Sumário

O que é um planejamento financeiro?

Primeiramente, é possível separar a expressão “planejamento financeiro” de acordo com as suas palavras para um melhor entendimento do tópico. Assim, “planejamento” têm como significado criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo. Em seguida,  “financeiro” está relacionado as finanças, ou seja, o dinheiro: tanto pessoal quanto de um estabelecimento.

Por isso, um planejamento financeiro nada mais é do que uma organização pessoal das finanças. O foco é uma maior previsibilidade do fluxo de caixa nas próximas semanas/meses/anos. Então, reduz-se os possíveis problemas com gastos excessivos no final do mês.

Conheça nossos serviços financeiros e organize sua empresa!


Por que o planejamento financeiro é necessário?

imagem de moedas e notas de papel

Como dito antes, o Planejamento Financeiro permite uma maior previsibilidade do fluxo de caixa no geral. Então, essa ferramenta permite que as finanças atuem em investimentos futuros, mas também para alcançar verde no final dos meses.

Na visão de Ross, Westerfield, Jordan (1995, p.522): “O planejamento financeiro determina as diretrizes de mudança numa empresa. É necessário porque (1) faz com que se estabeleça as metas da empresa. Isso motiva a organização e gera marcos de referência para a avaliação de desempenho. (2) As decisões de investimento e financiamento da empresa não são independentes, assim é necessário identificar sua interação. (3) Num mundo incerto, a empresa deve esperar mudanças de condições, bem como surpresas.”

Como criar um planejamento financeiro do zero?

Registro dos custos

Primeiramente, o mais importante passo para um planejamento financeiro é ter um registro adequado dos gastos, em uma planilha online bem organizada. A maneira mais adequada de fazer isso é separando os custos fixos e os custos variáveis, além de utilizar um modelo de planilha adequado. Por exemplo, consulte nossa aba de planilhas gratuitas para usar no seu empreendimento e garanta um formato que se adeque à sua necessidade.

Os custos fixos são aqueles que possuem os mesmos valores todos os meses. Alguns exemplos são: aluguel, condomínio e internet. Por outro lado, os custos variáveis não possuem o mesmo valor mensalmente, dependendo assim da quantidade de uso ou produtividade. Outros exemplos são: energia elétrica, água, comissão de vendas, matéria prima e custos com logística e entrega.

Registro da receita

Depois de calcular os custos do ano e separá-los em fixos e variáveis, é hora de estimar a receita da empresa no ano. Separar o faturamento em meses é uma boa estratégia. Caso seja um planejamento pessoal, utilize o salário, férias, 13º, eventuais bônus, aluguéis e quaisquer recursos previstos. Não sabe como fazer o cálculo de todas as suas despesas? Consulte nossa equipe e realize uma análise de custos personalizada conosco.

banner de material grátis

Acompanhamento

Agora, após o levantamento dos custos e o levantamento da receita, é necessário fazer um acompanhamento semanal ou mensal das movimentações do caixa. Adiante, comparar com as estimativas que foram feitas no começo do processo. Caso o real esteja muito destoante do planejado, é necessário sentar e repensar o que foi feito até agora. Assim, realize ajustes e melhore as previsões para os próximos meses. Você também pode se inspirar nas soluções tomadas pelas empresas na época da pandemia — leia mais e entenda o que o futuro espera do seu negócio.

Reserva de emergência

Caso esteja nos planos da empresa um grande investimento para o futuro, é importante adicionar esse tópico no planejamento financeiro. Separe uma certa quantia por mês para chegar a esse valor desejado. Além disso, é necessário estabelecer uma reserva de emergência para não sofrer com grandes oscilações de gastos que podem acontecer.

É importante conseguir sobressair a possíveis emergências que ocasionalmente podem acontecer. A quantidade ideal para ter uma segurança total em uma reserva de emergência é o equivalente a seis meses de faturamento/salário.

Análises

Assim, após determinar custos, receitas e reserva de emergência, há uma visão panorâmica da situação empresarial e gastos passíveis de corte sem danos significativos.

Somado a isso, é possível evitar problemas de sazonalidade nos negócios. Uma boa organização da receita irá mostrar os meses em que as vendas não são tão boas comparadas aos outros períodos. Porém, também indicará aqueles momentos que se sobressaem em comparação aos outros. Por isso, é possível utilizar desses meses muito positivos para não sofrer com as épocas no vermelho.

Planejamento Estratégico

Por último, com um Planejamento Estratégico financeiro de um ano completo, é possível entender como estão as finanças da empresa como um todo. Assim, se estabelecem metas para os próximos anos. Ao comparar períodos diferentes, cresce a motivação para melhorar as finanças empresarias, evitando gastos desnecessários. 

Além disso, traçar metas ajuda para um maior alinhamento da empresa como um todo. Principalmente em relação aos funcionários, eles saberão o que é esperado de cada um deles e onde devem chegar como grupo.  Assim, a empresa encontra uma maior estabilidade durante os meses, além de formar uma equipe mais sólida e alinhada.

imagem de um cofrinho de dinheiro

Ficou interessado em saber mais? Fale agora mesmo com um de nossos consultores, e a Líder Jr. te mostrará como facilitar e melhorar o controle e a organização financeira do seu negócio.

Inicie seu projeto personalizado com a Líder Jr.
Agende um diagnóstico gratuito.

Veja mais

Dias :
Horas :
Minutos