Os 4 passos para desenvolver um produto de sucesso!

A inovação é um produto de processo contínuo
Tempo de leitura: 2 minutos

Você tem a intenção de desenvolver um produto, mas não sabe por onde começar? A Líder Jr. e a Propeq te auxiliam!

A inovação no nosso cotidiano

Atualmente, estamos cercados de tecnologias que permitem uma inovação constante no dia a dia. Assim, se você passar 20 minutos em seu feed do LinkedIn , garanto que irá ver, consequentemente, pelo menos uma notícia do desenvolvimento de algo novo.

Diante desse fato, algumas coisas causam impactos muito grandes na sociedade como um todo: são as chamadas inovações disruptivas, como as câmeras digitais ou os telefones celulares. Porém, existem outras inovações que afetam menos gente, mas que não deixam de ser fundamental para determinado nicho de mercado.

Inovação disruptiva :

É um produto ou serviço que cria um mercado e desestabiliza os concorrentes que antes o dominavam. Dessa forma, é geralmente algo mais simples, mais barato do que o que já existe ou algo capaz de atender um público, o qual antes não tinha acesso ao mercado. Em geral, começa servindo um público modesto até que abocanha todo o segmento.

Portanto, pode ter certeza de que, neste momento, há pessoas ou empresas desenvolvendo algum produto. Mas o que diferencia um produto que terá sucesso de um produto comum?

Inicialmente, uma dica que nós damos antes de apresentar os 4 passos fundamentais é: desenvolva um produto que tenha real utilidade para o seu público-alvo! Ou seja, não inove apenas por inovar. Portanto, pense no problema que o seu cliente tem e, a partir daí, desenvolva uma solução e suas estratégias e vendas.

Dessa forma, abaixo trazemos um exemplo de “inovar por inovar”:

Agora sim, vamos de fato falar do como desenvolver um produto, mostrando as etapas seguidas pela Propeq e pela Líder Jr.:

Os 4 passos para desenvolver seu produto

Dessarte, é normal que dúvidas existam dúvidas como:

  • O quão viável é a minha ideia e como posso tirá-la do papel?
  • Preciso entender como funciona a minha reação química para poder dimensionar meu processo?
  • Como criar um produto etapa por etapa?
  • Como conhecer e atingir meu público-alvo?

Então, esperamos que, com a apresentação desses 4 passos para o desenvolvimento de um produto, essas dúvidas sejam tiradas. Caso contrário, fique à vontade para entrar em contato conosco!

1. Briefing

De início, a primeira etapa da Pesquisa e Desenvolvimento é a realização do Briefing. Como assim?

A princípio, a etapa inicial envolve uma pesquisa detalhada acerca de todos os parâmetros necessários para o desenvolvimento do produto. Consequentemente, isso envolve fatores que afetam sua qualidade, patentes que o protegem, legislação brasileira, reações, e muito mais

Nessa etapa, a Propeq realiza um estudo envolvendo todas as variáveis. Dessa forma, envolvem o produto, segurança, inserção ambiental e análises necessárias.

análises para um produto de sucesso

2. Análise de viabilidade do produto

Diante do exposto, a Propeq analisa a viabilidade técnica e panorama geral de investimento com o auxílio de análises laboratoriais.

Assim, com o conhecimento fornecido pelo briefing, a Propeq determina a viabilidade de seu desenvolvimento.

Depois, estudam o preço das matérias-primas, a rota química de produção e etapas de processamento. Ao fim, determinam se a sua ideia é viável tecnicamente.

Além disso, também são estudados o custo de manutenção e de desenvolvimento utilizando os dados corretos.

3. Análise de mercado

Como citamos, antes de apresentar os 4 passos, de nada adianta oferecer um produto que não seja uma solução.

Para isso, a Líder Jr. realiza uma análise de mercado para entender, sobretudo, as preferências do público-alvo do produto que está sendo desenvolvido para que as estratégias de vendas sejam assertivas.

Consequentemente, essa etapa permite também conhecer o futuro “market share” de sua empresa. Além disso, pode identificar os concorrentes na análise de mercado o suficiente para manter uma vantagem competitiva.

4. Desenvolvimento do produto

Isso posto, essa é uma possível final etapa da P&D, dado que exista viabilidade para o desenvolvimento do produto.

Portanto, se afirmativa a análise de viabilidade, sua ideia torna-se concreta e possível de ser realizada e a análise de mercado também iniciada.

desenvolvimento do produto
  • Benefícios e exemplos de sucesso

Inicialmente, o investimento de tempo e dinheiro em Pesquisa e Desenvolvimento é fundamental para a tomada de decisões assertivas. Assim sendo, muitos produtos fracassam ao ingressar no mercado devido à sua inserção “às cegas”. Logo, deixam-se levar o desenvolvimento do produto apenas pela intuição dos empresários.

Portanto, não caia nesse erro! Em vista disso, aprenda com alguns cases de sucesso de pequenas empresas. Esses, apresentados no Congresso Brasileiro de Inovações da Indústria:

Altave

Inovação: Startup de São José dos Campos desenvolve balões estáticos para monitoramento e segurança. De tal modo, derrota gigantes multinacionais em licitação internacional para os Jogos Rio 2016.

Destaque: Ousadia de jovens empreendedores que desenvolveram produto. Além disso, tiveram apoio de fundos de financiamento e venceram concorrência com grandes empresas multinacionais.

Wavetech    

Inovação: Pequena empresa de Santa Catarina. Com isso, criou o primeiro aparelho auditivo nacional a partir de tecnologia. Dessa forma, proporciona grande redução de custo. Ademais, sem perda de qualidade.

Destaque: Montagem do equipamento é simples, rápida e de baixo custo. Assim, é a primeira pequena empresa a desenvolver este aparelho no mundo. Também, possuem pegada tecnológica com design diferenciado, e de fácil usabilidade pelos fonoaudiólogos. Sendo assim, esses são responsáveis pela configuração dos parâmetros de um aparelho auditivo. 

Sunew

Inovação: Startup mineira revoluciona o mercado de energia alternativa ao produzir filmes orgânicos fotovoltaicos. Logo, esses podem ser aplicados em superfícies diversas e transformar energia solar em elétrica.

Destaque: Pegada ambiental e tecnológica. Portanto, apresentam grande inovação na produção de painéis geradores de energia solar. Dessa maneira, a empresa se tornou a única no mundo a conseguir produção em grande escala.

Prosumir

Inovação: Pequena empresa gaúcha. Tal qual, desenvolve turbina que transforma o vapor de caldeiras utilizadas nos processos industriais em energia elétrica.

Destaque: Conhecimento técnico e do mercado de eficiência energética. Assim, permitiu o desenvolvimento de peça que aproveita energia, a qual seria desperdiçada.

Assim sendo, você já sabe o que deve ser feito para tirar a sua ideia do papel. Por isso, que tal aprender um pouco mais sobre P&D e sobre captação de clientes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.