Inovar é a única maneira de se manter competitivo no mercado, mas de onde vem essa inovação? Ela precisa ser revolucionária? As respostas são bem simples: inovar é pensar em um problema e em uma possível solução. E como empresas estão cercadas de problemas todos os dias, o kaízen se torna uma forma de solucioná-los.
Porém, nem sempre a solução desses problemas é algo tão óbvio. Logo, quando solucionado, é um grande avanço para essas empresas, sendo considerado uma mudança quase que revolucionária.
Quer saber como inovar na sua empresa durante o contexto atual? Leia mais em Crise econômica: como inovar e vender mais?
Mas quem são as pessoas das empresas que percebem esses problemas?
E a resposta também é simples: todos aqueles que fazem parte da empresa.
Nenhuma empresa é perfeita. Sempre existirão problemas.
O grande gatilho é perceber que eles existem e precisão ser solucionados. Problemas estes que, muitas vezes, têm grande impacto na produtividade mas não são observados pela gerência.
Entender os problemas, é a primeira etapa para conseguir solucioná-los, mas só é possível ter compreensão sobre os mesmo, quando se tem uma visão geral de como e onde eles acontecem.
Para isso é necessária uma cultura em que incentive seus membros a solucionar problemas, assim como identificá-los.
O que é Kaízen?
Kaízen é a metodologia que tem como função identificar problemas, assim como buscar a sua solução.
O kaízen é uma das práticas de melhoria contínua, onde é instaurado uma filosofia dentro da organização para que justamente os funcionários tenham essa visão mais crítica sobre os problemas relacionados a sua área de atuação, sendo possível identificar os problemas e mapeá-los de uma maneira estratégica a fim de resolvê-los.
Mas como implementar o Kaízen em minha empresa?
É muito difícil implementar uma cultura organizacional em uma empresa. Ainda mais, uma filosofia que precisa ser constante para seu funcionamento.
Para isso separamos alguns pensamentos que são interessantes para entender o kaízen e torná-lo mais fácil para todos.
Quer ajuda para entender os problemas da sua empresa?
Learning from mistakes
Erros e falhas são recorrentes em todos os processos produtivos, podendo ser até erros mais comuns ou mais esporádicos.
Entenda um pouco mais sobre processo produtivo e como otimizar o da sua empresa em O mapeamento de processos e sua necessidade!
Porém, não podemos ignorar nenhum dos dois e sim, identificar onde, como e por que acontecem, para que enfim, conseguirmos pensar em formas de solucioná-los.
Learning by doing
A forma mais fácil de entender essa frase é: aprender fazendo.
Ou seja, sempre que houver alguma dificuldade a ser enfrentada, é necessário uma discussão e um plano de ação para tentar resolvê-la.
Assim, mesmo que não resolva na primeira tentativa, a tentativa continua sendo válida, já que está guiada pelo propósito de resolver aquele problema.
Tornar visível o erro para todos
Uma das culturas mais necessárias para o bom funcionamento de kaízen é a transparência.
Com ela, é possível identificar os erros de todas as partes da organização. Logo, o erro se torna da organização e não somente de uma área especifica, virando uma responsabilidade de todos, solucionar o problema.
Incentivar discussões
Todos os funcionários são passíveis de encontrar uma solução para o problema.
Às vezes, uma ideia brilhante se origina das fontes menos inesperadas e para isso os funcionários não podem ter medo de arriscar, muito pelo contrário, tem que ser incentivados a arriscar, ganhando até mesmo recompensas.
Dessa forma, todas as discussões precisam ser guiadas em solucionar os problemas e para isso, é necessário que algumas perguntas sejam respondidas para que a sugestão seja incisiva.
- O que queremos melhorar?
- Como saber se melhorou?
- Quais ações podemos tomar?
São alguns exemplos de perguntas que tem de ser resolvidas.
Por fim gostaríamos de apresentar mais uma ferramenta para garantir a melhoria de seus processos produtivos.
O ciclo PDCA ajudando o Kaízen
A ferramenta é o ciclo PDCA e está totalmente ligada a filosofia que prega o kaizen. O PDCA é uma abreviação para 4 palavras:
- Plan: Se baseia em planejar as melhorias antes da aplicação, para que exista uma espécie de estratégia para a ação que será realizada, a fim de garantir sua eficiência;
- Do: É a parte onde acontece a aplicação daquilo que foi planejado, é umas das principais etapas onde serão observados a efetividade do que foi planejado;
- Check: Com a implementação surgiram erros, logo é necessário mapear esses erros e pensar em planos de ação afim de solucioná-los;
- Act: Arrumar os erros que surgiram com a sugestão propostas.
Dessa forma, a ferramenta se chama ciclo PDCA, justamente pela forma que funciona, é um ciclo logo não tem fim. A qualidade sempre pode ser melhorada, então é possível aplicar esse ciclo “n” vezes até que se chegue na qualidade desejada.