Como identificar a viabilidade de um novo negócio ou a expansão de um já existente?

Empreender vai além da abertura de um negócio, o desejo de toda empresa nascente é atingir a maturidade e firmar-se no mercado obtendo o sucesso e retorno financeiro favorável. No entanto, uma série de fatores fazem com que milhares de empresas fechem as portas logo nos primeiros cinco anos de empresa. O principal deles é a falta de um estudo da viabilidade desse novo negócio.

Dessa forma, para que você consiga identificar a viabilidade do seu novo negócio ou até mesmo a expansão de um negócio já existente, é necessário um Plano de Negócio bem estruturado. Portanto, levantar informações importantes sobre o seu mercado de atuação, ter um planejamento financeiro detalhado e estudar as oportunidades de crescimento do negócio são os pilares essenciais.

Mas o que é um Plano de Negócio?

É um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais ações devem ser tomadas para que essas metas sejam alcançadas. Um Plano de Negócio permite identificar antecipadamente e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los quando já se está inserido no mercado.

Sendo assim, é importante tanto para quem está abrindo o negócio quanto para quem está ampliando o empreendimento. Vale destacar que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio.

Portanto, algumas validações devem ser feitas nesse plano:

Viabilidade do Negócio no Mercado

A viabilidade de mercado pode ser dividida em três partes: validação da necessidade, tamanho da demanda e ambiente competitivo. É necessário validar se realmente existe mercado para o seu produto ou serviço. Da mesma forma que é necessário avaliar o tamanho da demanda, ou seja, quantas pessoas são clientes em potencial. Dessa forma, vale lembrar que nichos de mercado muito específicos e limitados em volume podem ser um grande problema para uma empresa.

Além disso, ainda dentro da viabilidade de mercado, é essencial investir nessa análise, pois ela pode trazer muitas informações importantes do ambiente competitivo. Sendo assim, o objetivo da pesquisa de concorrentes é comparar a sua proposta com a das empresas que atuam no mercado. Assim como, descobrir se você tem algum diferencial competitivo relevante.

Portanto, para sanar esses três pontos essenciais do entendimento da viabilidade de mercado – validação da necessidade, tamanho da demanda e ambiente competitivo – é necessária uma Análise do Mercado. Dessa forma, você poderá entender o comportamento do seu público alvo, as tendências desse ramo, as estratégias dos seus concorrentes e, por fim, estruturar um marketing assertivo com diferencial dos demais.

Viabilidade Operacional

O estudo de viabilidade de um novo negócio deverá, também, apontar a equipe operacional necessária para tocar o novo projeto e os custos disso. Ter um mercado bem estabelecido, mas não conseguir viabilizar a produção de forma a atender a demanda certamente torna o negócio inoperante.

Sendo assim, essa análise da viabilidade operacional demonstrará formação dos funcionários (quantidade de operadores), carga de trabalho (que não acarrete problemas para o funcionário e que esteja de acordo com a legislação trabalhista) e infraestrutura (providenciar uma estrutura de trabalho adequado para essa equipe).

Portanto, o negócio precisa de capacidade de adequar toda a cadeia de valor – desde os fornecedores de insumos e matéria-prima, até a distribuição do produto final até chegar ao cliente e/ou consumidor.

Viabilidade Financeira

O objetivo da análise de viabilidade financeira é demonstrar, primeiro, que a soma das receitas projetadas ao longo do tempo, em algum momento, conseguirá cobrir as despesas e custos. E, em segundo lugar, provar que os lucros acumulados irão cobrir os investimentos totais feitos, com o devido retorno que compense o capital investido.

Além disso, um plano financeiro bem estruturado pode ser uma oportunidade para atrair investidores para o seu negócio. Ao provar que você terá determinado lucro em determinado tempo, você mostra dados reais sobre o provável retorno financeiro de acordo com a injeção de dinheiro. Um aspecto atraente aos olhos de um possível investidor.

Dessa forma, o principal motivo para realizar um estudo sobre a viabilidade financeira de um negócio é diminuir os riscos. Consequentemente, evitando que projetos sem o retorno da quantidade mínima de lucros necessário sejam realizados. Ele é um norte e um guia para empreendedores. Direciona as decisões empresariais em escolhas mais promissoras.

Viabilidade de Crescimento

A acomodação é algo que não pode fazer parte da jornada dos negócios que pretendem se manter com boa lucratividade e sucesso. Por outro lado, quando o máximo potencial é atingido, é chegada a hora de expandir, como forma de garantir sobrevivência e alcançar perenidade.

Desse modo, é preciso demonstrar, no plano de negócios, o potencial para gerar um crescimento da empresa. Afinal, o investidor só vai realiza o ganho quando vender a parte dele por um valor proporcional ao que o negócio ainda poderá gerar no futuro.

Portanto, as estratégias de crescimento representam parte importantíssima no estudo da viabilidade do seu negócio, e você não deve descartá-las.

Como elaborar e entender a viabilidade do negócio?

Agora que já sabemos que, para identificar a viabilidade de um novo negócio ou da expansão de um já existente, precisamos de um Plano de Negócio bem estruturado, é preciso determinar de que forma ele será elaborado.

Lembrando que a preparação de um plano de negócio não é uma tarefa fácil, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa e trabalho duro. Dessa forma, existe a possibilidade da utilização de materiais guias para se elaborar um documento bem estruturado, como do Sebrae ou nosso próprio material (linkar com matéria de como fazer um PN da Líder).

No entanto, como é um documento complexo, demanda muito tempo de quem irá elaborá-lo. Por isso, também existe a possibilidade de terceirização desse tipo de serviço. De modo que garanta um documento final completo e bem estruturado, pois terá uma equipe direcionada exclusivamente para essa construção e estudo do seu negócio. Dessa forma, se você tem interesse em analisar a viabilidade de um novo negócio ou da expansão de um já existente. Contate um consultor da Líder e tire suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.