5 motivos para investir em uma consultoria empresarial

        Assim como um atleta está sujeito a ter lesões, contusões e desenvolver enfermidades, um empreendimento também pode ter sua perna fraturada. Não será o fim da sua carreira, mas para manter o alto rendimento, será necessário o suporte de um profissional especializado. Dessa forma, a Consultoria Empresarial busca solucionar os problemas ocorridos na rotina de um empreendimento.

        Empreender não é fácil e, em certos momentos, nos deparamos com situações difíceis e não sabemos como resolvê-las. Se você está em dúvida de como a Consultoria Empresarial pode te ajudar, esse artigo certamente ajudará você. Para isso, separamos 5 motivos que darão mais clareza do porquê você deve contratar esse serviço.

consultoria empresarial
A Consultoria Empresarial atua na busca por soluções inteligentes para pequenos e grandes empreendimentos.

1 – Identificar precisamente os problemas e suas origens

        Por mais que o gestor esteja lidando diretamente todos os dias com a empresa, muitas vezes falta experiência em gestão para que consiga determinar a origem do problema que afeta sua firma. A grande vantagem da Consultoria Empresarial é o diagnóstico certeiro para a identificação de gargalos. Assim, é possível identificar os gargalos e a raiz do problema para a criação de bons planos de ação. Muitas empresas acabam definhando justamente por não conseguir tomar providências diretas ao que afeta ela.

2 – Trazer soluções eficazes e ágeis especialmente para a Empresa

        Existem empresas que já passaram por uma situação específica e entendem a origem do problema, mas não conseguem encontrar a solução que melhor a atenda. Para isso, a equipe de Consultoria Empresarial investe seu foco por completo na construção da solução. Assim, existe uma vantagem muito grande nas empresas interessadas em Consultoria, pois conseguem se adaptar facilmente e enfrentar as adversidades de forma mais segura. É importante lembrar que a equipe consultante não faz isso sozinha, é um trabalho realizado em conjunto com o cliente para que sempre seja a melhor solução desenvolvida especificamente para a firma contratante.

        A Consultoria atua de forma semelhante em firmas altamente estruturadas, capacitadas e autônomas. Porém, para elas, não é viável a divisão de tarefas dos funcionários entre a busca pela solução e a rotina usual de trabalho. Isso pode causar sobrecarrega, acarretando em outros problemas como queda da produtividade. Dessa forma, faz sentido adquirir uma Consultoria Empresarial para que a firma possa operar fazendo o que faz de melhor, sem deixar de ser auxiliada e de consertar gargalos na linha de produção.

3 – Como a Consultoria Empresarial proporciona maior capacitação aos colaboradores?

consultoria em uma empresa
A Consultoria Empresarial influencia diretamente na capacitação dos funcionários.

       Quando a equipe de Consultoria Empresarial executa um trabalho numa empresa, fatalmente os funcionários sairão mais capacitados desse processo. Isso ocorre pois, ainda que as soluções não tratem de lidar diretamente com colaboradores (como Análise 5S, por exemplo), a busca pela implementação muitas vezes consiste em mudar a forma como um funcionário está habituado a trabalhar. Logo, é necessário que ele entenda o que mudou e o que será feito para executar novas funções, ou funções de maneira diferente. Esse funcionário, agora, entenderá melhor qual o seu papel dentro da linha de produção. Terá consciência do seu impacto no ambiente em que trabalha. 

Acesse o Link https://rockcontent.com/br/blog/metodologia-5s/ para saber mais sobre o funcionamento de uma Análise 5S!

4 – Percepção e Credibilidade

        Imagine uma situação: você vai pretende comprar um carro, e sua escolha está entre duas pequenas empresas hipotéticas: marca A e marca B. Ambos carros pertencem à mesma categoria, têm consumo similar e são igualmente confortáveis. Porém, você sabe que a marca A regularmente contrata Consultoria Empresarial para seu chão de fábrica, enquanto a marca B não costuma adquirir esse serviço. É muito razoável entender que a confiabilidade do carro da marca A é superior, já que eles estão preocupados com a competitividade da empresa, logo, com a qualidade de seu produto. Nessa perspectiva é fácil entender a importância para o consumidor. O fato de a empresa investir em consultoria diz muito sobre seu compromisso com o consumidor, e, ainda mais importante, com fornecedores e com possíveis investidores.

E por falar em investimento, vamos ao tópico mais importante:

5 – Consultoria Empresarial: Gasto ou Investimento?

    O valor cobrado pela realização desse serviço faz-se completamente direcionado e bem utilizado. A Consultoria sana problemas que negativam a balança financeira de uma empresa. Assim, o retorno obtido é muito maior do que o valor imputado, ajudando a recuperar empresas endividadas e verticalizando o faturamento de empresas já estabelecidas.

Não à toa, existem tantos empreendedores buscando uma chance de receber smartmoney (aporte de capital atrelado à expertise do investidor) e de ser sócio de João Apolinário & Cia no programa Shark Tank. No programa, ainda que exista inserção de capital da parte do elenco, o crescimento da empresa é tão garantido que muitos participantes do programa abrem mão de quantias substanciais de suas empresas para fechar o acordo. Jamais deve-se entender a consultoria como gasto, e as empresas que tiverem essa visão não conseguirão ser competitivas e se manter no mercado por muito tempo.

        Gostou desse artigo e ficou interessado em contratar uma Consultoria Empresarial? Acesse o Link https://liderjr.com/contato/ e agende agora um diagnóstico gratuito com um de nossos Consultores Especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.