A importância do Marketing Estratégico no meu e-commerce

A importância do Marketing Estratégico no meu e-commerce
Qual a importância de um Marketing Estratégico no meu e-commerce?
Tempo de leitura: 4 minutos

Entendendo o contexto econômico e social em que estamos, observa-se que as compras online tiveram um aumento de 40% em comparação com o ano passado. Dessa forma, esse aumento torna o marketing digital de grande importância para os negócios, pois a venda e divulgação online viraram uma saída para a crise. Assim, o momento ideal também para inovar e explorar as possibilidades do meio, é agora! Mas, sabendo as inúmeras possibilidades que existem, pode-se utilizar o marketing estratégico no e-commerce para tornar suas estratégias mais eficientes. De modo que, a consultoria de marketing estratégico visa sanar essas dores.

Deseja entender mais sobre uma consultoria de marketing estratégico? Clique aqui e entenda melhor.

Mas o que é Marketing Estratégico?

A importância do Marketing Estratégico no meu e-commerce

O marketing estratégico tem relação direta com a administração da empresa. Isto é, trata-se de um plano com foco nas metas da empresa, os recursos e em qual período de tempo esses objetivos serão alcançados. Busca também, aproveitar as melhores oportunidades dentro do mercado.

Portanto, o marketing estratégico atua como orientador de todo o planejamento de marketing de uma empresa, seja ela um e-commerce ou não.

Nesse planejamento são definidos em quais canais a empresa irá se divulgar e quais são as necessidades dos clientes

Qual a importância do Marketing Estratégico no meu e-commerce?

Agora que você já entendeu o objetivo do marketing estratégico, será mais fácil entender quais são suas inúmeras vantagens, seja seu negócio um e-commerce ou não.

Dessa forma, o marketing estratégico é responsável por auxiliar a planejar e realizar de forma organizada e inteligente, os planos de ação ideais para sua empresa, sem desperdício de dinheiro e tempo.

Veja mais sobre Marketing Estratégico na prática em nosso case: All Nova – O Desafio de entrar em um mercado desconhecido!

Especificamente falando sobre e-commerces, uma estratégia de marketing pode te auxiliar em:

Entender seu público-alvo

Uma das etapas essenciais de um bom plano de marketing é conhecer seu público-alvo. Afinal, do que adianta definir ações sem saber quem você quer atingir com elas?

Assim, entendendo seu público alvo a partir de uma análise de mercado, é possível definir quem é seu potencial cliente e quais são as necessidades e prioridades dele, ao buscar um produto/serviço.

Somente assim, suas ações serão mais certeiras e consequentemente, resultarão em conversões.

Leia mais em Como entender meu cliente e aumentar minhas vendas!

Conhecer seus concorrentes

Além disso, outro ponto analisado pelo marketing estratégico é os concorrentes do seu e-commerce, possibilitando que sejam visualizadas de forma ampla as ameaças e oportunidades em relação ao seu mercado.

Entender viabilidade de um novo produto

Como dito acima, ao realizar um marketing estratégico será claro quem você quer atingir e as necessidades desse público. Se sua meta é lançar um produto novo, será pouco inteligente fazê-lo sem um plano de marketing pré-definido.

Assim, um planejamento das características dos potenciais clientes e um estudo da recepção do novo produto é indispensável para que ele atinja o sucesso de vendas desejado.

Fazer investimentos com propósito

Algo muito importante para a gestão financeira de seu negócio é saber exatamente o que sua empresa tem de custos e desperdícios. Portanto, a falta de um planejamento de marketing pode fazer com que seu negócio invista seu esforço em estratégias pouco eficazes, tanto financeiramente falando como em relação ao tempo investido.

Assim ao final de um marketing estratégico, será possível entender no que deve-se investir e quais os resultados esperados dessa ação.

Definir ações mais competitivas através do Marketing Estratégico no seu e-commerce

Os produtos já estabelecidos no seu e-commerce também possuem importância no marketing estratégico, já que são analisadas formas de torná-los ainda mais competitivos em relação à concorrência e as oportunidades que o mercado traz, bem como o valor agregado em relação a eles.

Assim, deve-se ser crítico ao questionar: como podemos gerar mais valor ao produto e dessa forma, aumentar ainda mais suas vendas?

Etapas do Marketing Estratégico no meu e-commerce

A importância do Marketing Estratégico no meu e-commerce

Dessa forma, para fazer um planejamento de marketing eficiente, é preciso seguir algumas etapas.

1. Análise SWOT

Como já dito, o marketing estratégico possibilita conhecer seus clientes e consequentemente, aumentar suas vendas.

Mas, antes de entender seu mercado, é importante entender seu próprio negócio, considerando todos os pontos fortes e fracos, bem como suas ameaças e oportunidades.

Dessa forma, a palavra SWOT é formada pelas iniciais Strengths (forças), Weekness (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), possibilitando localizar falhas e tomar decisões com embasamento.

Faça o download gratuito do nosso e-book Análise SWOT: Inicie o Planejamento Estratégico de sua empresa!

2. Análise de mercado

Entendendo então seu negócio, é o momento de entender seu mercado e tudo que ele engloba.

Conheça na prática um projeto de Análise de Mercado em nosso case: Alterpel – Saiba como a empresa conseguiu 3 novos clientes!

A análise de mercado tem como objetivo, obter informações sobre o mercado e o contexto de atuação de sua empresa, ou seja, é possível entender a partir dela qual é o público alvo de determinado produto ou serviço. Além de entender mais sobre o próprio produto, seus concorrentes e seus possíveis fornecedores.

Leia mais em Análise de Mercado e sua influência sobre minhas vendas!

Portanto, os dados devem ser estudados e analisados de modo quantitativo e qualitativo, através de questionários e pesquisas. Então, a partir daí é possível traçar estratégias mais focadas ao público certo e competitivas com a concorrência existente.

3. Mix de marketing

Nessa etapa, são definidas as estratégias levando em conta até 8 variáveis diferentes, ou os famosos P’s de marketing.

O número de variáveis escolhidas para essa etapa varia de acordo com a necessidade de cada negócio, podendo ser:

  • Produto – esse “P” é essencial para entender as características e vantagens do seu produto sobre a concorrência;
  • Preço – deve-se considerar nesse “P” o custo de produção do produto/serviço e seu valor agregado, levando em conta também para quem ele é direcionado e a situação atual do mercado;
  • Praça – refere-se a maneira como o produto/serviço chega ao consumidor, isto é, é necessário conhecer onde se encontra o público alvo definido para que o produto seja anunciado e alcance seu público;
  • Promoção – aqui a preocupação é promover seu produto/serviço pelos canais corretos, chamando atenção dos potenciais clientes. Para tal, é preciso entender os horários corretos também;
  • Palpabilidade – também conhecimento como posicionamento, este “P” se preocupa em observar o ambiente onde o serviço é prestado ou o produto é ofertado, sendo essencial analisar todos os aspectos possíveis (apresentação visual, equipamentos, interações com o cliente, layout, etc) ;
  • Pessoas – esse “P” se refere a todos os envolvidos, direta ou indiretamente, na produção do produto ou prestação do serviço. É importante que o gestor pense em capacitações para seus funcionários, tornando o foco, o atendimento do cliente;
  • Produtividade – é intuitivo que esse “P” se preocupe com o planejamento do marketing, de forma que a produtividade seja maximizada até o momento da entrega final ao cliente;
  • Processo – representa todos os fluxos de trabalho e procedimentos da prestação de serviço, tendo como objetivo otimizá-los, garantindo mais qualidade e dessa forma, fidelização do cliente.

4. Destrinchar as estratégias

E por fim, é importante destrinchar as estratégias definidas nas etapas anteriores de forma que seja claro à equipe responsável por suas ações, o que deve ser feito, quando, como e quanto será o orçamento destinado para tal.

Muitas ferramentas e métodos de gestão podem ser utilizadas em conjunto com seu plano de marketing, tornando-o mais eficiente e claro, como é o caso do ciclo PDCA – método de gestão muito utilizado em empresas para controle e melhoria contínua de processos -, ou até mesmo o 5W2H, ferramenta que possibilita criar planos de ação eficientes em 7 passos simples.

Deseja entender mais sobre uma consultoria de marketing estratégico? Clique aqui e entenda melhor.

Agora você conhece as principais vantagens de realizar um marketing estratégico no seu e-commerce. Ficou interessado? Agende um diagnóstico gratuito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.