Prejuízos de não possuir um bom Plano de Negócios em um investimento

Construir sonhos com o suporte de uma boa gestão!
Tempo de leitura: 3 minutos

Você está pensando em abrir um negócio? Está em dúvida por onde começar? Ou, quanto e onde investir? Conheça o Plano de Negócios!

Sabemos que empreender não é uma tarefa fácil, mas com o apoio de um Plano de Negócios bem estruturado tudo fica bem mais fácil. Isso ocorre pois o desenvolvimento do Plano de Negócios indicará quais decisões deverão ser tomadas e o momento mais oportuno para investir. Dessa forma, o seu investimento será aplicado da melhor maneira possível.

O Plano de Negócios

É um documento que descreve os objetivos de um negócio contendo os passos a serem seguidos para o seu sucesso. Logo, um bom Plano de Negócios é essencial para que você tenha metas e esses objetivos sejam alcançados, com menores riscos e incertezas. Nesse sentido, essa ferramenta poderá identificar e restringir erros, ao invés de cometê-los no mercado.

Apesar do que foi dito na introdução, a elaboração do Plano de Negócios para empresas já existentes também é muito importante. Sendo assim, é possível ampliar a perspectiva e entender o mercado em que a empresa está inserida e assim obter um planejamento estratégico de negócios.

O que é preciso para um bom Plano de Negócios?

Um bom plano de negócios permite uma ampla visão do seu comércio.

Antes de colocar o produto/serviço no mercado é preciso compreender muito bem o contexto em que a empresa está inserida. Caso o contrário, muitas vendas poderão ser perdidas e para que isso não aconteça, é necessário:

  • Entender o público-alvo: com isso, você será capaz de conhecer as demandas, preferências e necessidades dos seus clientes. Logo, a elaboração de promoções e estratégias de marketing poderão ser feitas de uma maneira mais lucrativa;
  • Analisar a proposta de valor: primeiramente, é preciso entender que a proposta de valor demonstra se o produto realmente tem valor para os clientes. Em suma, é a principal razão que indica porque deveriam comprar o seu produto e não o do concorrente;

Leia também sobre os 4 passos para desenvolver um produto de sucesso

  • Analisar as vantagens competitivas sobre os concorrentes: dessa forma, a empresa será capaz de avaliar seus pontos fortes e fracos em relação aos seus concorrentes. Além de, paralelamente, ser capaz de aprimorar os pontos necessários para que suas vendas aumentem;
  • Definir fornecedores de qualidade e confiança: esse quesito é importante para que a empresa não tenha problemas de abastecimento de produto, o que seria prejudicial financeiramente.

Dessa forma, quando compreendermos o mercado que estamos inseridos e as vantagens competitivas da empresa é possível tomar decisões assertivas sobre como investir em divulgações e vendas promocionais com você no controle. Além disso, é necessário um detalhamento da capacidade de produção da empresa como recursos humanos e maquinários.

Por isso, o plano de gestão e o plano operacional são importantes e estão totalmente interligados ao Planejamento Financeiro.

Porém, entender o mercado e a posição que a empresa se encontra dentro dele é essencial para a produção de um planejamento financeiro de alto nível. Muitas metodologias podem ser usadas para a análise de mercado, sendo a Análise SWOT (FOFA) uma das mais utilizadas.

Deseja realizar um Plano de Negócios eficiente? Entre em contato conosco e realize um diagnóstico gratuito!

Análise SWOT (FOFA)

Análise SWOT (FOFA)

Esta análise é uma abreviação das palavras em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats. Ela também pode ser chamada de FOFA por conta da tradução: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Essa ferramenta analisa os ambientes internos e externos da empresa, formulando táticas para melhorar o desempenho no mercado. Desse modo, com a análise SWOT a empresa será capaz de adquirir um maior autoconhecimento.

O que resultará em uma vantagem em relação às outras empresas competidoras pertencentes ao mercado. Acesse aqui para melhorar o entendimento sobre o assunto e aprender a construir e analisar uma análise SWOT / FOFA.

O Planejamento Financeiro

Um negócio sustentável

Será o documento que irá apontar o que é necessário para que a ideia se torne rentável monetariamente. Para isso, são utilizadas ferramentas de controle para garantir um caixa positivo e o cumprimento de metas.

Por que fazer um bom planejamento financeiro?

O planejamento financeiro dentro do Plano de Negócios é essencial para compreender a viabilidade do negócio e a sua expansão. Sendo assim, se o seu Plano de Negócios não possuir um planejamento financeiro bem elaborado corre-se o risco de:

  • Empresário empregar um montante abaixo do necessário para o funcionamento da empresa: claramente, se isso ocorrer o negócio não será capaz de começar a se auto-sustentar monetariamente e, consequentemente, irá falir;
  • Falta de compreensão na organização financeira: devido a isso, a empresa pode estar gastando demais ou deixando de investir em certos setores, sem ter consciência, por não ter uma organização decente do seu dinheiro;
  • Previsão incerta do tempo de retorno do investimento: sem isso, a empresa/indivíduo pode deixar de investir ou investir menos que o desejado. Pois, os riscos são muito grandes quando não se tem uma previsão de quando o dinheiro estará de volta;

Veja também sobre o guia básico para a previsão de demanda

  • Dúvida no preço final do produto ou serviço: sem o planejamento de quanto será gasto para produzir o produto ou oferecer o serviço, a empresa corre o risco de estar cobrando menos do que foi utilizado na produção, saindo no prejuízo, ou estar cobrando um preço acima da proposta de valor do produto, ficando fora do mercado em que estaria inserido.

Entenda como precificar corretamente os produtos da sua empresa

Portanto, é possível inferir como pode ser obscuro a criação de um negócio sem um Plano de Negócios eficiente. Ademais, consultorias de profissionais qualificados e experientes em Plano de Negócios para empresas já inseridas no mercado é altamente recomendável. Pois, aumentará as chances de sucesso do seu negócio e indicará de forma clara como se posicionar no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.