7 motivos para contratar uma Empresa Júnior

A empresa júnior é formada por estudantes.
Tempo de leitura: 3 minutos

A maioria das pessoas não conhecem o que é, a função, o trabalho e o impacto da empresa júnior no cenário econômico e social brasileiro. Inicialmente, para começarmos a entender o empreendedorismo júnior, vamos definir o que é empreendedorismo:

Empreendedorismo:sm. Caráter ou ação de empreender.

Empreender:vtd. 1. Propor-se, tentar. 2. Pôr em execução.

Como dito na própria definição, empreendedorismo é tentar algo, seja ele algo totalmente inovador ou pré-existente, porém de uma forma diferente. Visto isso, as instituições de ensino superior estão investindo crescentemente no desenvolvimento de empresários dentro dos polos educacionais a partir da criação de empresas juniores (EJ’s).

Dessa forma, o Movimento Empresa Júnior Brasil é considerado um dos maiores Movimentos Juniores do mundo, sendo o país com maior número de empresários juniores do globo.

Entretanto, o que é esse movimento? Como funciona? Por que contratar uma empresa júnior ao invés de uma grande empresa estabelecida num mercado competitivo?

Leia mais em: prejuízos de não possuir um bom plano de negócios em um investimento

O que é o Movimento Empresa Júnior (MEJ)?

A princípio, o Movimento Empresa Júnior surgiu na França em 1967 na L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales (ESSEC), onde alunos perceberam a necessidade de colocar seus conhecimentos teóricos da sala de aula em prática.

Como resultado, o movimento chegou no Brasil em 1987 contando com a primeira empresa júnior na Fundação Getúlio Vargas (FGV); alunos do curso de Administração formaram a EJFGV orientados pelo Diretor da Câmara de Comércio Franco-Brasileira, João Carlos Chaves.

Assim sendo, o Movimento Empresa Júnior é composto por inúmeras Empresas Juniores, que são caracterizadas como associações civis sem fins lucrativos e com intuito plenamente educacional. Da mesma forma, são formadas e geridas unicamente por alunos de ensino superior e em alguns casos ensino técnico e tem a finalidade de desenvolver projetos e serviços ligados à área da graduação.

Qual o propósito do movimento empresa júnior?

O intuito do movimento é preparar os jovens graduandos para o mercado de trabalho e principalmente para o empreendedorismo ainda dentro do ambiente universitário, desenvolvendo atitudes éticas, profissionais e líderes. Contudo, o MEJ vai além do empreendedorismo júnior; é um compromisso com o nosso país.

Saiba mais sobre empreendedorismo júnior no site do Sebrae.

Como resultado, desde 2010 o MEJ Brasil já impactou mais de R$ 70.000.000,00 na economia nacional, investidos integralmente na formação empreendedora dos estudantes.

Dessa maneira, o movimento tem como missão formar por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil”. Nesse sentido, os valores que regem o MEJ Brasil são: Compromisso com Resultados, Sinergia, Cooperação, Postura Empreendedora e Transparência.

Saiba mais sobre a Líder Jr. e conheça nossa missão, visão e valores!

Ademais, o movimento é guiado por diferentes instâncias classificadas em nacional, estadual e regional. Logo, a instância nacional é a Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores), é a partir dela que as metas das federações estaduais são formadas.

Em consequência, as instâncias regionais, conhecidas como núcleos são guiadas pelas federações estaduais. Cada EJ está inserida em uma federação estadual e num núcleo específico.

Além disso, em 2019 o movimento brasileiro conta com mais de 900 empresas juniores, 22.000 empresários juniores e 17.000 projetos realizados. Como também, um faturamento superior a 23 milhões de reais.

Confederação brasileira de empresas juniores
Federação de empresas juniores do estado de São Paulo
Núcleo da região de Campinas

Por que contratar uma EJ?

Após entender um pouco sobre o que é o Movimento Empresa Júnior (MEJ) e o que são Empresas Juniores (EJ), levantamos 7 motivos pelos quais você deve preferir contratar uma empresa júnior ao invés de empresas sêniores.

1 – Menor preço

Por tratar-se de uma instituição sem fins lucrativos, as empresas juniores apresentam valores menores que as empresas seniores do mesmo segmento. Dessa forma, isso ocorre pois são cobrados apenas os custos para a realização do projeto e administrativos, além de uma pequena margem de lucro para estruturação da EJ. Todavia, a qualidade do serviço apresentada por esse modelo empresarial é a mesma oferecidas pelas empresas seniores.

2 – Projetos personalizados

Como dito, a maioria das empresas juniores atacam diretamente as reais necessidades de seus clientes com base no portfólio da EJ. Desse modo, a maioria das empresas possuem alta flexibilidade para mesclar e introduzir seu escopo para desenvolver projetos exclusivos para seus clientes. Assim, tornando os resultados da aplicação do projeto mais assertivos.

Leia sobre o case de sucesso da Alterpel! Deseja realizar um projeto de sucesso também?

3 – Alto conhecimento técnico

Além disso, por estarem sediadas em centros de ensino superior, as empresas juniores contam com um conhecimento acadêmico, teórico e experimental da melhor qualidade. Assim sendo, professores mestres e doutores auxiliam no desenvolvimento e validam as entregas dos projetos, dessa forma garantindo a melhor entrega para os clientes.

4 – Ética

Não obstante, o Movimento Empresa Júnior é guiado por um regimento ético, assegurando a boa conduta das empresas e dos membros que as compõem. Ademais, outro pilar do movimento é o compromisso com a verdade e a transparência nas ações.

Leia sobre o case de sucesso da West Guys!

5 – Investimento em qualificação

Todo dinheiro das empresas juniores considerado lucro é investido na qualificação e desenvolvimento dos membros, para prepará-los para o mercado de trabalho e melhorando constantemente os resultados dos projetos. Em suma, o dinheiro é aplicado em cursos, eventos da rede de conexão júnior, na qualidade da execução dos trabalhos, entre outras atividades.

6 – Aspiração por conhecimento e liderança

Outrossim, por serem constituídas unicamente por estudantes, as empresas juniores possuem membros que buscam colocar na prática os conhecimentos obtidos dentro da sala de aula e crescer conjuntamente com a empresa. Portanto, investindo numa empresa júnior, você estará contribuindo para a formação de novos líderes.

Leia sobre o case de sucesso da clínica Bozelli!

7 – Soluções por meio da união

Por fim, o senso de colaboração e união é um dos pilares do MEJ. Dessa forma, os membros das empresas juniores buscam novas soluções juntos. Tornando o trabalho mais eficiente, saudável, leve e produtivo. Tal metodologia gera melhores resultados e maior qualidades nas entregas.

A vista disso, agora que você conhece uma pouco mais sobre o Movimento Empresa Júnior e sobre o funcionamento das empresas juniores, entre em contato conosco para que possamos juntos trazer a melhor solução para a sua empresa.

Saiba mais sobre A Importância da Inovação Para Pequenas Empresas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.