Canvas: o que é e benefícios para um plano de negócios

Um exemplo da Canvas

Tempo de Leitura: 3 minutos

Você já deve ter se perguntado se seu projeto de negócio é viável, certo? Em seguida, surgem várias dúvidas sobre quais fatores você deve analisar ao abrir uma empresa. Mas afinal, o que é preciso pensar na hora de planejar o seu negócio? Afinal, planejar um modelo de negócios não é uma tarefa fácil. São dezenas de variáveis que se inserem para se ter cuidado nesse processo, enfim, há alguns riscos que podem colocar tudo a perder. Por isso, as grandes empresas utilizam o Canvas como uma ferramenta de planejamento.

O suíço Alex Osterwalder escreveu em sua Tese de Doutorado HEC Lausanne, e Yves Pigneur o Business Model Generation, ou simplesmente Canvas. Essa metodologia criada em 2000 já foi utilizada por grandes empresas como a Apple e tem como um princípio a cocriação de modelos de negócio, pela análise dos principais elementos que compõem uma organização. Dessa forma, ela é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

O que é Canvas?

É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios. Sendo ele, no formato de um quadro, este permite uma análise mais precisa do modelo de negócios que está sendo criado, remodelado ou adaptado. Dessa forma, ele tem como princípio o pensamento visual, ou seja, o uso de desenhos para representar situações ou ideias.

Ademais, essa metodologia possibilita descrever e pensar sobre o modelo de negócios da organização do empreendedor, de seus concorrentes ou qualquer outra empresa. Portanto, é importante que o local que o quadro estiver seja amplo para que todos possam visualizar e analisar da melhor forma possível. Outro fator importante, é a colaboração do grupo gerenciador do Canvas, afinal, é uma metodologia estruturada na cooperação e no trabalho em equipe.

Os nove blocos do Canvas

Duas pessoas escrevendo em um papel o seu Canvas.

O Canvas é separado em 9 blocos, que são consideradas essenciais para um negócio. 

1. Proposta de valor no Canvas

Primeiramente, a proposta de valor consiste no que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes. O importante é que sua proposta tenha valor para o seu público alvo! É necessário que  fique claro o seu diferencial, que a proposta tenha algo que a torne única, para que se diferencie da concorrência.

2. Segmento de clientes

Já esse tópico representa quais segmentos/tipos de clientes serão foco da sua empresa. Justamente por existirem segmentos distintos, uma dica é focar num nicho específico de mercado, mais especificamente no público alvo de sua empresa.

3. Canais

Ademais, os canais são como o cliente compra e recebe seu produto e serviço. São as estratégias de marketing, os meios de comunicação com o cliente, por exemplo, redes sociais. 

4. Relacionamento com clientes

O relacionamento com clientes é o como a sua empresa se relaciona com cada segmento de cliente. Essa relação pode ser baseada na interação humana, o que torna o contato mais pessoal. Também pode ser o cliente que é responsável por se atender. Ou pode ser um sistema automatizado.

5. Atividades-chave

Elas traduzem-se a quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a proposta de valor.

6. Recursos principais

Recursos principais são os recursos necessários para realizar as atividades-chave. Os principais recursos presentes no seu Canvas podem variar de acordo com seu plano de negócios. Por exemplo, no ramo industrial, o principal recurso é físico, que são as máquinas, e no ramo de prestação de serviços são pessoas, ou seja, recurso humano.

7. Parcerias principais

Parcerias principais são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;

8. Fontes de receita

Esse bloco consiste em formas de obter receita por meio de propostas de valor. Alguns exemplos são: aluguel, taxas de assinatura, corretagem, venda de produtos, prestação de serviços, etc. è nesse momento que você deve estruturar uma organização financeira.  

9. Estrutura de custos

Por fim, a estrutura de custos, representa custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar. dessa forma, é necessário a estruturação de um custeio, uma forma de precificar corretamente. 

 O principal objetivo do Canvas é facilitar o planejamento do seu negócio de forma que seja pouco burocrático e, tendo diversos insights e ideias durante o processo. Além disso, agora que sabemos todas as características principais do Canvas, é a hora de conhecermos os principais benefícios que ele fomenta. 

Principais benefícios do Canvas

Como já foi dito, essa ferramenta incrível é utilizada pela Apple, uma das maiores empresas da atualidade. Deste modo, o Canvas é uma forma de ter o controle total da sua empresa e de tomar decisões coerentes com as suas necessidades e com os seus objetivos. Assim sendo, essa ferramenta auxilia a compreender o cenário que sua empresa está no mercado competitivo. É um modo de ampliar sua visão geral da empresa, visualizar as melhores decisões e quais os riscos que sua empresa está correndo. 

Outro fator relevante que o Canvas fornece às empresas, é a organização financeira. Este que é muito importante, pois é uma das principais causas de falência de algumas empresas. Ter conhecimento do fluxo de caixa da empresa, das contas a serem pagas e dos recibos é de suma significância para o bom funcionamento dos negócios. 

Ademais, o trabalho em equipe de analisar todos os elementos minuciosamente, de compartilhar idéias para desenvolver um novo produto, de temas e soluções é o que agrega para a criação de uma equipe. A colaboração do trabalho em grupo é o que ajuda o crescimento das empresas e auxilia na inovação dos produtos e da forma de trabalho.

Por fim, é possível analisar as vantagens competitivas e as desvantagens, por isso ela está diretamente correlacionada com o plano de negócios. É uma metodologia eficaz que fomenta o entendimento, a discussão, a criatividade e a análise. 

Gostou da matéria? Leia também sobre como ser eficiente no planejamento financeiro da sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.