IMI aumenta em 25% sua produtividade


Sobre a IMI Interativa

A IMI Interativa é uma indústria de válvulas, a qual entrou em contato com a Líder com o objetivo de solucionar a falta de organização em seu estoque. Esse problema tinha impacto na queda na produtividade da empresa. Era gasto muito tempo na separação de peças para que elas chegassem na montagem e, posteriormente, na mão dos clientes.

Além disso, ao longo do projeto surgiram também, outros diagnósticos:

  • Os processos não estavam mapeados. Havia, portanto, um excesso de movimentações e não padronização, diminuindo a produtividade principalmente na separação de peças entre o estoque e o almoxarifado;
  • A possibilidade de trazer novos serviços para dentro da empresa, buscando reduzir custos e aumentar o alcance de escopos.


O Desafio


      Um dos principais desafios da equipe foi entender de que forma o galpão de estoque iria ser otimizado sem sofrer ampliações. Em nossos estudos, concluímos que a troca das empilhadeiras à combustão por empilhadeiras elétricas não só iria reduzir os gastos da empresa com empilhadeiras em cerca de 90% e otimizar a utilização do espaço como, também, iria contribuir para redução na emissão de gases nocivos ao meio ambiente.
      Além disso, temos uma previsão de aumento de aproximadamente 25% na produtividade da IMI Interativa. Além disso, uma diminuição do deslocamento para separação das ordens de produção de 40%.

Ilustração de Planta no SketchUp

Nossa solução e conhecimentos utilizados no projeto para a IMI Interativa

1. Coleta de dados

Inicialmente, buscamos entender e documentar o portfólio da empresa para que tivéssemos em mente os principais produtos vendidos e seus respectivos componentes. Além disso, foi de grande importância a planta atual da empresa para a familiarização e estudo do espaço atual, a curva ABC de produtos, entre outros documentos analisados durante a coleta.

De forma complementar ao layout, a elaboração e análise do mapa de risco foi uma peça fundamental para entender quais riscos são mais prováveis de ocorrer, de modo que as medidas preventivas e corretivas sejam tomadas dentro de cada setor.

2. Gestão de estoques

A equipe Líder Jr. encontrou outro problema existente na empresa, o endereçamento do estoque. Encontrar a localização de determinada peça era sempre um trabalho árduo por parte dos funcionários uma vez que não tinham um local específico. Assim, a proposta da Líder foi de determinar locais fixos para cada peça e assim, organizar o estoque. Para isso, a equipe desenvolveu uma planilha que reproduz as ruas, prateleiras, colunas e os respectivos produtos de cada localidade. As mudanças foram estudadas para menor movimentação e segurança dos espaços.

O estoque da empresa possui um giro muito alto para determinadas peças e também possui certa sazonalidade. Com o endereçamento, cada produto terá um local fixo. É necessário assegurar que, mesmo em épocas de maior demanda, os funcionários encontrem os produtos facilmente.

Planilha de Endereçamento

3. Layout

Por fim, a equipe responsável analisou e documentou as movimentações relativas ao espaço do estoque principal, almoxarifado e recebimento. Desse modo, as mudanças nestes espaços poderiam refletir em resultados concretos. Assim, realizamos mudanças da movimentação na planta da empresa. Documentamos, também, as movimentações de separação das peças observadas, registrando, assim, os tempos, processos e movimentações em cada etapa de separação.

Com relação às soluções baseadas no rearranjo de layout, foi possível otimizar os processos que ocorrem entre 2 setores principais da empresa, recebimento e controle da qualidade. Em nossas análises percebemos que ambos possuem muitos processos em comum e será extremamente benéfico que fiquem próximos. Assim, na nova alocação proposta, a movimentação que antes ocorria entre o recebimento e o controle de qualidade terá uma diminuição de 5 metros

Além disso, junto ao recebimento, a equipe criou um local específico para a alocação de peças especiais. Elas não possuíam um local fixo no estoque por serem personalizadas para o cliente, o que fazia com que os separadores gastassem muito tempo para tentar achar a localidade dessas peças e, agora, com o novo local, sempre que uma ordem de produção tiver uma dessas peças, a localização e separação destas serão facilitadas.

            Com relação ao galpão do estoque, com  estudos dos tipos de empilhadeiras existentes no mercado, conseguimos resultados importantes. Portanto, após o estudo minucioso sobre empilhadeiras, chegamos à conclusão que seria possível concentrar todas as peças no galpão do estoque, desde que as empilhadeiras à combustão fossem trocadas por empilhadeiras elétricas retráteis.

Isso pois essas empilhadeiras operam em corredores menores (cerca de 2,7m), dessa forma, seria possível adicionar mais 3 ruas dentro do galpão, otimizando o espaço com menos esforços de mudanças.

Comparação entre os custos para a IMI Interativa das empilhadeiras à combustão e elétrica

4. Análise de custos

Um dos objetivos do projeto, também, era analisar a viabilidade de trazer novos serviços para o galpão da empresa. Dessa forma, elaborou-se análises de 3 cenários diferentes de modo a considerar pontos positivos e pontos negativos bem como uma solução com o mínimo de gasto possível e que não gerasse grandes modificações na infraestrutura e em outros setores da empresa.
            Desse modo, a equipe responsável pelo projeto obteve um panorama dos custos envolvidos atualmente e dos custos necessários para realizar as mudanças sugeridas durante o projeto e, dessa forma, indicar a viabilidade de mudanças no espaço utilizado pela empresa com base no seu investimento.

Veja também o E-Book: 6 dicas para diminuir o desperdício na sua empresa!


Resultados para a IMI Interativa


            Com esse projeto, a Líder conseguiu mostrar caminhos para a resolução de problemas que a IMI enfrentava por anos, de modo a melhorar a produtividade em cerca de 25% projetados e diminuir em torno de 40% as movimentações da separação e produção. Assim, os resultados a expostos acima se mostraram essenciais para que empresa pudesse investir na melhoria dos processos internos com maior segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.