Sumário

1. Sobre a empresa

Localizada na cidade de Sorocaba – SP, a Falcon Tecnologia é uma empresa que produz softwares de gestão de vendas e estoques para o ramo de vestuário e acessórios há mais de 10 anos. Mesmo assim, busca continuamente a inovação de suas tecnologias para trazer a melhor solução aos seus clientes.

2. O Desafio

Em meados de 2020, a empresa contatou a Líder Jr. com um desafio: aumentar seu número de clientes. Os proprietários, mesmo já lidando com clientes grandes do ramo atuante, tinham dificuldades nas prospecções ativa e passiva para seu negócio. Eles já tentaram diversas formas diferentes de divulgação para seus produtos, tais como: anúncios em revistas, outdoors e painéis, etc. Além disso, dentro da empresa, não tinham funcionários específicos para o marketing do negócio, acabando por deixar seu site e mídias sociais desatualizados.

Dessa forma, através de uma reunião de Diagnóstico com os especialistas da Líder Jr., recomendamos a execução de um projeto de Marketing Estratégico. Com o objetivo se elaborar um Plano de Marketing que ajudasse na conquista de novos clientes.

3. O Projeto

3.1 Análise Estratégica

A primeira etapa do projeto de Marketing Estratégico foi a de Análise Estratégica. Nela, através da elaboração de uma Matriz SWOT – ou FOFA, em português – e seu cruzamento, junto ao cliente, pudemos identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa. Assim, ajudando tanto no conhecimento sobre o cliente, quanto dando insumos para a elaboração de estratégias e planos de ação.

3.2 Pesquisa de Mercado

Em seguida, demos início à Análise de Mercado. Tendo como objetivos a análise do público-alvo do cliente e sua percepção sobre os produtos da Falcon e dos possíveis meios de divulgação. Além disso, também analisamos os concorrentes em relação aos seus produtos e estratégias de marketing.

Ademais, o primeiro passo da Análise de Mercado foi a estruturação de um plano de pesquisa, em que definimos as características dela, como: seus objetivos, seus meios de coleta e amostragem. O resultado obtido foram duas pesquisas paralelas, que são essenciais para um Marketing Estratégico efetivo:

Público-alvo:

Através de um questionário, coletamos respostas de lojistas do ramo de vestuário e acessórios por meio das redes sociais – Linkedin, Facebook e WhatsApp – identificando os preços que estariam dispostos a pagar. Além da sua percepção sobre os softwares de controle de vendas e estoques, se já utilizavam algum software ou não e os meios de divulgação e conteúdos que consumiam;

Concorrência:

Através de um questionário aplicado no Linkedin e na análise individual dos sites das empresas concorrentes, conseguimos coletar os preços cobrados pelos seus produtos. Além dos planos e diferenciais que ofereciam, as formas de divulgação que utilizavam e algumas características particulares das empresas.

Após a coleta de dados, utilizamos programas como o Excel e Power-Bi para gerar relatórios numéricos sobre as informações obtidas, auxiliando na análise de quais seriam os perfis que iriamos procurar atingir e quais os meios que iriamos utilizar para o marketing da empresa.

Um exemplo de dado encontrado a partir dessa análise é do uso YouTube por empresas produtoras de softwares de gestão de vendas e estoques para seu marketing. Durante a coleta, percebeu-se que mais de 50% das empresas analisadas utilizavam esta rede como meio de divulgação de seus produtos. Porém, menos de 10% do público-alvo da Falcon era usuário frequente desta rede. Esse dado demonstra que a utilização da mesma seria de grande esforço e baixo resultado, não podendo ser uma prioridade frente à outros possíveis meios.

Falcon

                                                                Utilização do software PowerBi para analisar a concorrência da Falcon Tecnologia!

3.3 Mix de Marketing

Após termos as informações que precisávamos coletadas, na etapa do Mix de Marketing é o momento de integrarmos todas elas e entendermos em que parte da estratégia elas se aplicam. Para isso, utilizamos a famosa estratégia de Marketing: os 4P’s preço, produto, praça e promoção –, definindo os pilares das estratégias que seriam criadas.

3.4 Elaboração de Estratégias de Marketing

Para a elaboração da estratégias, além de utilizarmos as etapas anteriores, desenvolvemos mais dois conceitos: o de jornada do cliente e a elaboração das personas, que serviram para trazer uma maior riqueza de detalhes e assertividade às estratégias que estavam sendo criadas.

A fim de elaborarmos as Personas, utilizamos os dados relacionados ao público-alvo da Falcon. Para isso, subdividimos esse público em 3 personas diferentes, caracterizando cada uma de forma detalhada (tal como o conceito de persona pressupõe). Desse modo, chegamos nas seguintes personalidades: Luciana, Rodrigo e Carlos Alberto. Tendo a posse do conhecimento dessas personas, fica mais fácil criar estratégias que atinjam elas de forma especifica.

Já na Jornada do Cliente, pensamos na trajetória que cada uma dessas personalidades seguiria até contratar o serviço de software. Nessa trajetória, consideramos as redes sociais que cada uma utilizaria para conhecer a Falcon – de acordo com etapa de Análise de Mercado –. Além das formas que buscariam obter mais informações sobre a empresa, o tipo de conteúdo que seria responsável por convence-las a fechar um contrato. Essa jornada foi importante para sabermos quais estratégias deveríamos priorizar.

Após realizadas todas as etapas descritas, foi possível a elaboração de estratégias de Marketing que ajudassem a Falcon a atingir seu objetivo de aumentar a clientela.

4. Entrega Final

Ao final do projeto, foi entregue um relatório com toda sua execução descrita e com as estratégias de Marketing ideais para a Falcon Tecnologia. Para isso, dividimos entre estas 3 estratégias:

  • Gerais (que não estavam relacionadas ao site ou redes sociais);
  • Para o site;
  • Para as redes sociais (Instagram, Facebook, Linkedin, E-mail e WhatsApp)

Por fim, foram estimados os custos de cada estratégias, o tempo para gerar resultados e ordem de priorização das mesmas. Com isso, o cliente pode investir com maior segurança e assertividade em seu Marketing, possibilitando o cumprimento de seu objetivo: o aumento de seus clientes.

Inicie seu projeto personalizado com a Líder Jr.
Agende um diagnóstico gratuito.

Veja mais

Plano de Marketing