Qual o local ideal para abrir minha empresa?

tempo de leitura: 8 min

A localização do seu negócio influencia no seu sucesso! Então confira algumas dicas para acertar na hora de escolher o local ideal.

imagem de uma mulher colocando uma placa de open simbolizando a abertura de um negócio

A diferença entre alcançar ou não resultados positivos no seu negócio pode vir da seleção do ponto comercial onde ele irá funcionar! Você pode oferecer ao mercado os melhores produtos e ter a melhor equipe de atendimento. Mas, se abrir sua loja no local errado, todo esse investimento pode ser desperdiçado. Portanto, a localização estratégica do seu negócio é primordial para suas vendas decolarem!

Como escolher o melhor local?

Primeiramente, defina se o seu negócio exigirá um local físico.  Lembrando que, algumas regiões podem não permitir que alguns segmentos de empresas se situem em áreas residenciais, como por exemplo, no ramo de comércio. Assim, não se esqueça de conhecer as leis do município em que você desejar iniciar o seu negócio. 

Vale lembrar ainda que, o melhor local dependerá do serviço oferecido pela sua empresa e o perfil do consumidor. Para isso,  olhe para o seu negócio e entenda qual o seu público-alvo e volume de clientes necessário para sustentá-lo. 

Assim, o próximo passo é coletar informações sobre o público que frequenta a região. Qual é a idade, a renda e o potencial de consumo delas? Tais características condizem com o seu negócio? Esses e diversos outros fatores devem ser analisados na busca pelo imóvel perfeito. 

Para ajudá-lo neste processo, a Líder Jr. listou 5 dicas para você escolher o local ideal para o seu negócio, confira:

1 – Do que sua empresa necessita?

Antes de tudo, é preciso determinar se a sua empresa pode ser  home office ou precisa de instalações específicas. Um escritório em casa pode ser útil para uma empresa que atue no ramo de consultorias, design gráfico ou criação de conteúdo. Do mesmo modo, empresas que não fabricam produtos em larga escala podem se acomodar em um escritório na própria residência.

Por outro lado, se o seu negócio consiste numa loja de fabricação de produtos, ou necessite de vários funcionários trabalhando, o mais apropriado é buscar por um espaço em que essas necessidades sejam atendidas da melhor forma possível.

2  – O melhor lugar é aquele próximo do seu cliente

Seu negócio deve estar próximo dos seus clientes. Conheça o perfil dos seus clientes e saiba o que ele faz, o quê e como ele consome e os lugares que ele frequenta, feito isso você estará no caminho certo!

Outra dica é que você procure por locais que já tenham outras empresas abertas, e claro, atraiam o público que você deseja. Por exemplo, se o ramo do seu negócio é produtos naturais pode ser vantajoso instalar-se ao lado de um estúdio de yoga.

3 – Analise a concorrência

Ao analisar a concorrência do seu negócio, podem surgir dois caminhos. O primeiro é abrir sua empresa perto da concorrência, com o objetivo de oferecer uma nova opção aos clientes. Mas, lembre-se, neste caso é muito importante que o seu produto ou serviço ofereça um diferencial!

O segundo caminho é abrir seu negócio numa área que tenha carência dos produtos e serviços que você pode oferecer. Portanto, é necessário realizar uma pesquisa prévia da região e estudar o interesse do público.

4 – “Quem não é visto, não é lembrado”

Aqui é importante avaliar o custo-benefício da localização. Se o seu negócio depende de vendas, ou seja, o cliente precisa encontrar onde você está, pode ser que um local bem posicionado estrategicamente eleve ainda mais sua clientela. Portanto, considere um local em uma rua fácil de encontrar, e que principalmente, ofereça fácil acesso dos pedestres à ela.  

5 – Preste atenção às leis de zoneamento

Ao procurar um local para instalar seu negócio, é fundamental que você conheça as leis de zoneamento do município e se certifique de que é possível conduzir sua empresa no local escolhido.

Assim, após pensar sobre essas 5 dicas, algumas perguntas devem ser respondidas na hora de escolher o local ideal para sua empresa:

  1. A localização da empresa facilita o acesso dos clientes?
  2. O local favorece a venda por impulso? Mesmo sem intenção de compra, os clientes sentem-se estimulados a comprar apenas ao ver o produto?
  3. Qual o fluxo de pedestres no local?
  4. A área concentra mais atividades comerciais e/ou concorrentes?

Depois de aprender algumas dicas para a escolha do melhor local para abrir sua empresa, separamos alguns cuidados que você precisa tomar antes da sua decisão:

Fluxo de pessoas: o combustível das vendas

várias pessoas andando na rua simbolizando multidão. local ideal

Como diz o ditado “Você precisa estar localizado onde o vento corre”. O ponto ideal é onde seu consumidor está! Então, busque por regiões com grande concentração e fluxo de pessoas. O principal fator que torna um ponto ruim para o comércio é a ausência do público-alvo em seu entorno. Assim, quanto mais pessoas circulando ao redor da área escolhida, mais clientes em potencial.

Ofereça acessibilidade

Faça com o seu cliente chegue até você! Imagine que você está passando por uma via muito movimentada e de repente se interessa por uma vitrine que lhe prende a atenção. Seu primeiro pensamento é parar e ir até a loja, mas por ser um ponto de muito trânsito não consegue acessar o estacionamento, e assim, decide ir embora.

De nada vale um ponto com ótima visibilidade, se é muito difícil chegar lá, certo?

Então anota aí essa dica! Para conhecer melhor a acessibilidade do local, visite ele várias vezes durante o dia e por um período de tempo. Perceba se em algum momento seu estabelecimento irá ser prejudicado, ou se existe alguma forma de contornar esse problema. Por exemplo, se seu negócio tiver operação noturna, estar localizado num local super movimentado durante o dia e deserto à noite pode ser prejudicial.

Não deixe seu negócio ser um peixe fora d’água

Pensando nesse ditado, imagine a seguinte situação. O negócio que pretende abrir será no ramo de venda de calçados. Então, você está procurando pelo local ideal, e de repente encontra um ponto que caberá no seu orçamento, porém ao redor dele a área é composta por oficinas e lojas automotivas. Será que esse seria um bom lugar, mesmo sendo “mais barato”?

A resposta é “não”. Definitivamente, o público que circula por essa área não condiz com o seu público-alvo, ou seja, essa não seria uma escolha inteligente! 

Não se esqueça que mudanças podem acontecer

Na hora de escolher o local, é preciso considerar que mudanças podem ocorrer na área em que ele está inserido. Por exemplo, o bairro em que está inserido pode evoluir e possíveis construções podem ser realizadas pela prefeitura. Vale a pena estar atento à essas alterações para que sua empresa obtenha sucesso a longo prazo.

Custo do imóvel: o ponto dos sonhos cabe no orçamento?

pessoa realizando cálculos financeiros

Entretanto, além de estar atento ao perfil do público, à visibilidade e ao fluxo de pessoas, no momento de encontrar o local ideal é fundamental que este se adeque ao orçamento. Seja na compra ou na locação é preciso considerar, ainda, gastos como reformas e manutenções. 

Uma dica é ter várias cartas na manga e nunca encerrar a sua busca com apenas uma opção. Considere também o prazo de retorno e o movimento esperado que essa localização pode oferecer. Assim, se organize financeiramente e tenha uma Planilha para lançar todas as entradas e saídas mensais.

Agora é hora da ação!

Como você já sabe como escolher o local ideal e mais adequado ao seu negócio, é hora de colocar o plano em ação. 

A Líder Jr. Consultoria pode te ajudar nisso. Nosso serviço de Plano de Negócios colabora para a estruturação do seu negócio.   Ele trilha o caminho que deve ser seguido para o sucesso da sua empresa. Além disso, o Plano de Negócios analisa critérios financeiros, pesquisa o público alvo ideal, realiza estratégias de marketing e estrutura o plano operacional do negócio. 

Ficou interessado em conhecer na prática como nosso serviço pode alavancar sua empresa? Então conheça o case  Roti Gastronomia, e como o Plano de Negócios contribuiu para a fidelização e conquista de novos clientes, a partir da Análise de Mercado e público-alvo. 

Quer alavancar seu negócio? Não perca mais tempo! A Líder Jr. Consultoria pode ser a solução. Entre em contato conosco e agende agora mesmo o seu diagnóstico gratuito com um dos nossos consultores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *