Indicadores: como acompanhar a estratégia da minha empresa

A estratégia é um fator decisivo para uma empresa de sucesso
Tempo de leitura: 3 minutos

Conhecer para não falhar

Antes de pensar nos indicadores estratégicos, uma opção seria optar pela simples análise dos resultados globais da empresa. Assim, caso o lucro seja positivo, as estratégias estão funcionando. No entanto, existem muitos outros detalhes envolvidos para se chegar a essa conclusão.

Diante desse fato, as empresas possuem uma grande lacuna para definirem uma estratégia e executá-la com sucesso. Por isso, muitos planos falham rapidamente e acumulam desperdícios para a organização, mesmo sendo cuidadosamente elaborados e escritos.

Não obstante, para evitar esse tipo de problema, é importante conhecer os indicadores de planejamento estratégico, e também entender sua correta aplicação. Em consequência, será possível avaliar o que tem dado certo e o que precisa de ajustes, antes que erros maiores ocorram. Assim, é importante ter você no controle das metas de forma smart.

Sendo assim, para as empresas que buscam melhorias no desempenho corporativo, é de fundamental importância que invistam na gestão de indicadores estratégicos e tenham metas.

Saiba mais sobre Planos de Negócios em Prejuízos de não possuir um bom plano de negócios em um investimento.

Como funcionam os indicadores

O indicador é uma métrica que acompanha os objetivos da empresa, seja de forma quantitativa ou qualitativa. Dessa forma, funcionam como um termômetro, indicando o grau de sucesso que determinada à ação da empresa, das equipes ou de funcionários para que tenham metas bem elaboradas.

Além disso, são eles que vão monitorar se o trajeto realizado pela estratégia realmente levará aos resultados que se espera. Portanto, é possível conseguir alcançar uma maior eficiência com planos estratégicos e ter você no controle dos resultados.

Para atingir tal meta, é necessário definir quem serão as pessoas ou responsáveis por acompanhar esses indicadores estratégicos, a execução e os planos de ação dentro de cada objetivo. Dessa forma, é preciso estabelecer indicadores de planejamento estratégico condizentes com a realidade da empresa.

Leia também sobre como dominar as estratégias da indústria 4.0

Assim, as metas estratégicas precisam ser:

  • Mensuráveis;
  • Relevantes estrategicamente para a empresa;
  • Devem conter tempo definido e estarem alinhadas aos objetivos organizacionais.

A ideia de desdobrar os indicadores estratégicos em níveis é que os resultados esperados se tornem claros para todos. Ademais, ações devem ser tomadas para alcançá-los, tenha metas e sua empresa saberá exatamente quando e onde atuar.

Quer escolher os indicadores ideais para o objetivo da sua empresa?

Alinhamento estratégico

Uma das características dos indicadores de desempenho estratégico é promover o correto alinhamento estratégico entre setores. Por conseguinte, imaginando que um dos objetivos da empresa seja aumentar o nível de satisfação dos clientes. Logo, cabe a cada setor identificar dentro de suas atividades como contribuir para, assim, atingir essa meta e desenvolver ações efetivas para o atingimento de tal resultado do plano estratégico.

Destarte, é muito provável que se a empresa comunicar esse objetivo a todos, o alinhamento estratégico entre os setores se torne mais eficaz. Assim sendo, isso deve-se ao desafio ser tentado ser superado em conjunto. Caso contrário, o engajamento falhará. Desse modo, o colaborativismo acaba impactando o desempenho da empresa, você no controle do plaejamento estratégico é essencial.

Seguindo essa linha, quando existe alinhamento dos indicadores estratégicos, esse quesito se tona mais raro. Desse modo, isso acontece porque todos estão cientes de quais são as prioridades da empresa naquele momento.

Portanto, quando o trabalho de cada pessoa passa a ser direcionado ao que a empresa espera como resultado, o trabalho em equipe, a divisão de responsabilidades e a conquista das metas estipuladas são facilitados.

Aumento da eficiência garantido

Os indicadores são a chave para avaliar a eficiência da empresa. Primeiramente, a eficiência é o resultado do uso correto de recursos com a produtividade da equipe. Também, a produtividade depende também da agilidade com que os processos são executados. Nesse sentido, o acompanhamento de indicadores de desempenho estratégico pode contribuir de diversas formas. Portanto, tenha metas para acompanhá-los

À vista disso, quando há o monitoramento dos processos da empresa, pode-se detectar erros ou imperfeições. Como exemplo, é possível analisar o tempo médio de atendimento, ociosidade de máquinas, capacidade de produção, etc.  Dessa maneira, pode-se agir proativamente para eliminar falhas. Logo, mesmo as mudanças sendo pequenas, elas podem trazer grandes ganhos para uma empresa.

Saiba como aumentar a produtividade da sua empresa

Tipos de Indicadores

Como já observado, o estabelecimento de um sistema de gestão de indicadores de desempenho estratégicos tem, basicamente, duas funções: planejar e controlar o destino da organização.

Porém, há alguns tipos de indicadores a serem analisados: os operacionais, estratégicos e táticos. Assim, esses são de extrema importância para o futuro da empresa, monitorando os dados e verificando se o caminho está correto.

Estratégico

O estratégico é o começo de tudo porque é, através deles, que se demarca o futuro da empresa. Sendo assim, eles são baseados em análises prévias sobre a organização, interna e externa, da empresa.

Além disso, uma das principais ferramentas utilizadas na definição desse indicador é análise SWOT. Desse modo, ela identifica o que é necessário melhorar para aumentar o desempenho.

Táticos

O responsável por criar metas e condições. Por conseguinte, esse tipo de indicador é designado para metas de médio prazo. Desse modo, ele ressalta o modo de como cada setor deverá trabalhar para cumprir os objetivos.

Também, é importante destacar que o nível tático bom e alinhado à estratégia aumenta, consequentemente, a probabilidade de atingir os objetivos.

Operacional

As ações que são aplicadas em curto prazo. Dessa maneira, eles estão relacionados aos processos e à operação da empresa como um todo. Ademais, são atribuídos às pessoas, envolvendo cada funcionário de modo que ele contribua para os objetivos estratégicos da organização.

Vantagens dos Indicadores Estratégicos

Suas vantagens os tornam indispensáveis

Os indicadores estratégicos são essenciais para as empresas que desejam tomar decisões de forma precisa. Nessa perspectiva, a análise desse indicador é a principal forma de ligar os objetivos estratégicos aos objetivos operacionais.

Dessa forma, cada colaborador sabe o que fazer para melhorar o desempenho da organização e, consequentemente, a estratégia estará sendo implementada.

Em suma, se você deseja acompanhar a estratégia da sua empresa, é essencial um método de acompanhamento de metas dos indicadores estratégicos e ter boas metas. Faça seu diagnóstico gratuito com a Líder Empresa Júnior. É dessa maneira que sua empresa poderá crescer ainda mais.

Leia também sobre como definir metas para que meu negócio tenha sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.