Charcutarias: Uso Do Plano De Marketing Para Vender Para Os Clientes Certos!

Localizada em São Paulo, a Charcutaria do Cliente possui o interesse em iniciar um negócio no ramo de charcutaria, produzindo embutidos, defumados e curados de extrema qualidade.

Do desejo do Rafael de aplicar todo seu conhecimento como um renomado açougueiro e churrasqueiro, formou-se a ideia de empreender um novo negócio.

O DESAFIO:

Porém, assim como qualquer empresa iniciante, Rafael precisava de uma guia para como inserir sua marca no mercado. Assim como, estratégia de curto e longo prazo para ter alcance na internet com o seu público-alvo. Dessa necessidade, surge então um serviço de Plano de Marketing, qual permite o estudo do mercado e os comportamentos do consumidor.

Leia mais:  5 motivos para investir em uma consultoria empresarial

O PROJETO:

Análise Estratégica:

A análise estratégica foi realizada através da elaboração da Matriz SWOT, que consiste no levantamento de dados caracterizantes dos fatores internos e externos da Rafa Butcher.
Dessa forma, com a ferramenta, conseguimos identificar e mapear as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças da empresa.

Além de que, após levantamento dessas, cruzamos essas informações para identificar as vantagens competitivas e as desvantagens que precisam ser estudadas para auxiliar nas estratégias da empresa.

Ademais, essa análise auxiliou no conhecimento do mercado onde se encontra a empresa e, com esse conhecimento aprofundado atrelado ao marketing estratégico, fomos capazes de traçar o perfil do consumidor, traçar planos de ação de acordo com os objetivos estabelecidos e dificuldades identificadas e ações de divulgação e comunicação mais adequados para a satisfação dos clientes.

Análise de Mercado

A análise de mercado consistiu na aplicação de questionários direcionados para concorrentes e o público-alvo visando ter um conhecimento do comportamento do mercado. Ademais, com essa etapa procuramos:


Conhecimento do segmento: Visão estratégica do mercado em que se está incluído, através da obtenção de dados relacionados ao público-alvo e concorrentes. Dados esses que conscientizarão a empresado seu posicionamento no mercado.

Desenvolver diferencial: Obter dados quantitativos do comportamento dos   concorrentes   e   preferências   do   público-alvo   para   evidenciar   a singularidade do negócio e, portanto, possibilitar o desenvolvimento do mesmo.

Caracterização dos Concorrentes: Entender quais são os comportamentos dos concorrentes do mercado. Com isso, conseguir mapear onde colocam mais esforços, como interagem com clientes e quais estratégias de marketing utilizam.

Mix de Marketing

Após finalizada a etapa da análise de mercado, iniciamos o Mix de Marketing.  Durante isso, é utilizada a famosa estratégia de Marketing dos 4P’s (preço, produto, praça e promoção). Os 4p’s analisam todos os componentes da marca facilitando um melhor entendimento de como a marca se relaciona com o mercado.Por fim, definimos os pilares para as estratégias que são criadas.

Elaboração de Estratégias

Após definição e estudo dos 4P’s, elaboramos as estratégias para que a empresa conseguisse se adentrar no mercado da melhor forma. Para isso, usamos os dados coletados nas etapas anteriores, junto com o conhecimento da persona e público-alvo para estabelecer quais deveriam ser as movimentações de curto, médio e longo prazo a serem tomadas. Dentre elas, foram desenvolvidas estratégias de Facebook, Instagram, fidelização, parcerias, plataformas de delivery, site, e-mail marketing e Google.

Impactos e Resultados

Com a finalização de todas as etapas de um Plano de Marketing o cliente teve disponível todas os passos para conseguir se adentrar ao mercado com segurança e conhecimento do comportamento dos clientes. Assim como, conhecimento de como utilizar cada plataforma disponível para a comunicação com o seu público-alvo.

Também quer isso para sua empresa? Fale com um consultor especialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.