Como garantir a eficácia das minhas estratégias de marketing?

Diversas empresas, principalmente durante o período de pandemia, têm percebido uma queda considerável de demanda por parte de seus consumidores. Isso se deve não só à situação econômica do país, mas também à falta de eficácia de suas estratégias de Marketing.

eficácia das minhas estratégias de marketing
Tempo de Leitura: 4 minutos

Como posso posso dar início à divulgação da minha Empresa?

Primeiramente, para garantir a eficácia das estratégias de Marketing é necessário fazer um bom planejamento. Ele buscará entender, de maneira mais precisa, as metas da empresa de acordo com os recursos financeiros e produtivos disponíveis. Assim, é possível controlar a eficácia dessas estratégias a partir do acompanhamento dessas metas.

Somado a isso, existem diversas estratégias para a realização desse planejamento, como, por exemplo, o uso de uma Análise SWOT. Ela ajuda o proprietário da empresa a entender, de maneira mais concisa, as características mais importantes da empresa, como diferencial competitivo, fraquezas existentes e até como a concorrência tem impactado em suas vendas.

Como faço para conhecer meus clientes?

Após esse passo, é de extrema importância realizar a definição de seu público-alvo. Para isso, é necessário fazer uma Pesquisa de Mercado com o intuito de entender melhor como funciona a concorrência. Fatores como preço, atendimento e produtos ofertados serão analisados. Depois, aconselha-se uma conversa com pessoas interessadas em seu produto e/ou serviço para realmente ouvir opiniões de potenciais clientes e entender como abordá-los.

Além de tudo isso, recomenda-se a criação de uma persona, ou seja, seu modelo de cliente ideal para explorar meios que gerem maiores resultados. Para isso, é preciso realizar uma série de perguntas como: Do que esse cliente gosta? Quais meios de comunicação ele usa para se informar? Com o que ele se preocupa?

Outra maneira muito explorada por grandes empresas para atrair um número maior de clientes é o investimento em materiais gratuitos para fornecer uma prévia relacionada a seu serviço/produto, assim o cliente pode se aproximar do seu negócio, conhecer as suas soluções e criar confiança para a compra.

O foco nesses pontos anteriormente citados busca tornar os investimentos da empresa os mais assertivos possíveis, todo o esforço estará em um ponto específico, extremamente utilizado pelos clientes, o que aumentará a demanda por seus produtos e atrairá muito mais clientes que muitas vezes nem conheciam seu produto ou serviço.

Como usar de recursos online para garantir a eficácia das minhas estratégias de marketing?

É quase imprescindível, principalmente nesse período de pandemia, uma boa presença online da empresa, primordialmente em redes sociais como Instagram, Facebook e até Whatsapp. O número de pessoas que acessam essas redes sociais cresce a cada dia e, muitas delas, estão dispostas a clicar em anúncios de interesse, de modo que encontrem os sites das empresas.

O uso de redes sociais é essencial para uma boa divulgação de sua empresa

Bem como uma ótima presença em redes sociais, é muito importante um site bem estruturado, que direcione um potencial cliente diretamente onde ele quer chegar, é recomendado também que esse site conte uma breve história da empresa e deixe extremamente claro quais são seus produtos ou serviços ofertados. Além disso, visando passar confiança para quem quer conhecer mais seu negócio, é ótimo usar cases de clientes relevantes que já passaram por sua empresa.

Listas de E-Mail funcionam?

Ademais, um recurso bastante valorizado por empresas hoje em dia é a construção de listas de e-mails, que possibilita um controle muito grande dos clientes atuais do seu negócio e dos potenciais consumidores, além de ser um recurso que não demanda muito tempo e esforço. A lista de e-mails também é um poderoso canal de comunicação entre empresa e leads, de modo que nutre e qualifica de maneira estratégica esses potenciais clientes.

Mesmo assim, a lista de e-mails só é útil para a empresa quando autônoma. O uso de listas prontas gera contatos genéricos, não necessariamente relacionados com o seu nicho de mercado. Isso faz com que o ideal de assertividade seja perdido, principalmente por gerar mais esforço e gastar mais tempo.

Resumindo, para garantir a eficácia das estratégias de Marketing é necessário muita dedicação e comprometimento por parte da empresa, a divulgação da marca não ocorre de maneira imediata, mas funciona como um investimento para captação de clientes com vendas futuras.

 Tudo começa com um bom planejamento, uma análise SWOT bem estruturada seguida pela Pesquisa de Mercado, após isso é necessário a definição de seu público alvo e de sua persona. Elementos complementares tornam-se, também, essenciais para o sucesso do seu marketing, como é o caso de listas de e-mails, redes sociais bem organizadas e, com certeza, um site devidamente estruturado.

Acesse https://resultadosdigitais.com.br/especiais/email-marketing/ para compreender o que é e como deve ser estruturado o E-Mail para essa finalidade.

Quais os aplicativos que podem ajudar a desenvolver essa eficácia das estratégias de marketing?

  • Google Analytics, para visualizar visitantes de seu site;
  • Google forms ou Typeform, para coletar dados por meio de formulários;
  • Similar Web, para analisar seus concorrentes;
  • Mailchip, para construir uma lista de e-mails e enviar e-mails marketing;
  • Audience Insights, para análise de dados relacionados ao Facebook.
  • Google Keyword Planner, funciona como pesquisador de palavra-chave, informando o volume de buscas e o valor estimado por clique de cada palavra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.