O que é Marketing Estratégico? Aprenda Passo a Passo

O marketing estratégico tem um significado bem amplo e tem relação com a estratégia empresarial e como funciona a consultoria em marketing estratégico. Adotada para adequação do produto aos consumidores alavancando as vendas do negócio e aumentando o lucro do mesmo.

Tempo de leitura: 4 minutos

No entanto, quando nos referimos ao marketing estratégico há a relação direta com a administração da empresa. Ou seja, trata-se de uma estratégia com foco no planejamento e estabelecimento de metas para melhor aproveitar as oportunidades do mercado.

Nesse sentido, a consultoria em marketing estratégico irá determinar detalhadamente as ações necessárias em um determinado período de tempo bem como indicadores que permitirá colocar você no controle para acompanhar o desempenho das estratégias nesse período.

Dessa forma, o objetivo a consultoria em marketing estratégico é diferenciar-se da concorrência e realçar o que o faz exclusivo. Logo, é possível detectar e fidelizar clientes.

Etapas do serviço de Marketing Estratégico

Portanto, as etapas desse serviço são basicamente as seguintes:

marketing estrategico
O marketing estratégico é essencial para o sucesso

Análise SWOT

De início, essa é uma ferramenta de análise estratégica. A palavra é formada pelas iniciais de Strengths (forças), Weekness (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Por conseguinte, auxilia na análise do negócio e do mercado, ou seja, fatores internos e externos.

Logo, a SWOT permite, portanto, localizar falhas, definir estratégias e tomar decisões de forma embasada para a consultoria em marketing estrategico.

Baixe aqui um e-book grátis para fazer um bom planejamento com a análise SWOT

Análise de mercado

Em sequência, a análise de mercado tem como objetivo principal obter informações sobre o mercado e o contexto de atuação da empresa. Portanto, a análise de mercado permite saber qual é o público alvo do produto ou serviço para que as estratégias traçadas possam ser focadas nesse público. Além disso, ainda obtém informações sobre o produto e posicionamento da concorrência.

Para isso, os clientes, fornecedores e a concorrência devem ser estudados de modo quantitativo e qualitativo. Podendo ser feito através da aplicação de questionários e busca de dados secundários (dados de pesquisas disponíveis para consulta, por exemplo, artigos, notícias e dados do IBGE) e posterior análise.

Mix de marketing

Depois, essa é a etapa do plano de marketing em que são traçadas as estratégias levando em consideração, geralmente, os 4P’s (preço, praça, produto e promoção). Ademais, vale lembrar que existem 8P’s (preço, praça, promoção, palpabilidade, pessoas, produtividade e processo) e essa quantidade varia de acordo com as necessidades de cada negócio.

  • Produto: esse “P” é indispensável para conhecer as características e vantagens dos produtos/serviços sobre os demais oferecidos no mercado. Além disso, aqui é analisado o valor agregado no mesmo;
  • Preço: esse “P” deve considerar o custo de produção do produto bem como valor agregado e deve estar alinhado a situação do mercado também para que haja um equilíbrio, levando em conta ainda para quem (o que é papel da análise de mercado) esse produto/serviço é vendido;
  • Praça: esse “P” refere-se a maneira como o consumidor chega até o produto/serviço. Desse modo, é necessário saber onde se encontra o público alvo para que o produto seja anunciado e visto por quem irá compra-lo. Ou seja, aqui a preocupação é como (logisticamente) o produto chegará ao alcance do público.
  • Promoção: esse “P” é responsável por chamar a atenção do público alvo. Para isso, o produto/ serviço deve ser anunciado pelos canais corretos, em horários adequados, por exemplo, brinquedos infantis são, em sua maioria, anunciados de manhã, pela TV, em intervalos de desenhos animados.

Planejamento

marketing estrategico
O planejamento é essencial no marketing estratégico

Consequentemente, é importante estar detalhado na consultoria em marketing estratégico como serão realizadas as estratégias, em que momento serão colocadas em prática e qual é o orçamento que será destinado a ela.

Ainda, deve haver indicadores de acompanhamento dessas estratégias, de modo a monitorar seu desempenho e provar sua eficácia.

Por que contratar a solução de marketing estratégico?

A diferença entre marketing estratégico e marketing operacional é que o primeiro é responsável pelo planejamento. Ou seja, desde entender o mercado, quem é o público alvo e suas necessidades até determinar qual é o meio para promoção mais adequado e demais ações que alavanquem o sucesso do negócio, levando tudo isso em consideração.

O segundo, por sua vez, executa as ações planejadas pelo primeiro.

Dessa forma, a consultoria em marketing estratégico é voltada para as oportunidades do mercado e que busca alavancar os resultados da empresa.

Assim, além de permitir que o gestor conheça com mais profundidade sua persona, essas estratégias de marketing permite conhecer os concorrentes e as tendências do mercado, o que é essencial em um ambiente competitivo.

Por onde começar minha estratégia de marketing estratégico?

Diante disso, entender o que é o marketing estratégico bem como sua importância para um negócio se sobressair é o primeiro passo. Tendo em vista que você tenha metas e objetivos, deve ser feita uma análise minuciosa acerca da empresa.

Logo, o próximo passo é analisar as forças e fraquezas da empresa e nessa etapa; Também, é válido perguntar não só aos envolvidos na administração da empresa mas também aos demais funcionários.

Ainda, é essencial saber como o setor do negócio está atualmente no cenário econômico, se há crescimento ou não e consultar dados do IBGE ou artigos que forneçam informações que possam ser relevantes tais como novas tecnologias que estejam associadas ao produto ou serviço.

Feito isso, é importante realizar uma análise de mercado para conhecer exatamente a persona e um mix de marketing para ajudar a traçar as estratégias e definir indicadores, como explicado no tópico anterior.

Benefícios do marketing estratégico

Diante disso, é possível desfrutar dos diversos benefícios oferecidos por uma consultoria em marketing estratégico que podem ser resumidos em uma melhor comunicação entre empresa e cliente, melhor identificando e atendendo as necessidades do consumidor; obter um planejamento sobre as ações futuras, proporcionando uma visão mais clara sobre o negócio; facilitação no processo de decisão já que terá sido feita uma análise detalhada não só do negócio mas também do mercado e maior competitividade frente a concorrência.

A partir disso, a sustentabilidade da empresa estará mais palpável e poderá ser controlada!

Veja também: Como elaborar um plano de marketing,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.