Novo negócio no Mercado Óptico: Líder Jr. auxilia sua estruturação

Sobre o Desejo de Empreender um Novo Negócio

Andréia possuía o sonho de empreender no Ramo Óptico.

Do desejo de uma aposentadoria sólida e garantia de uma atividade atuante, formou-se a ideia de empreender um novo Negócio. Nossa cliente nos procurou com o anseio de proporcionar inovação ao ramo das Óticas e fundar um novo estabelecimento na cidade de Sorocaba-SP.

Sem qualquer experiência no ramo e uma série de idealizações ainda desorganizadas, nossa cliente nos procurou para adquirir conhecimento acerca dos concorrentes e potenciais fornecedores, consciência da aderência do público para o qual aspirava orientar as vendas e direcionamento em relação à localização e às marcas a serem ofertadas no novo Negócio.

O Desafio

Com o aumento no número de estabelecimentos concorrentes e a indefinição de Público-Alvo, estratégias promocionais, localização e canais de divulgação adequados, viu-se a necessidade de execução de um Plano de Negócios, de modo a impulsionar e coordenar o desenvolvimento do novo Empreendimento.

O grande desafio verificou-se, portanto, na busca por estratégias que proporcionassem diferencial competitivo à nossa cliente. A Análise de Mercado, conjuntamente ao Plano de Marketing asseguraram a viabilidade do negócio, a fim de que pudesse, afinal, retirar a ideia do papel.

Gostaria de saber mais sobre Plano de Negócios? Agende agora um Diagnóstico Gratuito através do Link https://liderjr.com/contato/!

Conhecimentos Utilizados para Realização do Projeto

Análise Estratégica: Utilizamos, ao início do Projeto, a ferramenta Canvas. Ela nos auxiliou na identificação dos canais de comunicação que a cliente gostaria de aplicar, dos objetivos enquanto Ótica, das tendências de Mercado que seriam ou não utilizadas e dos valores e diferenciais competitivos almejados.

Análise de Mercado: A equipe responsável pelo projeto coletou, por meio da aplicação presencial de questionários em localidades previamente estabelecidas na cidade de Sorocaba-SP, dados acerca das características dos principais concorrentes. Consideramos, para a análise, o preço e os diferenciais competitivos, além das preferências relacionadas aos clientes-alvo do Negócio. A Análise de Mercado responsabiliza-se, portanto, pelo entendimento integral do Mercado em que o novo Negócio irá atuar. Compreende, portanto, um direcionamento em relação aos possíveis fornecedores e parceiros. O projeto forneceu dados quantitativos em relação ao custo e à qualidade dos produtos oferecidos pelos fornecedores mais vantajosos.

Saiba mais sobre a realização de uma Análise de Mercado em https://rockcontent.com/br/blog/como-fazer-uma-analise-de-mercado/.

Planejamento Financeiro: Nessa etapa, foram estimados, além dos custos totais necessários à implementação do novo Negócio, o Capital de Giro (Capital necessário à continuidade das operações da Ótica). Detalhamos cada um dos custos iniciais, compreendendo o investimento em produtos e equipamentos, contratação de pessoal e a seleção de estratégias de divulgação da marca. Posteriormente, entregamos o Demonstrativo de Resultados, relatório contábil composto pelos aspectos de saúde financeira do novo empreendimento (Receitas, Custos, Despesas, Impostos, Lucratividade e Rentabilidade). Além disso, a equipe realizou uma simulação de cenários (Pessimista, Realista e Otimista), de modo a possibilitar o planejamento de ações que evitem adversidades e/ou potencializem situações favoráveis.

Todos os custos necessários à estruturação do negócio foram estimados durante o projeto.

Etapas finais para a Estruturação do Novo Negócio

Plano de Marketing: Foram criadas, analisadas e definidas estratégias voltadas à criação da imagem ideal e necessária ao novo empreendimento. Os entregáveis digiram-se à captação do público previamente estabelecido por meio da Análise de Mercado. Para a realização dessa etapa, fez-se, portanto, necessária análise profunda em relação à política de preços conforme disposição do Mercado, de modo a entregarmos à cliente uma série de estratégias promocionais voltadas à manifestação de interesse, por parte dos futuros consumidores, pelos benefícios oferecidos pelo Negócio. Ademais, definimos os canais de divulgação ideais para o ramo, levando em consideração a faixa etária e as preferências de potenciais clientes. Por fim, elencamos possíveis localizações, baseadas na proximidade com o mercado consumidor e na facilidade de distribuição, para a construção da Ótica.

Plano Operacional e Equipe de Gestão: É responsável por nortear os funcionários e facilitar o desempenho de suas funções. Foram, portanto, nessa etapa, analisados e descritos de modo detalhado, cada um dos processos de venda das lentes e armações. O projeto explorou procedimentos desde a ordem de compra, inclusão no estoque e disposição dos produtos até a execução de compra por parte dos consumidores. Após o detalhamento de cada um dos processos internos, estimamos um planejamento do arranjo físico. Este continha a localização de cada um dos recursos físicos e uma modelagem 3D, simulando o ambiente estimado pela cliente.

Sumário Executivo: Visa a obtenção de investimentos e contextualização de cada uma das seções do Plano de Negócios. O Sumário Executivo foi entregue com a descrição, de modo sucinto, de cada uma das informações pertinentes ao novo negócio, além de sua viabilidade.

Impactos e Resultados

Com a finalização e entrega de cada uma das etapas pertencentes ao Plano de Negócios, nossa cliente conquistou a segurança necessária para inserir-se no Mercado. Além disso, posicionou-se frente aos concorrentes para destacar-se com maior facilidade em meio aos estabelecimentos competidores. O Projeto contou com entregáveis relacionados à previsão de resultados em inúmeros cenários e à projeção acerca do período necessário para obtenção de retorno do valor inicialmente investido. Além disso, apontou, com clareza, estratégias direcionadas aos diferenciais competitivos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.