Benefícios do rearranjo de layout para alavancar sua MEI

O que é rearranjo de layout?

O layout de uma empresa é como as máquinas, pessoas, objetos e processos se organizam em meio ao espaço físico e operacional disponível. Grande parte das fábricas atuais acabam dispondo de uma má disposição de suas máquinas e funcionários, acabam atrapalhando a produção e gerando uma perda de eficiência dos processos, necessitando um rearranjo de layout.

Dito isso, é de suma importância a definição correta desse ambiente, utilizando o tipo certo de layout de acordo com o seu produto e seus processos, que serão explicados mais à frente.

 Como dito anteriormente, o rearranjo de layout é um serviço que irá analisar toda a disposição dos processos e proporcionar uma organização do maquinário, departamentos e funcionários, buscando o melhor tempo de produção com alto volume. De modo geral, um rearranjo servirá para otimizar os processos e aumentar a produtividade deste local, além de inúmeros benefícios que serão explicados ao longo do texto.

Portanto, o rearranjo do layout pode ser atribuído às empresas de todos os portes como um fator chave para manter competitividade no ambiente de negócios.

rearranjo de layout

Tempo de Leitura : 5 minutos 

Benefícios de um rearranjo de layout na disposição da sua empresa

Melhor aproveitamento do espaço disponível:
  • Permite a utilização eficiente do ambiente de trabalho;
  • Melhor organização e observação da cadeia produtiva;
  • Maior controle sobre operações complexas;
  • Observação mais assertiva sobre os processos, uma vez que as máquinas serão dispostas de forma a facilitar a visão sobre a fábrica.
Menor movimentação de mercadorias e funcionários:
  • Economia com movimentação desnecessária e filas de processos, já que os processos serão otimizados;
  • Ganho de tempo produtivo dos funcionários e máquinas
  • Diminui o risco de acidentes, quebras e extravios, com um maior controle dos processos;
  • Uso mais eficiente de matérias primas
  • Diminuição do desperdício, uma vez que a fábrica estará mais otimizada
Transparência do fluxo produtivo:
  • Movimentação de materiais melhor entendida pelo funcionário
  • Flexibilização de processos e facilidade de identificar os mesmos
  • Suporte a funcionários novos para entender os processos
  • Percepção de possíveis gargalos produtivos
Maior supervisão e coordenação de processos:
  • Comunicação mais “limpa” por conta do encurtamento de distâncias
  • Interação mais recorrente entre equipes, gerando uma troca de conhecimento e experiência entre os funcionários

Tipos de layout e seus benefícios

Existem 4 tipos de layout mais utilizados no mundo corporativo, sendo eles: Linear, Funcional, Celular e Fixo. Mas, cada um deles possuem benefícios em específico e suas originalidades, que serão discutidas a seguir:

Layout Linear:

Também conhecido como layout “por produto” ou “em linha”, é indicado para o processamento de grandes volumes com sequências/processamentos similares. Além disso, nesse tipo de layout, os componentes do produto passam por uma sequência pré-estabelecida de processos, aumentando a eficiência, mas reduzindo a flexibilidade.

Suas vantagens são:

  • Baixos custos unitários, uma vez que são altos volumes de produção;
  • Pequena quantidade de estoques de produtos em processamento, por conta da alta produção e despacho;
  • Movimentação mais adequada de materiais, já que seguem linearmente através da fábrica.

Como exemplos de uso do layout linear, temos os processos de montagem de automóveis,  fabricação de sapatos e restaurantes self-service.

Layout Funcional:

Nesse tipo de layout, também conhecido como “por processo”, todas as operações com processos parecidos são agrupadas e realizadas próximas uma das outras de tal forma que há benefícios da utilização de recursos transformadores e otimizando a produção.

Suas vantagens são:

  • Alta flexibilidade de mix e produto;
  • Serviços bem definidos, visto que há menor quantidade de funções;
  • Fácil supervisão de equipamentos e instalações, uma vez que setores com funções similares se encontram próximos uns dos outros.

Temos muitas utilizações no dia a dia como os hospitais, as lojas de departamento, supermercados e as bibliotecas.

Layout Celular:

Este tipo consiste no agrupamento de recursos de transformação, como máquinas e funcionários, em diferentes unidades (células). Além disso, nessas células estarão disponíveis todo o material necessário, como os equipamentos, para a realização das demandas de processamento.

Suas vantagens são:

  • Equilíbrio entre custo e flexibilidade para operações com alta variedade;
  • Trabalho em grupo, otimizando o tempo de processamento, uma vez que os funcionários juntos se auxiliam
  • Pequena movimentação do produto
  • Facilidade no planejamento e controle da produção, já que os recursos de transformação estarão próximos uns dos outros.

Como exemplo temos aplicações em metalúrgicas, e empresas que buscam um fluxo contínuo de produção.

Layout Fixo:

Esse layout é caracterizado por manter os materiais em posição fixa e os trabalhadores se movimentando ao longo da fábrica. Portanto, esse layout é usado na produção de grandes peças, como automóveis e navios, onde acaba sendo difícil movimentar essas peças ao longo de uma fábrica.

Suas vantagens são:

  • Pouca movimentação do produto, já que há sua fixação;
  • Facilidade no planejamento e controle da produção;
  • Supervisão de equipamentos e instalações facilitada, uma vez que os processos estarão sendo feitos ao redor da peça
fábrica rearranjo de layout

Conclusão

Por fim, além destes benefícios específicos há diversos outros atrelados a o rearranjo de layout para sua MEI ou grande empresa, sendo o importante a definição de um tipo de layout para sua empresa, analisando os citados acima, seus benefícios e as peças indicadas para cada tipo. 

Por exemplo, se sua fábrica visa alta produção e grande volume, o layout linear é o indicado. Agora, caso sejam peças pesadas e difíceis de serem locomovidas, o ideal seria um layout fixo. Por isso, há a necessidade dessa definição de layout para que sua empresa possa ter um diferencial competitivo e uma otimização de sua produção.

Em 2020, a Líder realizou um projeto de rearranjo de layout para a Leal Dutra, empresa especializada na venda de materiais de construção. Alguns problemas com o arranjo físico da loja estava prejudicando o número de vendas de seus produtos. Com isso, nosso cliente entrou em contato com a Líder Jr. para que realizássemos o Rearranjo de Layout, com o objetivo de aumentar o número de vendas, aumentar a satisfação dos clientes e promover um ambiente mais organizado. O projeto teve duração de 11 semanas, passando pelas etapas de: coleta de dados, setorização, análise do volume de vendas, diagrama de Pareto e elaboração de um novo layout. Gostaria de entender mais como a Líder Jr. ajudou a Leal Dutra a potencializar suas vendas e a satisfação dos clientes tendo um ambiente estrategicamente organizado? Clique aqui para ver o case completo.

Caso queira definir um tipo de layout para sua empresa mas não sabe como, acesse nossa página.

                                      

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *