Plano de Negócios: a importância para a reestruturação da sua empresa

Plano de negócios para sua empresa
Plano de negócios para sua empresa
Tempo de leitura: 3 minutos

O que é o Plano de Negócios?

O plano de negócios é a solução que colabora para a estruturação e expansão de negócios. Com base em uma ideia inicial, ele trilha o caminho que deve ser seguido para que tal ideia seja viável.

O seu diferencial é considerar todos os recursos necessários e o tempo que se deseja alcançar o objetivo final. Desse modo, tem-se muito mais clareza da viabilidade do que se quer fazer.

Por ser um projeto bastante completo, analisa critérios financeiros, estuda o público-alvo, assim como critérios de marketing para transformar a ideia em um empreendimento de sucesso.

Mas afinal, por quê ele é fundamental para a reestruturação da minha empresa?

Na maioria das vezes, as pessoas investem em uma ideia, sem saber ao certo o que fazer para aquilo dá certo. Com o tempo, percebem que não alcançaram o que desejava e se frustram. Para evitar esse sentimento, e ajudar na tomada de decisão, o plano de negócios se faz fundamental.

Por que é fundamental para o meu negócio
Por que é fundamental para o meu negócio

Se a sua empresa não sabe quem é o seu público-alvo, ou como alcançá-lo, o plano de negócios atua da seguinte forma. A partir de um estudo do mercado, consegue-se definir o potencial de adesão do público ao seu negócio, bem como identificar qual o perfil de cliente ideal.

Todavia, identificar esse público não é o suficiente, é preciso traçar como a marca vai se posicionar no mercado, para que alcance esse público. Levando em consideração os 4p’s do Marketing, que são: Produto, Praça, Preço e Promoção. Todas essas necessidades são sanadas com o plano de negócios.

Caso queira entender um pouco mais sobre a importância dele para um novo investimento leia sobre os prejuízos de não possuir um bom plano de negócios em um investimento.

Quais são os diferenciais do Plano de Negócios para o sucesso da minha empresa?

Com essa visão panorâmica do plano de negócios, é possível determinar todos os processos internamento, inclusive com um organograma para definir a quantidade de funcionários necessários. Ademais, todos os custos fixos internos conseguem ser definidos, evitando gastos desnecessários, ou até mesmo desconhecidos.

Quem tem uma empresa sabe o quão difícil é fechar o caixa todo final de mês, na maioria das vezes, fazer malabarismo para essa conta fechar, ao passo que acaba colocando em risco a saúde financeira do seu empreendimento.

Diferenciais do Plano de Negócios
Diferenciais do Plano de Negócios

Com o plano de negócios é possível se precaver de todos esses riscos e incertezas. Fazer um planejamento financeiro eficiente, levando em conta todos os custos necessários para reestruturar o que não anda bem na sua empresa, permite muita liberdade, já que tudo está ao seu controle.

Mas, o meu negócio é pequeno, o Plano de Negócios não faria sentido para mim!

Muitas pessoas têm esse pensamento, mas na verdade é exatamente o contrário. Realmente, no passado era muito mais usado em grandes corporações, mas com o advento da globalização, e consequente abertura da economia mundial, esse cenário mudou.

Plano de negócios é necessário para pequenos negócios
Por que o Plano de Negócios é necessário para pequenos negócios

Hoje em dia, pequenas empresas precisam se diferenciar e propor inovação em relação às grandes empresas que já estão no mercado há décadas. Sem o plano de negócios, fica muito difícil visualizar o cenário externo e as oportunidades que existem no mercado. Por isso, ele vem se tornando cada vez mais popular entre as pequenas empresas.

Além de propor esse diferencial competitivo perante os concorrentes, ao criar essa base sólida de conhecimento, poucas mudanças aparecerão de última hora. Possibilitando que até mesmo negócios pequenos possam aflorar.

E se eu não possuir recursos para colocar a minha ideia de expansão em prática?

Realmente, reestruturar uma empresa ou expandi-la requer muitos recursos, principalmente financeiros. Por incrível que pareça, o plano de negócios também atual na parte de investimentos/sociedade.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em empresas/pessoas que investem capital em pequenos negócios, com a ideia de crescimento futuro e retorno desse investimento em algum tempo.

Posso ter sim um Plano de Negócios em minha empresa
Posso ter sim um Plano de Negócios em minha empresa

Por essa prática estar cada vez mais popular no mercado, as empresas que desejam ter esses investidores/sócios ao seu lado, precisam mostrar que o negócio possui futuro promissor. Ou seja, toda a estrutura do empreendimento precisa estar devidamente detalhada e com todas as informações que será necessária para aquilo dar certo.

Nesse cenário que o plano de negócios pode te ajudar, como ele mapeia todos os âmbitos do negócio, fica mais fácil o investidor ver valor no que você quer propor, e por isso compra sua ideia com mais facilidade.

Já entendi a importância do plano de negócios, e agora?

O primeiro passo é desenvolver a sua ideia e começar a documentar isso. O Design da Proposta de Valor, o Business Model Canvas e o Lean Business plan podem te ajudar durante esse processo. Esses Canvas facilitam a sua visualização sobre todos os critérios que você precisa prestar a atenção.

O que fazer depois de entender a importância do plano de negócios
O que fazer depois de entender a importância dele

Detalhe o seu modelo de negócio, o seu diferencial, teste se a hipótese do seu público-alvo é verdadeira e contabilize todos os custos e possíveis receitas do seu negócio.

Para algumas pessoas esse processo pode ser bem trabalhoso e demorado. Caso tenha interesse, marque um Diagnóstico com os nossos Consultores para entender melhor sobre como ele pode ser o diferencial entre o seu negócio alavancar ou não.

Agende um diagnóstico gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.