Espaço 2020: como definiram seus preços com um custeio

Leitura: 3 minutos

Sobre o Espaço 2020 – Diversidade & Harmonia

O Espaço 2020 Diversidade & Harmonia é uma cafeteria que será localizada em Batatais, no interior do estado de São Paulo, e oferecerá opções de cafés e acompanhamentos, como pães e bolos. 

A cliente entrou em contato com a Líder Jr. para definir o preço de venda de 14 produtos. Dentre os quais estão os pães e cafés que serão oferecidos na cafeteria. De modo que, o preço seja capaz de cobrir todos os custos, as despesas e a margem de lucro desejada.

O Desafio

Antes de tudo, o custeio é o serviço capaz de apurar todos os custos de um produto com o objetivo de embasar decisões estratégicas a partir da obtenção de informações. Por exemplo, a porcentagem de despesas em relação ao faturamento, valor que será usado para o cálculo do preço de venda do produto a partir do mark-up.

O mark-up é um índice que se multiplicado pelo custo unitário, ou seja, ao valor gasto para produzir determinado produto, chega a um preço de venda que cobre as despesas e a margem de lucro desejada.

 Desenvolvimento

O projeto para a cafeteria, Espaço 2020 Diversidade e Harmonia, teve duração de 10 semanas e contou com uma equipe de três pessoas.

Ademais, durante o desenvolvimento do projeto, a equipe realizou reuniões de alinhamento com a cliente para obter informações sobre a produção e validar entregas parciais. 

Por fim, a entrega final contou com a apresentação de uma planilha com o preço de venda dos produtos. A planilha continha informações do custo e do preço de venda ideal de cada produto, levando em consideração o porte da cafeteria e o preço do mercado. Assim como, da quantidade de venda necessária para reduzir a porcentagem de despesas e aumentar a margem de lucro.

Além disso, a equipe realizou a simulação de três cenários levando em consideração o aumento da demanda com o passar do tempo.

Como o custeio foi realizado?

Espaço 2020 e papel

 Para a execução do custeio, foram coletadas diversas informações como ingredientes, informações relativas ao processo produtivo, aluguel, impostos, dentre outras. Os gastos foram então classificados em custo fixo direto, custo fixo indireto, custo variável direto, custo variável indireto e despesas fixas ou variáveis. Os custos são os gastos relativos à produção do produto, como ingredientes. Enquanto, as despesas são os gastos relativos à manutenção da empresa, como impostos.

O método de custeio escolhido foi o custeio por absorção porque considera todos os custos nos seus cálculos. Esse método exige que seja feito o rateio de custos fixos indiretos, ou seja, a divisão proporcional dos custos que não podem ser associados diretamente ao produto. Por exemplo: depreciação dos materiais. 

A equipe elaborou uma planilha automatizada com os cálculos necessários para a obtenção do preço de venda dos produtos. Assim como, uma análise da quantidade de venda ideal para reduzir a porcentagem das despesas e aumentar a margem lucro.

De modo que, se as informações de preço dos ingredientes e demais custos ou despesas forem alteradas, um novo preço é gerado e o mesmo acontece caso a quantidade de vendas média mensal for alterada na planilha.

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Espaço 2020 e papel
  • Conceitos de contabilidade

Foram necessários conhecimentos na área de contabilidade para classificar os gastos da cafeteria em custos e despesas.

Ademais, a aplicação das fórmulas necessárias na ferramenta utilizada (Excel) para realizar os cálculos e obter as informações necessárias.

  • Excel

Foi necessária a automatização da planilha para facilitar o acesso do cliente às informações. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.