4 estratégias de marketing para alavancar seu negócio

Tenha boas estratégias de marketing

Por mais incríveis que ideias, produtos e serviços possam ser, alguns podem não ter a visibilidade que merecem por não terem boas estratégias de marketing. Assim, acabam não correspondendo às expectativas iniciais.

Portanto, boas estratégias de marketing são essenciais para alavancar a marca de negócios. Dessa forma, existem diversos aspectos que impactam diretamente no sucesso de um negócio, e ter um pleno conhecimento de tudo o que é marketing estratégico e que ele engloba é um dos mais essenciais. Por conseguinte, é possível traçar planos de ação assertivos para chegar ao topo.

 Então, confira aqui 4 estratégias de marketing e como utilizá-las para consolidar o seu negócio.

Leia também: sou microempreendedor individual como posso expandir meu negócio?

O que são os “4 Ps”?

Também denominado como Composto ou Mix de Marketing, os “4 Ps” são os quatro fatores mais importantes de qualquer negócio.

Dessa forma, divididos em Produto, Preço, Praça e Promoção, são considerados como os pilares que sustentam o planejamento de todo o tipo de comércio.

Diante disso, estar alinhado com essa ferramenta é o primeiro passo para construir uma estratégia de marketing sólida, e isso é fundamental para criar um plano funcional.

Assim, essas variáveis podem ser controladas e devem ser definidas para que se complementam. Dessa maneira, possibilita que todo o planejamento e a execução trabalhem no mesmo ritmo, tenham o mesmo foco e atinjam o mesmo objetivo.

Estratégias de marketing são essenciais para a visibilidade da marca

1° das estratégias de marketing: O produto

O produto é aquilo que a empresa tem a oferecer para o mercado, independentemente de ser físico ou não.

Por isso, ter um produto bem definido é a etapa mais importante de uma boa estratégia de marketing, pois só assim será possível determinar os próximos passos que gerarão impacto.

Também, essa definição serve para que todos possam entender seu real objetivo, desde a empresa na hora do seu planejamento de marketing até o consumidor na hora da compra.

Portanto, para ter um produto bem definido, é importante que tudo o que o envolve seja muito claro e de fácil identificação. Para isso, existem algumas perguntas sugeridas para facilitar essa visualização:

  • Qual o seu nome/marca?
  • Qual a sua cor e conteúdo?
  • Qual o seu diferencial?
  • Qual efeito ele terá na vida do consumidor?
  • Qual é exatamente o seu alcance? – Para prestação de serviços.

2° das estratégias de marketing: O preço

Depois, o preço de um produto é reflexo de diversos fatores, que englobam custo de produção, exclusividade de mercado, valor social, entre outros.

O preço deve ser condizente com a realidade do produto, pois muitas vezes os consumidores não se importam de pagar mais caro em itens relevantes, importantes e com funções insubstituíveis. Ademais, por outras vezes evitam o consumo de algo supérfluo, por mais barato que possa ser.

Então, é necessário encontrar o preço ideal, pois ele potencializará as vendas e o lucro, e existem muitos caminhos para se chegar a essa resposta, como uma análise do valor da concorrência ou um balanço nas vendas.

No entanto, deve se ter um cuidado especial com o preço durante a construção da estratégia de marketing, pois é ele quem está ligado mais diretamente à entrada de caixa da empresa e isso impacta em sua sobrevivência.

Vale lembrar que é muito importante que o cliente esteja ciente do impacto que o produto lhe trará, e essa percepção terá ligação direta com o valor definido.

3° das estratégias de marketing: A praça

A praça trabalha com as formas de distribuição e de venda, ou seja, lida com como o cliente pode chegar até o produto, seja por um meio físico ou online; mas, também, lida com setores de logística, visibilidade e canais de distribuição.

Em síntese, todo o tipo de movimentação, seja ela do cliente ou do próprio produto, deve ser trabalhada na praça.

Se no seu olhar a praça não parece ser tão importante como os outros itens, você está errando gravemente!

De nada adianta vender um excelente produto (ou serviço) com um ótimo preço se você não reconhece onde está o seu cliente ou se o seu contato com ele não é viável.

A acessibilidade é um quesito essencial para que haja um bom fluxo, e o cliente não pode ter dificuldades em chegar até o produto.

Esse pode ser considerado com o item que mais envolve a “estratégia” em uma estratégia de marketing e estratégia de vendas, já que lida com posicionamento e alcance.

Leita sobre: a importância de um bom plano de negócios

4° das estratégias de marketing: A promoção

A promoção lida diretamente com divulgação e é onde define-se como o produto será mostrado. Criando, assim, a sua primeira imagem e construindo como ele será visto por todos, tornando-o reconhecido por aqueles atributos.

Ela é essencial para “fazer a cabeça” dos consumidores e elevar o número de vendas.

Logo, nessa etapa é necessário mostrar para as pessoas que elas têm a necessidade de possuir o produto, mesmo que ainda não saibam disso.

Portanto, essa é a hora de espalhar a marca por todos os cantos, buscando assim a sua consolidação e reconhecimento, bem como abusar das propagandas nos meios mais adequados (rádio, TV, jornais, redes sociais) para poder atrair os clientes certos e se destacar da concorrência a partir do marketing estratégico.

O que fazer então para um bom marketing?

Alguns desses itens podem parecer óbvios e intuitivos demais, mas ao se lançar um olhar mais crítico é fácil perceber sua complexidade e importância.

Diante desse fato, esses tópicos ilustram caminhos diferentes, mas que tem a mesma finalidade: fortalecer a marca e conquistar mais clientes.

Agende já seu diagnóstico gratuito com a Líder

A divisão dos “4 Ps” serve para deixar tudo mais visual e perceptível, porém, por mais que estejam divididos, eles devem sempre trabalhar bem e em união, pois um pilar afeta diretamente o outro e, se apenas um não estiver bem posicionado, a sustentação do seu negócio pode ceder em algum momento.

Portanto, se o seu negócio está com dificuldades, utilize essa ferramenta estratégica do marketing para identificar onde está o problema e começar a traçar planos de ação e um plano de marketing para resolvê-lo.

Também, se está começando um negócio, preste muita atenção na formulação de cada um desses tópicos, pois o bom planejamento agora só trará bons resultados no futuro!


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Agende-um-diagnóstico-Gratuito-1.png


17 comentários em “4 estratégias de marketing para alavancar seu negócio”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.