LEAL DUTRA C&C: A IMPORTÂNCIA DO LAYOUT

Sobre a Leal Dutra Casa e Construção

A Leal Dutra Casa e Construção é uma loja especializada na venda de
materiais de construção localizada em Divinolândia. Há mais de 15 anos no
mercado, o estabelecimento é referência em sua região por conta da quantidade de opções de materiais para a compra e qualidade no atendimento. 

O desafio da Leal Dutra

Segundo a Nielsen Media Research, 70% das decisões de compra ocorrem dentro da loja (PDV). Dessa forma, percebe-se a importância de um layout bem planejado e que chame a atenção do seu consumidor por meio da beleza arquitetônica.

Dessa forma, tendo a importância do layout da loja em mente, nosso cliente entrou em contato com a Líder Jr. para que realizássemos o Rearranjo de Layout da sua loja de materiais de construção.

Aceitando o desafio, os objetivos do projeto são: o aumento do número de vendas, aumento da satisfação dos clientes e promover um ambiente mais organizado. 

Conhecimentos utilizados no projeto

O Projeto teve duração de 11 semanas, ocorrendo da seguinte forma:

Coleta de dados:

Primeiramente, tivemos a etapa de coleta de dados, onde coletamos todos os dados necessários para a execução do projeto. Dentre eles, podemos citar: planilha com o histórico de vendas da loja, lista de produtos vendidos, medidas dos produtos e gôndolas, percepção dos funcionários com relação ao layout atual da loja (pontos positivos e negativos) por meio de um formulário online e planta atual da loja. Logo, essa etapa foi de suma importância para compreendermos a realidade da loja e identificássemos outros pontos de melhoria além dos já identificados no diagnóstico.

Setorização: 

Analisamos a planilha contendo todos os produtos vendidos da loja e os classificamos de acordo com suas funções. De modo que, produtos com funcionalidades semelhantes foram agrupados em setores iguais. Esse agrupamento denomina-se Setorização. A Setorização é de suma importância por conta de sua organização extremamente intuitiva, ou seja, fica muito mais fácil para os clientes identificarem o local dos produtos, garantindo um processo de compras mais ágil.

Análise do Volume de Vendas e Diagrama de Pareto: 

Nessa etapa, identificamos os 20% dos setores responsáveis por 80% do volume de vendas da loja. Esses setores, por conta do grande fluxo de compras, foram separados de modo que ficassem o mais distante possível (para evitar aglomerações) e, ao lado deles, colocamos setores de baixo volume de vendas para aumentar a probabilidade de compras por impulsos nesses setores. Contudo, esse não foi o único fator responsável pela alocação dos setores. Também foi levado em consideração a beleza arquitetônica do setor e sua relação (em questão de funcionalidade) com os setores próximos;

Elaboração do Novo Layout da Leal Dutra: 

Elaboramos o novo layout da loja levando em consideração os fatores mencionados no tópico acima, assim como os melhores locais para expor a beleza arquitetônica de certos produtos (pisos por exemplo), relações de funcionalidade entre diferentes setores de modo a estimular a compra por impulso e a jornada de compra do cliente. Por fim, como um bônus, a equipe construiu placas para sinalização dos setores elaborados para serem colocadas dentro da loja.

Ao final do projeto, foi entregue um relatório final contendo todo o planejamento por trás do novo layout, justificando os novos locais das gôndolas, setores e balcões. Ademais, entregamos o novo layout em 2D (em AutoCAD) e em 3D (planta realizada no SketchUP).

Resultados

Por fim, com as estratégias aplicadas, espera-se que a Leal Dutra Casa e Construção atinja os objetivos definidos no início do projeto: o aumento do número de vendas, aumento da satisfação dos clientes e promover um ambiente mais organizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.