Sustentabilidade Empresarial: como ser beneficiado

Ser sustentável faz parte do empreendedorismo responsável
Ser sustentável faz parte do empreendedorismo responsável
Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, as grandes empresas prezam pela obtenção da sustentabilidade empresarial. Dessa forma, elas estão cada vez mais se atualizando para obter um bom planejamento a fim de conquistar o desenvolvimento sustentável e expandir suas marcas.

O que é sustentabilidade empresarial?

Sustentabilidade empresarial são ações tomadas que visam o desenvolvimento sustentável da sociedade, aplicadas ao processo produtivo de uma empresa.

Importância da sustentabilidade empresarial

Para consumidores

Alguns comportamentos executados pela companhia podem refletir diretamente no andamento do negócio. No âmbito das vendas, cada vez mais consumidores buscam empresas coerentes com a sustentabilidade. Segundo um estudo feito pela Nielsen, 73% dos millennials (pessoas que têm hoje, entre 18 e 35 anos) pagariam mais por soluções ou produtos sustentáveis.

Para investidores

A preocupação com o futuro do planeta foi consolidada pela ONU com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Assim, para atingir essas metas, as empresas tem um papel fundamental para construção de uma sociedade ambientalmente correta.

 Desse modo, isso já está acontecendo: um exemplo foi a Unilever, que desenvolveu um Plano Sustentável, cujo intuito era atrelar o propósito com suas marcas. Essa estratégia resultou, em 2016, um crescimento 50 % mais rápido e responderam a 60% do crescimento total. Nesse âmbito, as empresas conseguem vincular crescimento econômico e prosperidade ambiental.

Além desses fatores, na visão do investidor é essencial que a empresa siga alguns parâmetros de sustentabilidade. Um deles é o ESG que é uma métrica que avalia fatores ambientais, sociais e de governança. Ou seja, caso a empresa ou a indústria não se adeque a esses critérios, ela perderá investimento. Pois, pioraria sua imagem institucional o que abaixaria a demanda de ações (para empresas de capital aberto).

Para reforçar essa importância de possuir sustentabilidade empresarial, a Bovespa criou o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) que é uma importante ferramenta para esclarecer aos investidores a realidade da empresa a despeito dessas práticas.

Desse modo, para ocorrer o crescimento exponencial da empresa ela deve ter um investimento ideal, o que só ocorrerá se seguir tais práticas de sustentabilidade.

Para o processo produtivo

A importância da sustentabilidade para o processo produtivo
A importância da sustentabilidade para o processo produtivo

Para ocorrer melhoras é preciso que sua empresa ou indústria possua amplo conhecimento do processo produtivo. Isso geralmente acontece. No entanto, ainda existe dificuldade na otimização dele.

Às vezes, ainda existe a necessidade de um investimento para obter a sustentabilidade empresarial, e algumas empresas desistem pois não conseguem medir o real custo benefício do investimento. Assim, essa é a oportunidade que grandes companhias estão adotando. Diante disso, voltando ainda no exemplo da Unilever, ela conseguiu reduzir os custos em 600 milhões de euros com energia, desde 2018.

Para identificar as oportunidades dentro do processo, primeiro deve-se entende-lo. Por conseguinte, é necessário um mapeamento correto para que possam ser tomadas decisões.

Deseja fazer um mapeamento de seu processo?

Nesse âmbito, envolvendo a sustentabilidade empresarial é, de todo modo, essencial a realização de algumas atividades. Entre elas: revisão da utilização de energia, ou seja, busca de novas fontes ecossustentáveis, ou então a procura de estratégias para a diminuição.

Também, para se obter uma empresa sustentável , cabe destacar a utilização da logística reversa, que é essencial para se obter vantagem competitiva, gestão de qualidade, reduzir custos e gerar receita. Dessa maneira, a Bridgestone tritura os pneus recolhidos e os fragmentos são utilizados para combustível alternativo, blocos em substituição da brita, confecção de pisos e calçados.

Outra atitude, principalmente para indústrias, é a reutilização da água. Esse é um processo otimizado que poupa recursos, diminuiu o tempo do processo, e diminui substancialmente o custo de produção.

Além desses exemplos com alguns insights, que seriam: parceria com alguma empresa de reciclagem e parceria de com algum aplicativo de compra e venda de produtos recicláveis.

Para um branding de sustentabilidade

Com a sustentabilidade empresarial correta é possível aumentar muito o alcance da marca. Desse modo, o valor bruto aumenta já que possui características ecológicas, tais que hoje são muito requisitadas.

Além disso é possível atuar com estratégias de marketing a respeito do grau ecológico que o produto ou a empresa tenha. No entanto, tem que se tomar cuidado para não fazer greenwashing, que seria enganar consumidores ou causar dano a imagem caso tenha inverdades. Para que isso não ocorra, a empresa deve garantir seus produtos e processos com as certificações ambientais devidas. Logo, algumas dessas são PROCEL, LEED, AQUA-HQ, FSC, ISO 14000 e IBD.

Para os colaboradores

Por outro lado, se o colaborador faz parte de projetos que possuem características sustentável, ele se sentira mais motivado pois eles beneficiam a sociedade como um todo. Logo, é importante levar em conta já que essas atitudes sustentáveis da empresa repercute diretamente na vida do colaborador.

Diante disso, é claro que é essencial focar no cliente em relação as estratégias, no entanto não pode se esquecer de promover um bom ambiente para que o trabalho fique prazeroso e estimule o rendimento dos colaboradores. E uma forma de isso acontecer é com a sustentabilidade empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *