Como ter uma boa gestão financeira na minha empresa

Ter uma boa gestão financeira é essencial
Tempo de leitura: 3 minutos

No dia a dia, é comum que dados sejam perdidos e que, no final do mês, fiquemos horas sem dormir tentando descobrir: “para onde o dinheiro foi?”. Logo, apesar de ser algo extremamente prejudicial para a saúde de um empreendimento, a falta de gestão financeira e de ter você no controle dos custos é mais recorrente do que parece.

Leia mais em: sou microempreendedor individual, como posso expandir meu negócio?

Diante desse fato, isso acontece muitas vezes pelo desconhecimento de receitas e despesas, impossibilitando a definição de preços de produtos, e até mesmo o reconhecimento dos lucros. Dessa forma, são perdidos inúmeros dados que seriam de extrema importância para a gestão e saúde do seu negócio.

Portanto, pensando nas dificuldades para realizar a gestão financeira de sua empresa e ter você no controle da situação, a Líder Júnior separou alguns três de atenção, que podem te ajudar com praticas para reduzir os custos nas empresas:


“TER CONSCIÊNCIA DA SAÚDE FINANCEIRA E RECONHECER A POSSIBILIDADE DE EXPANSÃO SÃO SOMENTE ALGUNS DOS BENEFÍCIOS QUE A ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PODE TRAZER.”

Precificar corretamente meu produto

Primeiramente, não possuir o controle de quanto é ganho por cada produto prejudicial para a organização financeira da empresa, dado que sem ele não é possível calcular indicadores como o lucro. Consequentemente, isso afeta sua expansão e permanência no mercado. Para esse controle, é realizado o custeio.

Assim , o custeio é uma das principais ferramentas praticas para reduzir os custos nas empresas na gestão financeira. Nele, todos os custos fixos e variáveis são controlados item por item e, assim, é possível visualizar de forma simples o quanto de de lucro é recebido por produto.

Simultaneamente, é muito importante conhecer de fato todas as despesas necessárias para manter a empresa funcionando. A partir disso, pode-se realizar o custeio, podendo ser esse fixo, por absorção ou variável.

Vale lembrar que o custeio é totalmente adaptável à realidade de cada empresa.

No entanto, o Custeio por si só não é suficiente para fazer uma boa gestão financeira. Assim, existem algumas praticas para reduzir os custos nas empresas a serem realizadas, entre elas o planejamento financeiro.

O planejamento financeiro é essencial para uma boa gestão financeira

Saiba controlar seus custos com uma boa gestão financeira

Depois, decidir a hora de expandir ou possuir dificuldades em saber se há capital suficiente para investimentos, são clássicos problemas de quem sofre com a falta de organização financeira. Desse modo, se deparar com o questionamento de “será que é bom no momento?” é um forte indício que seu controle financeiro longo prazo está comprometido. Para isso, é necessário planejar, de forma prolongada, as previsões para o seu empreendimento e que você, no controle, tenha metas para acompanhar.

Planejamento Orçamentário é um plano estratégico para as finanças da sua empresa. É a gestão e controle feita anualmente, para planejar gastos, receitas, lucro e investimentos planejados para o ano. Portanto, sempre buscando o crescimento da empresa e, consequente, aumento dos lucros com praticas para reduzir os custos nas empresas.

Saiba mais como a Líder pode te ajudar com seu planejamento financeiro

Redução de custos e desperdícios são consequência de uma boa gestão financeira

Diante do exposto, a redução de custos é uma tarefa necessária, e sua criticidade pode ser definida a partir da análise do próprio planejamento financeiro para que você esteja no controle dos gastos. Nessa tarefa, é necessária a análise de todos os gastos da empresa, buscando diminuí-los sem alterar o funcionamento normal do empreendimento.

Por conseguinte, ter consciência da saúde financeira e reconhecer a possibilidade de expansão são somente alguns dos benefícios que a organização financeira pode trazer. Assim, os passos citados acima são de extrema importância para atingir a saúde financeira, mas existem outros como um bom planejamento antes de investir ou até mesmo informações aprofundadas sobre gestão financeira.

Leia mais em: Como reduzir custos na minha empresa

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Agende-um-diagnóstico-Gratuito-1.png

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.