Qual o segredo das startups de sucesso no Brasil e no mundo?

tempo de leitura: 6 minutos

Foram abertas mais de 4 milhões de empresas no Brasil em 2021 de acordo com o Ministério da Economia. No mesmo ano existiam 14.065 startups. Mas afinal, porque o termo startup se popularizou tanto nos últimos tempos? O que realmente significa e qual o segredo do sucesso daquelas que conseguem alavancar no mercado?

equipe trabalhando em uma mesa

O que é uma startup?

A palavra de origem inglesa significa pela tradução literal “comece”. Porém, no contexto que existe hoje ela representa muito mais.

Hoje, startups representam empresas com base tecnológica que possuem algo novo para mostrar ao mercado. Elas não têm geralmente um Plano de Negócios bem definido.

Porém, elas se mantêm com custos muito menores que empresas mais bem estabelecidas no mercado e conseguem crescer em níveis muito grandes. Elas querem se tornar uma empresa com modelo de negócios repetível e escalável.

Ramos

Por mais que seja possível englobar todas as startups em um nome só, é importante que você saiba que elas são extremamente diferentes entre si. Hoje há 6 segmentos que estão em alta, são eles:

  1. Fintechs: associadas ao ramo financeiro, exemplos: Nubank e Contabilizei
  2. Biotechs: associadas à biotecnologia e recebem muitos incentivos fiscais em sua maioria, exemplos: Biofusion e SynBio
  3. Lawtechs: soluções tecnológicas associadas ao sistema jurídico, exemplos: Sigalei e LegalZoom
  4. Agtechs: associadas ao ramo da agricultura, exemplos: Webgados e AgCode
  5. Edtechs: associadas à educação, exemplo: Descomplica e App Prova
  6. Indtechs: associadas a como criar indústrias inteligentes, exemplo: Forsee

Porém, independentemente de seu ramo, há passos imprescindíveis para a criação de uma startup!

Como ter sua startup estratégica e focada em resultados?

blocos formando palavras
Seja inovador

Não basta querer criar uma startup e trabalhar para que ela cresça. Esse ramo é cheio de incertezas e por isso é preciso ter uma ideia inovadora e chamativa no mercado.

Além disso, as pessoas do ramo vão aderir à sua ideia? Existe um público para o que você quer vender? Existem profissionais que aceitariam trabalhar com você? E principalmente, como sua startup vai se destacar em um mercado dominado por monopólios?

Quer entender a viabilidade do seu negócio? Clique aqui!

Estruture sua ideia

Como você vai levar sua ideia inovadora ao mercado se ainda não possui uma ideia geral sobre a sua startup?

Por isso, é muito importante utilizar ferramentas para construir sua empresa nesse momento. Uma delas é o Business Model Canva que tem como objetivo validar hipóteses e ter uma visão ampla da empresa.

O mais relevante dela é que ela permite fazer análises mais profundas sobre os problemas que o mercado apresenta e como sua empresa pode ser a solução para isso.

A ferramenta se divide em sete blocos: atividades chave, recursos chave, preposições de valor, relacionamento, canais, estrutura de custos e fontes de receita. Nela é necessário reflexões de quem está a utilizando para realmente entender quais serão os focos iniciais mais importantes.

Teste

Quando pensamos em algo novo, é essencial validar com o mercado com o menor custo.

Crie um “rascunho” de sua startup dos sonhos, ou seja, um protótipo dela que seja algo mais simples para analisar se há clientes no mercado e validar suas hipóteses sobre tamanho do mercado, características do produto e tudo que quiser saber para começar seu negócio.

Planejamento Estratégico

Agora que você já tem sua ideia estruturada, precisa pensar qual o propósito da sua empresa, quais valores serão pregados? Isso determinará como seus funcionários irão trabalhar e como todas as ações da empresa vão impactar as pessoas. É preciso pensar muito bem na criação da missão, visão e valores de sua startup.

Cultura organizacional é algo que vem sendo muito maior ao longo do tempo. Afinal, após a pandemia, vem acontecendo muitas demissões voluntárias de funcionários que não encontram mais valor em seu trabalho na empresa. Muitos não enxergam propósito na corporação e se demitem para conseguir um emprego que agregue mais em sua vida.

Além da estrutura, precisa saber quais são suas ambições. Há muitas metodologias para que startups sejam estratégicas e com crescimentos altos.

Um dos principais métodos e mais populares é o sistema de OKRs que trabalha com metas a longo e curto prazo, ou seja, é muito eficaz para saber onde você quer que sua empresa chegue com metas e a partir disso faz um escalonamento dessas para criar melhores planos de ação e ter um acompanhamento mais prático.

Startups de sucesso

planilha de precificação

Um dos maiores cases de sucesso que existe no mercado brasileiro de startups com certeza é a NuBank, criada em 2013 sendo uma fintech.

Vendo um grande problema em todo o sistema bancário no país, enxergaram uma solução que ninguém antes pensou em fazer. Acabar com a burocracia e simplificar a vida financeira da população. Uma ideia na teoria simples, mas que só foi possível com incentivos fiscais internacionais.

Um ponto importante quando falamos de startups gigantes é que em sua grande maioria houve incentivos fiscais e investidores para que seu crescimento acontecesse em grande escala.

Qual o diferencial da Nubank?

Por que agora com outros bancos digitais no mercado, a Nubank continua sendo a mais conhecida? Simples! Pioneirismo.

Por isso é importante falar em inovação quando falamos em startups. Além de ser um produto que possui muita procura no mercado, a empresa se faz presente com os clientes.

Afinal, o que mais o consumidor quer do que um prestador de serviços eficiente e disponível? O marketing e a identidade visual da Nubank é algo inspirador, tanto que uma camiseta roxa já faz muitas pessoas associarem à marca.

Faça você!

Apesar de muitas informações, esse texto é bem enxuto pensando na complexidade das startups. Cada uma tem sua peculiaridade. Startups são o futuro do mundo. O que falta para você começar a sua?

Pensando em toda a complexidade, a Líder Jr. possui o serviço Planejamento Estratégico voltado para estruturar a missão, visão e valores da empresa, além de construir metas ambiciosas e reais para seu crescimento e ajudar a construir planos de ação que façam sentido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.