Plano de Negócios: entenda a importância para sua empresa

tempo de leitura: 7 minutos

Tem dificuldade em enxergar os riscos para o seu empreendimento? Sabe identificar quais são os pontos fortes e fracos dele? Ou então quer conhecer qual o nicho de mercado da sua empresa e entender seus concorrentes para superá-los? Entenda como o Plano de Negócios pode te ajudar nisso!

Menina com lâmpada demonstrando ideia de Plano de Negócios.

o que é o Plano de Negócios?

O  Plano  de  Negócios  é  a  solução  que  colabora  para  a estruturação e expansão de negócios. Com base em uma ideia inicial, ele descreve qual o caminho deve ser seguido para que tal objetivo seja alcançado, analisando se essa ideia é viável ou não, assim reduzindo os possíveis riscos e incertezas do empreendedor.

Assim, o  Plano  de  Negócios analisa critérios financeiros, pesquisa o público alvo ideal, realiza estratégias de Marketing e estrutura o plano operacional do negócio.

Com  essa  visão  panorâmica  do  Plano  de  Negócios,  é  possível determinar  todos  os  processos  internos,  inclusive  com  um organograma  para  definir  a  quantidade  de  funcionários necessários.  Ademais,  todos  os  custos  fixos  internos  conseguem ser  definidos, evitando  gastos  desnecessários,  ou  até  mesmo desconhecidos.

Qual é a importância do Plano de Negócios para o seu empreendimento?

A importância de um plano de negócios está diretamente ligada às tomadas de decisões do empreendedor. Ou seja, com ele, você conhece melhor o público-alvo da empresa, seus concorrentes, os custos fixos mensais, a persona da empresa e diversos outros fatores cruciais para o sucesso de seu sonho.

Segundo a pesquisa “Causa Mortis”, realizada pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), um dos principais motivos que levam as empresas a fecharem nos primeiros anos de existência é a falta de planejamento prévio. Além disso, é possível notar que 55% dessas empresas não elaboraram um plano de negócios.

Quais os benefícios?

Ao criar e manter atualizado o Plano de Negócios, você tem a chance de conseguir empréstimos em linhas de créditos empresariais, de maneira menos burocrática, e também a chance de atrair potenciais investidores para o negócio. 

Tudo isso porque, ao planejar e elaborar, essa ferramenta demonstra total organização financeira e uma dimensão futura do que se espera para o empreendedorismo, assim facilitando a aquisição de financiamentos.

Como montar um Plano de Negócio para a sua empresa?

Pessoas trabalhando em discussão ao redor de um gráfico sobre a evolução de um Plano de Negócios.

Agora que você já sabe o que é, e qual a importância de um Plano de Negócios, entenda quais são os passos que fazem com que essa ferramenta te auxiliem no seu planejamento:

Análise Estratégica

A Análise Estratégica é o estudo do ambiente interno e externo da empresa. É uma forma de pesquisar e analisar todas as características e particularidades da empresa. A partir dessa análise, é possível traçar estratégias para alcançar seus objetivos com mais facilidade e clareza.

Para que a Análise Estratégica seja mais eficaz, é preciso que a empresa possua um propósito e uma definição do que ela quer ser e representar no mercado. Dessa maneira, é interessante que se utilize os conceitos de missão, visão e valores para maior compreensão.

Existem 3 tipos de análises que são as mais utilizadas no mundo das empresas. Vale lembrar que, para cada caso, é possível que uma se adeque melhor que outras, e vice-versa. São elas:

Análise de Mercado

A Análise de Mercado é um dos componentes do Plano de Negócios que está relacionado ao marketing da organização. É a partir dela que você conseguirá entender quais as necessidades do seu público alvo, os melhores fornecedores, um perfil da concorrência e o seu mercado de atuação, para assim poder analisar seus pontos fortes e fracos com base em dados e informações.

Confira mais sobre Análise de Mercado em: Análise de Mercado e a influência sobre minhas vendas.

Plano de Marketing

O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que sintetiza o planejamento das estratégias de Marketing em um determinado período, para que a empresa se oriente e alcance resultados relevantes nesse prazo de tempo. 

Ele permite que empreendedores se adaptem às constantes variações do mercado, identifiquem tendências e, assim, criem vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes.

Gostou do assunto? Saiba mais em Plano de Marketing.

Plano Operacional

O Plano Operacional é um documento que é responsável por organizar todo o processo produtivo do negócio. A partir dele, todos os trabalhos necessários em cada setor são detalhados, para que não fique nenhuma dúvida nas atividades que deverão ser realizadas.

Além das descrições das atividades, também é feito o mapeamento do processo produtivo, bem como, o estabelecimento do tempo médio de cada atividade. Sendo assim, esse documento possui foco total na obtenção de resultados dentro do período estabelecido, a medida em que é seguido o que foi estabelecido no plano operacional.

Para saber mais sobre, acesse: Plano operacional: saiba como elaborar com eficiência! 

Plano Financeiro

O Plano Financeiro serve para a organização financeira da empresa. Por meio de ferramentas de controle, para garantir a saúde do caixa, é possível controlar os ganhos e gastos, além de elaborar estratégias para maximizar os resultados e diminuir os riscos do empreendedorismo.

Estudando informações como orçamento, balanço patrimonial, fluxo de caixa e análise de dados, o Plano Financeiro  permite a identificação de caminhos a serem seguidos, assim como, a priorização de ações a serem cumpridas.

Confira mais sobre o plano financeiro clicando aqui.

Sumário Executivo

Em síntese, o sumário executivo é a parte que visa atrair investidores para o empreendimento. Sua função é resumir o Plano de Negócios em itens objetivos, informando com rapidez as características do negócio e, consequentemente, chamar a atenção dos leitores.

É importante que o sumário fale de itens de todos os estudos do Plano de Negócios, passando breves informações da Análise Estratégica, Análise de Mercado, Plano de Marketing, Plano Operacional e Plano Financeiro. 

Pelo fato do sumário executivo ser uma “apresentação resumo” do Plano de Negócios, geralmente ele é a última parte a ser escrita no documento.

Portanto, pode-se notar a importância de ter um Plano de Negócios na hora de planejar para manter sua empresa sustentável e duradoura, e assim dar os primeiros passos rumo ao seu objetivo, rumo ao seu sonho!

Entre em contato com a Líder Jr. hoje mesmo!

Se inspirou nessa matéria, tem uma ideia incrível e sonha em torná-la realidade, mas não se sente confiante para fazê-la sozinho(a)? Confira nosso serviço de Plano de Negócios. Por meio desse serviço, nós oferecemos à você, empreendedor, o passo a passo para construir sua empresa! 

Entre em contato conosco para podermos te ajudar a dar esse primeiro passo rumo ao seu sonho! Tornamos sonhos em realidade, da forma mais coerente e sustentável para seu negócio! 

Quer entender ainda mais na prática como funciona um Plano de Negócios? Então, confira também um de nossos cases de Plano de Negócios: Novo negócio no Mercado Óptico: Líder Jr. auxilia sua estruturação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.