Sumário

A Líder Jr., empresa de consultoria especializada em gestão empresarial, realizou um serviço de rearranjo de layout em uma loja de motopeças em Campinas. Antes do serviço, a loja funcionava com um layout por balcão, onde os clientes se dirigiam aos vendedores para solicitar ajuda.

Casa do motoqueiro layou

Assim, com o serviço de rearranjo, a loja passou a ter um layout de autoatendimento, em que os clientes visualizam e escolhem os produtos sem a necessidade de ajuda dos vendedores. Os resultados foram impressionantes, confira:

1. Sobre a loja de motopeças

Primeiramente, a loja é localizada em Campinas, São Paulo, fundada em 1998. Em mais de 20 anos de mercado, a loja se destacou pela excelência no atendimento ao cliente, preços competitivos e transparência ao cliente. Assim, sua missão é fornecer produtos de qualidade e atendimento rápido e eficaz. Enquanto isso, sua visão é se tornar uma empresa admirada pela rentabilidade, inovação e eficiência, que gera emprego e oportunidades de crescimento profissional aos colaboradores. Além disso, a loja de motopeças busca ampliar sua participação no mercado nacional.

2. O desafio

Em seguida, o projeto, como já descrito anteriormente, foi de Rearranjo de Layout e tinha como objetivos aumentar o número de vendas, aumentar o lucro da loja e criar um ambiente mais organizado para facilitar o autoatendimento do cliente. Dessa forma, no desenvolvimento do projeto, foi criado um layout organizado e de fácil acesso, com boa sinalização e formas de pagamento ágeis para agregar mais valor aos clientes que optam pela compra rápida. Da mesma forma, foram desenvolvidas estratégias para reter clientes o máximo de tempo possível, para aumento do número de compras por impulso.

3. Desenvolvimento do projeto da loja de motopeças

De início, para descobrir o melhor layout para a loja, foi necessário entender a relação entre os clientes e a loja, bem como o perfil de cliente da loja. Essa etapa permitiu mudanças sugeridas assertivas e que proporcionam a melhor experiência para o cliente. Para isso, foi mapeado o processo de compra e a jornada do cliente e compreender seus principais trajetos dentro da loja. Dessa forma, perguntas nortearam esse estudo, para identificar as melhores estratégias para melhorar a experiência de compra, tais como:

  • • Qual a primeira coisa que o cliente faz ao entrar na loja?
  • • Como ele se porta desde sua entrada até finalizar o pagamento?
  • • Como é realizado o pagamento?
  • • O que acontece em caso de trocas de produtos e peças?
  • • Quais itens possuem maior e menor demanda?

Após descobrirmos essas respostas, tornou-se mais fácil sugerir as mudanças para o novo layout de Autoatendimento de acordo com o perfil de cliente da loja.

Assim, diversos aspectos foram minuciosamente considerados, tais como a remoção do mezanino preexistente na loja de motopeças, aprimoramento da iluminação, eliminação de uma parede que anteriormente obstruía a visibilidade de outros produtos na loja, otimização da circulação no espaço e a aplicação de um novo conceito de decoração e identidade visual. 

Posteriormente, um grande estudo foi conduzido com o objetivo de setorizar os produtos da loja. A setorização, que engloba a organização dos itens em grupos menores com base em suas finalidades, permitiu a determinação estratégica da localização de cada produto e sua alocação nas respectivas prateleiras. Assim, considerações precisas foram feitas em relação a quais produtos deveriam estar próximos uns dos outros, o que garantiu uma disposição cuidadosa e pensada de cada item.

4. Impactos e resultados

Enfim, com a implementação deste projeto, os objetivos preestabelecidos foram alcançados de maneira eficiente, além de proporcionar um ambiente incrivelmente aconchegante para recebimento dos clientes. Ademais, foram considerados diversos fatores, tais como sonorização, climatização e iluminação, o que criou um espaço confortável e convidativo. Além disso, os funcionários foram capacitados com uma abordagem padrão para recebimento dos clientes, o que influencia na captação deles — leia mais em: Captação de Clientes.

Assim, a loja também conta com sensor na entrada da porta, promoções exibidas em janelas e preços indicados nas prateleiras. A disposição dos produtos foi cuidadosamente planejada, pela consideração da dinâmica de autoatendimento da loja, de forma que, com mudanças periódicas na disposição dos produtos, os clientes explorem e descubram novos itens de maneira mais eficiente.

Se você também deseja transformar sua loja em um ambiente atraente e funcional, entre em contato com a Líder Jr. e conheça nossos serviços de consultoria em gestão empresarial. Leia também outros de nossos cases de sucesso aqui, além de nos acompanhar em nossas redes sociais.

Inicie seu projeto personalizado com a Líder Jr.
Agende um diagnóstico gratuito.

Veja mais