Sendo assim, a criação de conteúdos voltados para seu público alvo é uma tarefa indispensável na captação do público, além de aproximar o cliente de sua empresa e agregar valor ao seu produto.

 Assim, podemos concluir que um marketing bem estruturado é um dos fatores chave para uma empresa de sucesso. A Magazine Luiza não só é um exemplo disso, mas também uma inspiração para outras empresas que buscam o crescimento em seus ramos, sejam eles quais forem.

 Tendo esse conhecimento, como a Líder Jr. aplica o Plano de Marketing nos seus serviços, levando em consideração os exemplos da Magalu? Para entender a aplicação desse conjunto de estratégias, primeiramente precisamos aprender sobre sua importância.

Qual a importância do Plano de Marketing?

 O Plano de Marketing é uma etapa crucial para as empresas, tanto as novas no mercado quanto as empresas que gostariam de expandir seu negócio. De acordo com isso, a Líder Jr aplica uma estratégia de plano de Marketing pautada nos princípios dos 7 P ‘s (Produto, Preço, Praça, Promoção, Pessoas, Percepção e Processos), criado por Jerome McCarthy. Leia também: 4 estratégias de Marketing para alavancar seu negócio.

Produto se refere ao seu produto ofertado, enquanto Preço é referente ao valor do mesmo. Seguindo essa linha de raciocínio, Praça se refere ao local de venda de seu produto e Promoção é relacionada com a sua publicidade. Por fim, Pessoas é o público que vende seu produto (sua equipe), Percepção é a habilidade de conquistar novos clientes e fidelizar antigos e, enfim, Processos são as atividades realizadas para seu produto.

Em suma, esses princípios buscam entender, atender e compreender o público para qual o conteúdo é destinado e, além disso, buscar a melhor estratégia para que a empresa apresente sucesso em seu futuro.

Para aplicar esses conhecimentos por meio de profissionais especializados, agende um diagnóstico gratuito com nossos consultores! Assim, garanta técnicas personalizadas e utilize estratégias similares às da Magalu para alavancar seu empreendimento. 

Inicie seu projeto personalizado com a Líder Jr.
Agende um diagnóstico gratuito.

Veja mais