Descubra com a RPS Calderaria alimentou seu lucro em poucos meses

Tempo de leitura: 3 minutos

A RPS Caldeiraria e o Desafio

A RPS Caldeiraria, localizada em Sorocaba (SP), é uma empresa que oferece serviços de caldeiraria personalizados e de desenvolvimento de peças ou equipamentos metálicos.

A empresa entrou em contato conosco para definir o preço dos carretéis 420 Kg (com e sem chapa) levando em consideração a sazonalidade das vendas. 

O Desafio

O custeio atribui preços a produtos com o objetivo de embasar decisões estratégicas a partir da obtenção de informações como a margem de lucro do produto e o índice de contribuição do produto.

Taxa que revela qual a porcentagem da receita está sendo utilizada para pagar os custos fixos da empresa, ou seja, os custos que não variam conforme a quantidade produzida, por exemplo: aluguel.

Assim, há diversos métodos de custeio e a utilização de cada um depende das informações que o cliente deseja obter.

Leia mais em Custeio: saiba como precificar corretamente os produtos da sua empresa!

Desenvolvimento

O projeto teve duração de, aproximadamente, dois meses e contou com uma equipe de três pessoas.

RPS Caldeiraria

Durante o desenvolvimento do projeto, a equipe visitou a empresa para observar a produção de perto e realizou reuniões de alinhamento com o cliente para obter informações sobre a produção e validar entregas parciais.

Por fim, a entrega final contou com a apresentação de duas metodologias de custeio aplicada a produção do carretel 420 Kg. As quais dispunham de informações referentes ao valor ideal que deveria ser cobrado pelo produto.

Bem como, a margem de contribuição e as parcelas absorvidas dos custos diretos e indiretos pelo produto, conceitos bastante conhecidos em contabilidade.

Como o custeio foi realizado na RPS Caldeiraria?

RPS Caldeiraria

Dessa forma, para a execução do custeio, foram coletadas diversas informações, dentre elas, custos e despesas da empresa de determinado período que o cliente queria avaliar (informações disponibilizadas pelo cliente).

Então, as informações obtidas foram então classificadas em custos diretos ou indiretos ou despesas.

Assim, a equipe elaborou uma planilha com a classificação dos dados e os cálculos necessários para a obtenção das informações que o cliente desejava obter bem como informações sobre o preço a partir do qual teria lucro.

Além disso, a planilha elaborada poderá ser atualizada mensalmente em uma aba que o cliente pode atualizar seus os custos e despesas.

Conhecimentos utilizados nesse projeto

  • Conceitos de contabilidade

Foram necessários conhecimentos na área de contabilidade para classificar os custos e despesas do cliente.

Bem como para aplicar as fórmulas necessárias na ferramenta utilizada (Excel) para obter as informações desejadas.

RPS Caldeiraria
  • Excel

Foi necessária a automatização da planilha para facilitar o acesso do cliente às informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.