Desperdícios em indústrias: 5 passos de como evitá-los

A redução dos desperdícios em indústrias é, sem sombra de dúvidas, um dos aspectos mais importantes em uma produção para ela ser eficiente. Além de ser essencial para garantir o aproveitamento pleno de todos os insumos da sua companhia. Assim, ter essa consciência, é importantíssimo, uma vez que dessa forma não só os custos da empresa são minimizados, como o potencial de investimentos é maximizado.

É muito comum que as indústrias tenham excesso de desperdício. Alguns aspectos que podem dar indícios que isso está ocorrendo com você são, por exemplo, o excesso de produção e lucro reduzido.

Assim, tendo em vista tal importância, é essencial saber exatamente as fontes deste desperdício e maneiras de como solucionar estes problemas. Para tanto, separamos 5 passos simples para você evitar o excesso de desperdício na sua indústria. Confira na matéria abaixo!

Estoque de qualidade: organizado, limpo, lógico e prático.

1. Gestão de estoque

Quando pensamos em desperdícios em indústrias, o estoque da companhia deve ser um dos primeiros pontos a se pensar. Uma vez que é, muitas vezes, uma das grandes causas do problema e, consequentemente, uma das que mais merece a atenção do gestor. Por envolver inúmeros fatores como logística, transporte e manipulação, a chance de ocorrerem erros ou perdas é muito grande.

O planejamento do estoque deve ser pensado para ser não só organizado, limpo e espaçoso, mas também ser lógico e prático. Desta maneira, assegurar que as quantidades de insumos e produtos da empresa estão coerentes com o volume da produção é mais que necessário para evitar que a matéria-prima seja jogada fora ou que os produtos fiquem parados no estoque por tempo demais.

Além disso, para a estruturação de um estoque de qualidade, é fundamental ter um controle rigoroso sobre tudo que acontece nele. A criação de um inventário, ter um bom fluxo de entradas e saídas e a automatização do controle do estoque são partes fundamentais para a diminuição de perdas e aumento da eficiência produtiva da empresa.

Para garantir uma maior produtividade e eficácia em sua empresa, clique aqui https://liderjr.com/blog/gestao-de-estoques/ para conferir nossa solução em gestão de estoque e descubra como estruturá-la da melhor maneira possível.

Evitar desperdícios em indústrias com a reciclagem
   Reciclagem de resíduos é uma das formas de reutilização mais viáveis e práticas.

       

2. Reutilização dos materiais

            Uma prática muito bem vista, hoje em dia principalmente, é a reutilização dos materiais e insumos da empresa. Além de ser extremamente viável e sustentável, a reutilização, ainda, gera um retorno econômico para a companhia.

            Desse modo, é essencial que as indústrias desenvolvam uma política de reaproveitamento, reciclando os materiais, economizando seu capital em todos os processos possíveis da linha de produção. Por fim, é importante ressaltar que, no mercado atual, empresas que se mostram conscientes quanto à sustentabilidade e aplicam práticas ecologicamente corretas se destacam pelo ideário que tais ações representam.

3. Layout organizado para evitar desperdícios em indústrias

O layout da indústria pode, também, ser um fator que compromete sua capacidade produtiva. Uma vez que ele é parte essencial da logística de manejo, assim como de transporte de uma seção para outra, uma boa elaboração é fundamental.

Um layout bem pensado, quando o assunto é evitar desperdícios, pode ter consequências surpreendentes. Um exemplo disso é a redução do tempo de deslocamento entre o estoque e os setores. Isso por ser feito extinguindo movimentações desnecessárias e garantindo a movimentação eficaz e rápida do funcionário.

            Para desenvolver um bom arranjo de layout e, consequentemente, diminuir seu tempo de produção, assim como torná-lo mais lógico e prático, confira esta matéria clicando aqui 

A manutenção do maquinário da empresa é fundamental para o bom funcionamento da empresa.

4. Manutenção preventiva

            Em indústrias, uma das partes mais importantes para o funcionamento do fluxo de produção é o maquinário da empresa. Os processos, frequentemente, dependem da rapidez destes equipamentos, de modo que qualquer problema de desempenho desses ativos gera um atraso nas atividades ou até mesmo estagnação da produção. E todos nós sabemos que tempo é dinheiro, não é mesmo?

            É aí onde entra a manutenção preventiva, a qual tem a função de reduzir os riscos e falhas no processo da linha produtiva. Ela é uma das formas mais eficientes de prevenir acidentes de trabalho e atrasos, além de alongar o tempo de vida útil das máquinas.

            Ademais, todos nós conhecemos aquele famoso ditado “Melhor prevenir do que remediar” e não seria diferente quando o assunto é evitar desperdícios em indústrias. A manutenção preventiva, além de ser mais econômica, não gera toda a urgência causada quando uma máquina essencial para o funcionamento da fábrica apresenta um defeito inesperado.

5. Gestão da produção focada em evitar desperdícios em indústrias

            Muitas vezes tem-se a ideia equivocada de que uma linha de produção boa é aquela que produz rapidamente e em volumes estrondosos. Assim como a produção abaixo do necessário, a produção excessiva também causa desperdícios.

            Quando ocorre a produção em excesso e os produtos não têm saída, a companhia não só inutiliza insumos de forma a aprisionar o capital, mas também gasta sua verba com a armazenagem e manutenção destes produtos parados.

            Ademais, na situação contrária, quando há falta de produtividade em algum setor, ocorre o desperdício do potencial de recursos, como, por exemplo, funcionários esperando atividades atrasadas para poderem começar a trabalhar, maquinário parado e linhas de produção esperando a chegada da matéria-prima.

            Assim, para evitar o desperdícios em indústrias, faz-se necessária a estruturação de um fluxo de produção coeso e controlado, a fim de maximizar o potencial de sua empresa. Para garantir que seu volume de produção esteja compatível com sua demanda, clique aqui para conhecer um pouco mais sobre nosso serviço de previsão de demanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.