Reestruturação Comercial: O segredo para se destacar no mercado

A reestruturação comercial é a solução para a identificação de gargalos nas vendas que acabam atrapalhando a captação de cliente e que consequentemente fazem com que sua empresa não consiga se destacar no mercado.

Reestruturação Comercial
Tempo de leitura: 3 minutos

A captação de clientes, pode acontecer de duas formas, sendo elas:

Primeiramente, a prospecção passiva, que é o processo de captar clientes de modo que eles procurem sua empresa. A área de marketing realiza essa prospecção. A área que fica responsável por fazer sua empresa se destacar no mercado por meio de campanhas de propaganda e publicidade.

Segundamente, a prospecção ativa, que é a abordagem da equipe de vendas em busca de novos clientes em potencial para o seu negócio, através de ferramentas como telefone, e-mail ou até redes sociais.

O objetivo da estruturação comercial é que o maior número de pessoas chegue até a etapa final. O papel do vendedor é tão importante, por isso. Responsável por identificar quais as experiências nesse processo auxiliam na conversão.

Dessa forma, para pôr em prática uma reestruturação comercial bem elaborada é necessário um olhar minucioso no mercado. Uma vez que toda a equipe de gestão de negócios estratégica fique voltada para fazer sua marca se destacar no mercado.

Como estruturar a área comercial da sua empresa?

O primeiro passo é focar na equipe. Uma equipe bem engajada consegue transmitir perfeitamente os ideais da empresa ao seu público. E lembre-se: um lugar organizado atrai pessoas, então busque um bom layout, tanto na área de produção, quanto na área administrativa em si.

Além disso, fique atento a essas dicas para se tornar destaque no mercado competitivo em sua área comercial:

1.    Comece por analisar o funcionamento da área comercial na empresa.

Primeiramente, as atividades e responsáveis, o que entra no processo e o que sai estão entre as informações importantes que necessitam ser coletadas.

Funcionários e vendedores que realizam as atividades devem coletar essas informações . Dessa forma, garantindo informações muito mais confiáveis e próximas da realidade.

2. Faça o mapeamento de todos os seus processos analisados

Segundo, após identificar seus processos atuais, faça o mapeamento de processos junto a sua equipe de gestão de processos. Dessa forma, buscando estratégias para melhorar o desempenho da produção e ter uma redução de perdas de tempo e recursos.

Ademais, padronização definirá a melhor forma de abordagem e ajudará na identificação de gargalos para sua estruturação comercial.

Para isso, o fluxograma é uma forma de padronização para identificar os gargalos para sua reestruturação comercial.

3. Estude o seu público-alvo

Precisamos disso para caracterizá-lo e definir como será feita a captação de clientes e a condução dele pelo funil de vendas.

4. Defina indicadores e metas para a sua estruturação comercial

Os indicadores irão acompanhar o desempenho das metas. As métricas que são as fórmulas que serão utilizadas para calcular o indicador.

O indicador é a taxa de conversão e a métrica é o número de clientes que compraram o produto dividido pelo número de clientes que pesquisaram sobre ele no site e dessa forma, resulta em um índice.

5. Analise os processos mapeados e encontre as oportunidades de melhoria

A partir da visualização dos processos e das informações do público-alvo, busque por pontos de melhoria para encontrar a forma mais eficaz de realizar as atividades.

6. Trace planos de ação para a estruturação comercial

Para corrigir os gargalos encontrados na etapa anterior os planos de ação são parte de extrema importância.  Ademais, é essencial que durante o processo de reestruturação comercial da sua empresa haja espaço para a flexibilidade. Aconselha-se que, periodicamente, cada etapa do processo comercial de vendas seja colocada em xeque. De modo que busquem oportunidades de melhoria para cada uma.

7. Acompanhe o desempenho das estratégias traçadas

O acompanhamento do desempenho dos planos de ações traçados é de extrema importância, pois somente dessa forma, será possível garantir que a melhoria da estratégia comercial foi eficaz.

Quais resultados esperar após a reestruturação comercial?

Com a reestruturação comercial sua empresa estará pronta para se destacar no mercado

Padronização dos processos

O mapeamento de processos seguido da sugestão de melhoria garante que fique bem claro todas as atividades do processo, seus responsáveis e qual a melhor forma de realizá-lo.

Aumento do faturamento da empresa

A melhoria dos processos garante a realização das atividades com mais segurança e depois de identificadas as melhores abordagens para a área de vendas, posteriormente garantindo aumento na conversão de leads e refletindo direto no faturamento.

Facilitação no acompanhamento dos objetivos e capacidade de resposta mais rápida

A criação de indicadores e o monitoramento deles garante a possibilidade de estar atento aos números retornados pela empresa, como resultado a resposta rápida está associada à capacidade de identificar problemas com mais facilidade e atuar neles.

Área comercial capacitada

Dessa forma, a área comercial da empresa passa a estar preparada para lidar com o público de interesse e atender às suas necessidades de maneira estratégica. Todos com foco nos objetivos definidos e capazes de serem monitorados por meio da estruturação comercial.

Além disso, os processos eficazes auxiliam na melhora do desempenho dos funcionários. De modo que, extinguem dúvidas em relação ao que deve ser feito em cada etapa.

O mapeamento dos processos, por ser bastante visual, pode ser apresentado aos funcionários. Assim como, posteriormente fixado próximo ao local de trabalho deles.

Como resultado do mapeamento de processo, os responsáveis por cada atividade podem ser encontrados no mesmo documento.

Sua empresa com destaque no mercado

Dessa maneira, com a reestruturação comercial da sua empresa, com uma equipe responsável pelo acompanhamento periódico das estratégias e indicadores, sua empresa estará preparada para alavancar resultados e ao mesmo tempo aumentar o volume de suas vendas e assim, se destacar ainda mais no mercado competitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.