Como entender meu cliente e aumentar minhas vendas

Market Share
Entenda seu cliente e aumente suas vendas
Tempo de leitura: 2 minutos

Algo que é muito cobiçado no meio de grandes empresas é uma grande porcentagem de market share, que auxilia no fortalecimento da marca no mercado e consequentemente, maior volume de vendas, podendo ser potencializada com estratégias de marketing, por exemplo.

De acordo com estudos, empresas que investem em marca e publicidade em momentos de crise, tendem a crescer 5 vezes mais do que as que preferem se resguardar.

Mas o que é Market Share?

O conceito de market share pode ser entendido como a porcentagem que uma determinada empresa tem de um mercado, ou seja, quantos por cento das pessoas que podem adquirir determinado produto, realmente o adquirem da marca X. Não ficou claro?

Um exemplo real é a Amazon que detém um market share de 49% do e-commerce (comércio digital), enquanto o e-Bay vem logo atrás com 6.6%.

Isto significa que quase metade dos potenciais clientes acabam comprando produtos da Amazon, o que consequentemente fortalece sua marca e suas vendas.

E como o market share é medido?

O Market Share pode ser calculado de diferentes formas, como:

  • Volume de venda: volume de vendas no período X/ volume de vendas das principais empresas no período X;
  • Valor de mercado: valor de mercado da sua empresa/ valor total do mercado em que atua;
  • Pesquisa de mercado com o público alvo: número de clientes/ número de potenciais clientes.

Se formos analisar, duas dessas três formas utilizam dados provenientes de concorrentes.

Leia mais em Análise de Mercado e a influência sobre minhas vendas!

Deseja entender melhor e fazer uma análise de seu mercado? Já imaginou realizar uma consultoria de marketing estratégico?

Entretanto, conhecer os concorrentes não serve apenas para fazer o cálculo do Market Share de sua empresa, também serve para que seja possível saber o que está dando certo e o que deve ser evitado no mesmo ramo em que você atua.

Entendi market share, mas como posso aumentar o meu?

Para melhorar o alcance de sua empresa no seu ramo é importante ter conhecimento a respeito dos seus clientes, concorrentes e fornecedores para que dessa forma seja possível elencar algumas estratégias eficazes para atrair mais clientes e assim vender mais.

Leia mais em 4 estratégias de marketing para alavancar seu negócio!

Market share

O entendimento dos três é deveras importante. Então, a princípio, devemos conhecer cada um deles.

  • Concorrentes: são aqueles que atuam em um ramo igual ao similar ao seu negócio. Como por exemplo, dois restaurantes que vendem pizza;
  • Fornecedores: são aqueles que são capazes de te fornecer aquilo que você vende, desde matéria prima até o produto final. Nesse caso, podemos citar o estabelecimento onde o dono do restaurante compra os ingredientes necessários para produzir suas pizzas;
  • Clientes: os seus potenciais consumidores, ou seja, todos aqueles que comprariam os seus produtos ou serviços. Seguindo essa linha, seriam as pessoas que comem pizza, tanto no local físico quanto entrega.

Depois de entender quem são eles, é essencial conhecê-los para que dessa forma seja possível extrair estratégias de marketing para alavancar o seu negócio.

Leia mais em 3 erros no planejamento de marketing da minha empresa!

Então o que é preciso para ter boas estratégias de marketing?

Bom, basicamente:

  • Ter objetivos claros;
  • Ter uma comunicação constante;
  • Seguir boas práticas;
  • Analisar resultados.

Mas apenas isso não seja o suficiente para que seu negócio tenha uma estratégia de marketing consolidada. Já que é preciso ir bem mais a fundo em cada um desses tópicos. Então vamos lá!

Leia mais em O que é Marketing Estratégico? Aprenda passo a passo!

Objetivos claros

O primeiro passo para se atingir um objetivo é definir exatamente onde você quer chegar e o que você quer ter ao atingir isso.

A partir do momento que você tem pleno conhecimento dos seus objetivos, ficará muito mais fácil traçar o caminho que será necessário percorrer.

Comunicação constante

A comunicação é a chave para o entrosamento, não adianta termos muitas ideias boas se elas não se conectarem e fazerem sentido.

Um time pequeno entrosado e engajado traz resultados melhores do que várias pessoas pensando de forma isolada.

Boas práticas

Boas práticas podem ser interpretadas de inúmeras formas, mas nesse caso estamos nos referindo a atualização constante, ou seja, estar inserido do mercado que deseja atingir, de forma a entende-lo, e estar sempre se atualizando, já que as coisas estão sempre mudando e quem não se atualiza não compete no mercado.

Análise de resultados

Para entender que algo está funcionando é necessário medir o que o está acontecendo, ou seja, por meio de alguma métrica pré-determinada, averiguar e medir se determinada estratégia está trazendo bons resultados.

Muito além do que apenas medir determinados resultados, é necessário criar determinadas ações para que aquilo que não traz resultado seja modificado e aquilo que está funcionando seja impulsionado.

Para finalizar, entendemos como funciona desde o conceito de Market share até o que é necessário para ter uma boa estratégia de marketing.

No entanto, tudo isso está conectado e se analisarmos bem o centro disso é o cliente, sem ele não podemos gerar receita, já que não teremos para quem vender; não poderemos definir uma estratégia de vendas, por não saber quem é o potencial comprador.

Em suma, não conseguiríamos fazer nada sem os nossos clientes. Os clientes são o centro dos negócios e devem ter a atenção devida. Dos pilares levantados acima: fornecedor, concorrentes e clientes, o principal é o consumidor, já que ter conhecimento de qualquer outro não fará sentido sem ter um objetivo final, ou seja, um cliente.  

Entretanto, mesmo tendo esse foco, os demais pilares não devem ser ignorados, uma vez que a harmonia entre eles traz uma consolidação de negócio muito eficiente.

Por que ter esse equilíbrio?

Sem um equilíbrio, você teria dificuldades para atingir os seus objetivos.

Exemplificando isso:

  • Se eu não tiver fornecedores confiáveis, em um determinado dia eu posso ser deixado na mão e não conseguir entregar o meu produto aos meus consumidores;
  • Caso não tenha um fornecedor que me traz produtos de qualidade e com um preço bom, eu não conseguirei repassar a qualidade que prezo aos meus clientes e não conseguirei um lucro significativo em minhas vendas;
  • Se eu não tiver conhecimento a respeito do meu concorrente, ele pode ganhar em cima de mim;
  • Se o meu concorrente tem muitos clientes em seu restaurante, vendendo a mesma coisa que eu vendo, por que eu também não posso?

É por essas e por muitas outras razões que devemos nos apoiar nesses pilares e torná-los vantajosos ao nosso negócio! Fale conosco e faça uma consultoria de marketing estratégico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.