Gargalos na produção: a importância do Mapeamento de Processos para redução de perdas
Entendendo o Mapeamento de Processos
O serviço de Mapeamento de Processos consiste na identificação, entendimento e organização de todos os processos envolvidos na produção, e ou de um produto ou serviço para uma análise e consequente melhoria dos processos.
O projeto de Mapeamento de Processos não só mapeia os processos com fluxogramas e documentos, como também consegue gerar fluxogramas ideais do processos, além de criar sugestões de melhoria para aumentar a produtividade da empresa e diminuir os gargalos de produção.
Caso a empresa tenha dificuldades de entender seus processos, sofra por falta de documentações e padronizações, não saiba de onde vem seus gargalos produtivos o Mapeamento de Processos se faz ideal para o alcance de melhores resultados com esse mapeamento de fluxos de valor, conforme encontrado no seguinte link MP.
Destrinchando Mapeamento de Processos
Caso a empresa tenha dificuldades de entender seus processos, sofra por falta de documentações e padronizações, não saiba de onde vem seus gargalos produtivos o Mapeamento de Processos se faz ideal para o alcance de melhores resultados com esse mapeamento de fluxos de valor, conforme encontrado no seguinte link MP.
Exemplos:
Porque mapear processos?
Para a certificação ISO 9001, o Mapeamento de Processos é um dos pré-requisitos. Isso porque, ela entende que para uma empresa chegar a um resultado planejado com mais eficiência, toda a operação precisa funcionar como um sistema único e não individual, favorecendo o gerenciamento e o conhecimento de toda a operação da empresa.
Além disso, o Mapeamento de Processos atua numa gama de ramos diversos tais quais: indústrias, varejo e comércio, setor alimentício e prestação de serviços. Nesse sentido, não só é aplicável para empresas de grande porte, mas também mostra-se fundamental para negócios de pequeno e médio porte.
Ademais, o Mapeamento de Processos apresenta os seguintes benefícios para as empresas: certificação ISO 9001, como comentado acima; maior visualização do fluxo da produção ;identificação de desperdícios de recursos e tempo dos processos, possibilitando trabalhar com os mesmos; identificação de gargalos produtivos.
Além disso vale-se citar também: aumento e melhoramento da capacidade produtiva através de sugestões de cortes e aprimoramento de processos; padronização de procedimentos da empresa, tornando fácil a realização das atividades e minimizando seus erros; maior documentação dos processos, ajudando até com as certificações da empresa; maior clareza dos processos para os funcionários, ajudando na capacitação. Tal qual visto nesse link.
Portanto é indicado a realização desse serviço nos seguintes casos, desconhecimento dos fluxos de produção, falta de padronização dos processos, falta de documentação dos processos, baixa produtividade e muito desperdício. Esses são gargalos produtivos que podem estar desestimulando o seu negócio.
Como o Mapeamento de Processos se divide?
Esse serviço é dividido em quatro macro etapas: coleta de dados [1]; mapeamento de processos e criação de fluxogramas [2]; análise dos processos [3]; criação dos fluxogramas ideais [4].
Porém, essas macro etapas se dividem em micro etapas dentro dessas quatro. Como pode ser visto em:
Etapa 1 caracterizando em reuniões para coleta, compreensão dos processos, entrevistas e documentação;
Etapa 2: criação dos fluxogramas, sequência de processos, descrição dos processos e documentação.
Etapa 3: identificação de gargalos produtivos, sugestões de melhoria e documentação;
Etapa 4: organização dos fluxogramas com base nas melhorias indicadas, mapeamento dos processos na forma ideal e documentação.
Caso Flash Engenharia
Fundada em 2002, a Flash Engenharia é uma empresa localizada em Sorocaba-SP, que oferece soluções tecnológicas adaptadas em veículos especiais. Prezando pela excelência e qualidade de seus serviços!
A empresa desejava otimizar a produção por meio da padronização de processos e diminuição do retrabalho. Além de garantir o acompanhamento em tempo real dos resultados da produção, deseja proporcionar um melhor ambiente de trabalho para seus colaboradores.
Tendo isso em vista, o Mapeamento de Processos, combinado com a implementação de uma gestão à vista e metodologia 5S, demonstrou-se ser uma solução eficiente para sanar as dores mencionadas acima. Sendo assim, o serviço tinha como intuito: padronizar, por meio do mapeamento de processos, os recursos e atividades presentes na empresa e elaborar, por meio da gestão à vista, um modelo de gestão visual para a linha de produção. Com isso, garantiria-se a redução da quantidade de erros nos processos e um melhor ambiente de trabalho para os colaboradores.
O projeto foi dividido em quatro etapas sendo: coleta de dados, mapeamento de processos, gestão à vista e metodologia 5S, as quais permitiriam uma boa entrega e a solução dos problemas indicados pela empresa. Sob esse viés, com as estratégias aplicadas, espera-se que a Flash Engenharia atinja melhora na qualidade de seus produtos e suas operações. Mas também, proporciona uma melhor convivência dentro do ambiente de trabalho de seus funcionários. Conforme o seguinte link.
Caso Agrella & Agostine
Localizada em Sorocaba, a Agrella & Agostine Marcenaria tem o propósito de criar soluções inovadoras, integradas e de relevância em projetos de móveis. Seu foco é a produção de móveis convencionais ou exclusivos para todas as áreas. Residenciais, comerciais, hoteleiras e hospitalares. Dessa forma oferecem atendimento diferenciado e projetos personalizados.
Como a empresa vem expandindo sua marca no ramo juntamente com projetos de qualidade, notou-se a necessidade de ter seus processos bem descritos e mapeados, logo depois identificar potenciais de melhoria. Assim tendo seus procedimentos mais consolidados para implementar evoluções na marcenaria.
O serviço tem como objetivo padronizar, por meio do Mapeamento de Processos, os recursos e atividades presentes na empresa. Sendo assim, formalizando todos os dados dos processos mapeados, analisando-os e padronizando funções específicas dos funcionários e equipes.
Desse modo, apresenta como etapas de projeto: coleta de dados, mapeamento e descrição dos processos, análise e sugestão de melhorias e organização da equipe de gestão.
Dessa forma, é possível ter os processos da empresa mapeados e padronizados, com responsáveis e funções bem definidas em equipes de trabalho. Além disso, também apresentam-se sugeridas melhorias, as quais possibilitam a diminuição de desperdícios e redução de movimentações na marcenaria. Consoante ao link.
Caso Polynike
No interior de São Paulo, na cidade de Araçoiaba da Serra, a Empresa Polynike é produtora de discos de polimento, fornecendo para diversas empresas seus produtos. Sua produção é parcialmente verticalizada e integra, inclusive, a fabricação de componentes do produto final como, por exemplo, o tecido utilizado nos discos.
Com a pandemia do COVID-19, o valor dos insumos utilizados para a fabricação dos discos variou , obrigando a Empresa a rever sua política de preços. Assim, ela chegou à Líder Jr. solicitando o serviço de Análise de Custos. Além disso, ela solicitou uma Pesquisa de Mercado para entender como o setor no Brasil estava se comportando, entender seus concorrentes e se manter competitiva. Por fim, executou-se também um projeto de Mapeamento de Processos para o entendimento a fundo a sua linha de produção e como melhorá-la.
A jornada do projeto foi bastante completa dado que abarcou o escopo de três serviços, abordando diversos problemas que a empresa vinha enfrentando. Ainda, a alta variedade de produtos tornou a análise de custos mais complexa pela quantidade de produtos. Tal situação gerou análises bem amplas. Como análises sobre seu modelo de negócio e sua política de preços praticada.
Para assegurar a verticalização do desempenho da indústria do cliente, elaborou-se fluxogramas dos processos da linha de produção. Além de sugestões de melhorias sobre todo chão de fábrica. Estas sugestões abordam tanto questões ligadas ao sequenciamento das atividades, quanto questões internas da empresa que precisavam de mais atenção.
Além disso, a realização da coleta de dados permitiu documentar as operações. As quais se certificavam que as medidas utilizadas na análise de custos eram assertivas e condizentes com a realidade praticada na empresa. Conforme o seguinte link.
Conclusão da importância do Mapeamento de Processos
O Mapeamento de Processos mostrou-se fundamental ao longo da matéria por desenhar de modo dinâmico os procedimentos, facilitando a visualização e organização interna da empresa. Com isso, facilita-se o encontro de melhorias e otimização dos processos para uma evolução estrutural e prática dos negócios. O que é comprovado pelos casos citados tais quais: da Flash Engenharia, Agrella & Agostini e por fim Polynike. Portanto, mostra-se muito necessária a implementação do Mapeamento de Processos em qualquer negócio, que deseje uma boa estruturação.