Análise de Mercado e a influência sobre minhas vendas

Entenda Como a Análise de Mercado pode Influenciar suas Vendas
Entenda como a Análise de Mercado pode influenciar suas vendas
Tempo de leitura: 4 minutos

A análise de mercado é um instrumento utilizado para mensurar o impacto resultante de um produto ou serviço oferecido.

Dessa forma, pode ser usada para entender tanto a perspectiva dos clientes (público-alvo) ou mesmo concorrentes. Ou seja, seu principal objetivo é informar a situação em que o mercado está e com isso construir planos de ações estratégicos para colocar você no controle de seu negócio.

Leia também: como definir metas para que o meu negócio tenha sucesso

Assim, para realizar as análises de mercado normalmente são feitos questionários, que são aplicados tanto online quanto presencialmente.

Esses questionários buscam retirar o máximo de informações relevantes para futuramente a respostas servirem para análise. Há sempre um preocupações metodológica com o questionários para garantir sua eficácia.

Análise de mercado: público alvo

Ao analisar o público alvo, se quer retirar o máximo de informações relacionadas as formas de consumo. Isto é, compreender a mente do seu cliente, entender as necessidades que ele tem em seu produto/serviço. Possibilitando assim, que você ofereça aquilo que ele quer, aumentando consequentemente suas vendas.

Existem inúmeros fatores que podem ser utilizados para identificar os padrões de consumo do seu público alvo. Assim, é possível realizar uma pesquisa voltada para a dimensão do produto, ou mesmo identificar o meio em que consomem. Tudo isso irá variar de acordo com o que for mais interessante de se analisar naquele momento.

É possível realizar a análise em diversos aspectos mas o principais são:

  • Compreender o motivo do consumo: através da análise conseguir identificar quais são os pontos em que o cliente leva em consideração para consumir um determinado produto/serviço;
  • Meio de consumo: buscar entender por onde o cliente chega, quais os meio de comunicação ele utiliza para consumir;
  • Identificar quem é seu público alvo: muitas vezes uma análise de mercado é utilizada para fazer tal identificação. Compreendendo melhor quem são seus clientes.

Análise de mercado: concorrentes

Entenda a importância de conhecer seu público-alvo
Entenda a importância de conhecer seu público-alvo

Ademais, reconhecer os pontos fortes dos concorrentes para se espelhar é um dos melhores modos de se manter competitivo no mercado. A enorme vantagem que se tem ao aprender como seu concorrente se comporta te permite manter atualizado sobre as novas tendências.

Entretanto, essa é a análise mais difícil de se obter dados. Mas é sem dúvida uma das mais recompensadoras.

Dessa maneira, é possível entender por que motivos os clientes tem preferência por cada tipo de produto/serviço. Com isso se torna mais fácil replicar estratégias que garantam sua sobrevivência no mercado. As vendas são influenciadas diretamente nesse processo pois os clientes começam a enxergar similaridades no produtos/serviços.

Há também a possibilidade de identificar as fraquezas dos seus concorrentes e aproveita-las. Por muitas vezes as fraquezas dos concorrentes se tornam grande oportunidades para ganhar mais espaço no mercado. Sendo assim, explore as fraquezas de seus concorrentes, e torne elas ainda mais prejudiciais para eles.

As fraquezas dos seus concorrentes, podem também servir como uma forma de apreender sem se prejudicar. Analisar os motivos pelos quais o concorrente tem aquela desvantagem pode simplificar seu trabalho. Uma vez que você entende o motivo pelo qual existe aquele problema, você consegue bolar estratégias para burla-lo antes mesmo que te aconteça.

Caso Airbnb

Brian Chesky é um dos fundadores do Airbnb, que se tornou um dos maiores serviços de hospedagem do mundo. Em uma entrevista (para o podcast: “Masters of scale”) contou um pouco de sua trajetória e o que fez para alcançar tanto sucesso.

Brian no começo da entrevista contou das dificuldades que teve no começo de seu negócio, e como superou-as. Ele diz que percebia uma certa estagnação em seu serviço e não sabia como contornar essa caso. Até que então surge a ideia de começar a entrevistar seus clientes e entender suas preferências.

Diante disso, conseguiu coletar dados que foram essências para alavancar suas vendas. Entendeu o como o serviço oferecido impactava na vida das pessoas, e o que seus clientes esperavam de seus serviços. Logo, ao ter essa noções reelaborou seu serviço conforme a preferência dos consumidores.

Enfim, através de uma análise de mercado o Airbnb conquistou um enorme público e se destacou de seus concorrentes. Suas vendas aumentar significativamente que permitiu de se tornar referência em hospedagem.

Reconhecer seus diferenciais

Em suma, uma análise de mercado serve como uma forma de se manter atualizado das tendências que estão ocorrendo no mercado. Permitindo que você eleve suas vendas, reconhecendo o que seu cliente quer, e o que seus concorrentes oferecem.

Porém, de nada adianta apenas coletar esses dados. É necessário bolar estratégias para se diferenciar de seus concorrentes. Reconhecer o que será seu diferencial, e explora-lo, se torna uma das maneiras de fazer seu produto/serviço ser lembrado.

Agora que já se sabe quais são suas vantagens e desvantagens, é necessário explorar ainda mais aquilo que te difere. Para isso estratégias de marketing são feitas, aproveitando seus diferenciais, exaltando aquilo que vai te fazer ser reconhecido.

Leia mais em 4 estratégias de Marketing para alavancar seu negócio!

Me encontrei no mercado, e agora?

Agora, é necessário garantir que suas vendas irão aumentar, além de reconhecer seus pontos fortes e fracos é preciso fazer algo, pensando na sua estratégia de vendas.

Leia mais em 3 erros no Planejamento de Marketing da sua empresa!

Ter certeza que seus produtos/serviços serão suficientes para suprir a nova demanda, entender seus futuros investimentos são alguns exemplos de complicações que possam surgir.

Mas não se preocupe, há soluções!

Para entender um pouco mais sobre como solucionar problemas como a previsão de demanda, e ter mais controle financeiro, leia mais em O guia básico da Previsão de Demanda!

Por fim, tenha metas e sempre se mantenha antenado das tendências do mercado para aumentar sua participação no mesmo.

A análise de mercado auxilia a aumentar suas vendas, mas toda cautela ainda é pouco quando se quer conquistar mais espaço naquele meio.

Leia mais em Como aplicar uma Pesquisa de Mercado em 7 passos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.