Pesquisa de mercado: como aplicar em 7 passos?

Como aplicar uma pesquisa de mercado?
Como aplicar uma pesquisa de mercado?
Tempo de leitura: 3 minutos

A pesquisa de mercado originou-se e se desenvolveu nos Estados Unidos da América (EUA) a partir de 1910 obtendo destaque nas décadas de 50 e 60 sendo até hoje o país que mais investe em pesquisas. Mas o que é uma pesquisa de mercado?

Ademais, a pesquisa de mercado nada mais é do que a coleta de informações a fim de identificar oportunidades e problemas inerentes à área de atuação da empresa e/ou os seus produtos/serviços.

Mas por que é importante realizar?

Eventualmente, empreendedores costumam cometer erros em comum ao montar um negócio, e o principal deles é a falta de informações sobre o ambiente externo.

Leia mais em Prejuízos de não possuir um bom Plano de Negócios em um Investimento!

Então, perceba que de nada adianta lançar um novo negócio se não tiver demanda para o produto ou serviço, oferecer de forma errônea.

Além disso, tenha em mente que a concorrência é árdua e às vezes desleal, podendo vir de qualquer lado, com produtos substitutos e similares ao seu.

Fique de olho nas oportunidades para pesquisa de mercado
Fique de olho nas oportunidades

A busca por obter informações sobre o mercado, produz diversos benefícios como:

  • Ajuda na tomada de decisões: essa estratégia proporciona dados concretos que dão uma direção mais segura para a resolução dos problemas.
  • Gera leads qualificados: uma pesquisa é considerada um material muito rico. Ou seja, quem realmente está procurando por uma solução mais aprofundada irá acessar sua pesquisa;
  • Ajuda a resolver pontos falhos: o seu time pode descobrir quais são os pontos falhos da sua estratégia mais rapidamente e solucioná-los;
  • Aumenta a sua autoridade: uma pesquisa da sua empresa mostra para o cliente que você é preocupado com o impacto do seu mercado e está buscando se manter atualizado. Além disso, os dados ajudam os seus conteúdos a se tornarem mais relevantes, porque dão mais credibilidade àquilo que você está dizendo;
  • Verifica as necessidades do mercado: se você fizer as perguntas certas poderá descobrir muitas oportunidades que podem ser exploradas;
  • Ajuda no crescimento do seu blog: um blog tem mais chances de receber links externos por meio de pesquisas, pois as suas estatísticas são exclusivas. Assim, cada vez que a sua pesquisa for citada, é grande a possibilidade de linkarem para o seu site ou blog. Portanto, um dos maiores objetivos de utilizar esta estratégia é que ela te ajuda a vender.

Quer realizar uma pesquisa de mercado e conhecer melhor seu mercado?

Os 7 passos para uma pesquisa de mercado eficaz

1. Defina o objetivo da pesquisa

Primeiramente, o que você quer descobrir ao realizar sua pesquisa de mercado?

Dessa forma, tenha metas e procure definir objetivos que sejam reais e mensuráveis para sua pesquisa.

Por exemplo, os objetivos para um plano de saúde para animais de estimação:

  • 1 – Descobrir se já existe plano de saúde para animais de estimação;
  • 2 – Saber quanto as pessoas gastam com a saúde de seus animais;
  • 3 – Entender o perfil que possuem animais de estimação.
Objetivo
Tenha um objetivo claro

2. Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa

Isto é, são os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? Acima de tudo, tenha em mente que público é definido com base no objetivo da pesquisa.

3. Forma de coleta de dados

Então, neste momento deverá estabelecer a forma que obterá os dados, podendo ser secundária ou primária.

  • Dados Primários: são dados que não estão disponíveis, é preciso coletá-los. Como exemplo pode ser citada a entrevista/enquete/questionário nas ruas, por telefone ou até mesmo pela internet.
  • Dados Secundários: os dados secundários são aqueles que podem ser reunidos ou no sistema interno da empresa ou em fontes externas de fácil acesso, como é o caso do IBGE (ótimo), PNAD, IPEA, entre outros órgãos com informações crédulas.

4. Defina o tamanho da amostra da pesquisa

Quão grande será a população? O tamanho da amostra será proporcional a ela, desse modo, o ideal é conseguir estipular quem será o público-alvo, até mesmo para diminuir a quantidade de pessoas que serão alvos da pesquisa de mercado;

5. Elabore o questionário

Assim, um erro comum ao se realizar uma pesquisa de mercado é iniciar pela idealização do questionário, isso muitas vezes causa uma pesquisa com muitas perguntas sem foco, portanto, gera retrabalho ao ter que repensar as perguntas do questionário.

Dessa forma, para criar perguntas realmente eficientes siga as dicas abaixo:

  • Seja objetivo e claro;
  • Ofereça apenas opções relevantes para a pesquisa de mercado;
  • Limite as perguntas a um passado próximo;
  • Faça perguntas pessoais no final do questionário;
  • Forneça instruções antes de iniciar o questionário;
  • Evite questionários longos;
  • Para ter uma resposta mais fiel e concreta, atribua numeração/notas (1 a 10);
  • Perguntas que captam o interesse devem ser realizadas primeiro;
  • Foque sempre as perguntas nas informações que você decidiu serem relevantes;

Entretanto, dificilmente conseguirá desenvolver um questionário “perfeito” já nas primeiras entrevistas, por isso, é importante que se faça um pré-teste. Assim, use o questionário como teste e aborde algumas pessoas para adaptá-lo.

Questionário
Um questionário adequado é essencial

6. Aplique o questionário

Então, chegou o momento de colocar sua pesquisa de mercado em prática, porém, existem mais alguns aspectos que devem ser levados em consideração.

Nesse sentido, leve em consideração pontos como:

  • A forma de abordar as pessoas;
  • Horário e data mais propícia;
  • Locais que se encontram;
  • Forma de obter um maior número de pessoas dispostas a contribuir;
  • Qual serão as orientações para que o entrevistado consiga responder corretamente o questionário.

Ademais, uma dica é apresente-o ao público-alvo da pesquisa, buscando ser isento, isso vai evitar que a pesquisa seja tendenciosa e pode gerar, até mesmo, uma taxa maior de respostas.

7. Analise os dados e gere um relatório final

Primeiramente, deve-se para analisar os dados e obter insights é olhar os resultados gerais. Mas, antes é muito importante que você relembre os objetivos da pesquisa e quais as hipóteses você tinha antes de receber os resultados.

Então, agora sim observe os dados gerais e anote todos os números que te chamarem a atenção. Além disso, se você está analisando uma pesquisa de satisfação, por exemplo, procure os melhores e os piores resultados. Ademais, se for uma pesquisa de hábitos de consumo, procure os hábitos mais utilizados e os menos utilizados.

No entanto, quando algo der muito diferente do que você estava esperando, procure encontrar resposta.

Assim, na maioria dos casos, você precisará preparar uma apresentação com os resultados. Seja para seu chefe ou diretores, para o seu time ou para seu cliente, como colocaram você no controle dos dados é normal que precise compartilhar os dados obtidos com mais pessoas.

Conheça outras estratégias para se posicionar bem no mercado, leia mais em O que é Marketing Estratégico? Aprenda passo-a-passo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.