5 Etapas para construir uma Empresa Estratégica

Você estudou durante anos no colégio. Decidiu qual seria a área da sua carreira profissional. Adentrou no ensino superior. Se graduou e escolheu atuar com o que é apaixonado. Fez da sua profissão sua vida. Assim, todo mundo que deseja causar impacto no mundo e ter sucesso financeiro eventualmente se enxerga na situação de investir no seu próprio negócio. Com você não foi diferente: juntou tudo que foi possível e até realizou um empréstimo para iniciar sua nova jornada. Por isso, é muito importante conhecer as etapas para construir uma empresa.

Porém, o que nem todo mundo se dá conta é que esse momento é crucial para o sucesso do seu novo empreendimento. É necessário um desenvolvimento coerente do projeto do seu business. Segundo dados do IBGE revelados pela matéria do OSP Assessoria Contábil, uma das principais causas para pequenos negócios fecharem nos primeiros anos de existência é a falta de planejamento.

Dessa forma, elencamos 5 etapas para construir uma empresa de sucesso:

1. Análise de Mercado

Antes de mergulhar no mar, faz sentido entender quem são os peixes e quem são os tubarões. Assim, é razoável que você busque saber mais sobre seus futuros concorrentes. Estudar o consumidor quanto sua demografia e dinâmica. Avaliar possíveis fornecedores. Verificar o crescimento do mercado em questão, entre outros. Essa etapa para construir uma empresa muitas vezes não possui um roteiro em específico. Você que delimitará quais são os principais aspectos desse mercado, para então buscar informações relevantes e cruzá-las. Assim será possível se contextualizar e, futuramente, tomar decisões melhor fundamentadas.

Pessoa no fundo do mar para representar a comparação do mergulho relacionado as etapas para construir uma empresa

2. Análise Estratégica

É interessante que você reconheça quais são as vantagens e desvantagens da sua ideia de negócio. Assim, nessa etapa para construir sua empresa, você compreenderá melhor como será a dinâmica dentro do contexto competitivo. Além disso, existem várias formas e ferramentas de fazer essa introspecção. Por exemplo, a análise SWOT. Ao realizar a análise SWOT, você terá bastante direcionado como você afeta o mercado e como ele pode te afetar. Ainda, os dados gerados nesse passo serão fundamentais para os próximos.

3. Plano de Marketing

Até esse momento você alinhou os pontos mais fundamentais para seu negócio funcionar e prosperar, e pode parecer que pouco foi produzido. Essa sensação se deve ao fato de que muito do que você estruturou é intangível e teórico. Porém, essa etapa mostrará a importância de ter buscado entender quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Além disso, busca entender sobre o mercado que você entrará. Comumente é o estágio mais empolgante durante esse processo pois trará vários elementos tangíveis, articulando a criatividade. Por fim, terá uma visão mais clara sobre a perspectiva do seu business.

Agora, você buscará definir como sua empresa transmitirá sua imagem e o que é necessário para construí-la. O plano de marketing é uma etapa na construção da sua empresa muito importante e muito ampla também. Dessa forma, você definirá aspectos mais básicos do marketing como identidade visual e os 4P’s. Aspectos concretos desdobrados dos 4P’s como possíveis localizações físicas para a instalação do seu negócio. E aspectos estratégicos como a definição de canais de prospecção e elaboração das campanhas, bem como a linguagem adotada, planos de ação para os objetivos do plano, métricas e metas para expor o desempenho da execução.

4. Plano Operacional e Equipe de Gestão

Se no começo você fez uma análise horizontal do seu negócio, essa etapa para construir sua empresa você vai verticalizar ainda mais o mergulho na estrutura iniciado no Plano de Marketing. 

Assim, aqui você construirá quais serão os processos a serem seguidos na execução do serviço de acordo com cada operador, delimitando a função de cada um deles. É importante que tudo seja definido. Desde a compra de insumos até a entrega da mercadoria. No caso de se tratar da prestação de serviços, será necessário também definir como funcionarão os pormenores da execução. Isso porque nessa etapa você calculará a produtividade segundo equipamentos instalados e eficiência de insumos. Estimando o tempo necessário para cada tarefa.

Ao fim, você saberá qual é sua capacidade produtiva. Ainda, você pode usar ferramentas de mapeamento de processos para construir fluxogramas dando uma ideia mais visual das atividades, como o SIPOC e HEFLO. Além disso, nesse estágio faz sentido também que você defina o organograma empresarial para o claro entendimento das tarefas na rotina do seu negócio. Cabendo aqui delimitar sua Work Breakdown Structure (WBS).

5. Plano Financeiro

O último passo antes de você executar esse plano que vem arquitetando, é fazer a análise financeira do investimento. Isto é, buscar no mercado valores de equipamentos, insumos, mão de obra, e demais recursos que serão necessários para tornar realidade o seu negócio. Além disso, essa etapa para construir a sua empresa é importante para você definir o capital de giro necessário para manter suas operações. Por fim, você também deve definir diversos cenários para se prevenir e não entrar para a estatística como uma empresa que fechou nos seus primeiros 5 anos e se tornar uma empresa competitiva.

Observe que abrir um negócio não é o produto simples de uma boa ideia, do brilho do empreendedor e de uma boa oportunidade. Esses 5 passos para construir uma empresa imputam em muito trabalho e estudo. Afinal, o sucesso pertence àqueles que se preparam  utilizando métodos para identificar oportunidades e quantificar investimento e retorno, e, certamente, essa jornada de estruturação do seu negócio não será da noite para o dia como muito é fantasiado.

Se inspirou nessa matéria, tem uma ideia incrível e sonha em torná-la realidade, mas não se sente confiante para fazê-lo sozinho? Confira nosso serviço de Plano de Negócios em que destrinchamos melhor sobre as etapas para construir uma empresa! Tornamos sonhos na realidade mais coerente e sustentável para seu negócio. 

Conheça também nossos cases e o que nossos clientes dizem sobre nós: https://liderjr.com/blog/charcutarias-uso-do-plano-de-marketing-para-vender-para-os-clientes-certos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.